Pintor Imobiliário

Situação-problema 3:
  Preparação do ambiente antes, durante e após a pintura

Representação ilustrativa de um homem pintando uma parede com um cabo extensor e um rolo. Ao seu lado, um balde de tinta.

Situação-problema 3:
  Preparação do ambiente antes, durante e após a pintura

Role para baixo

Apresentação

Nesta situação-problema, você conhecerá os principais pontos de atenção que deve ter antes, durante e após finalizar o trabalho de pintura.

Ao final, esperamos que você seja capaz de:

  • Organizar o ambiente a ser pintado, protegendo as superfícies e objetos;
  • Apoiar o cliente na escolha de cores da pintura;
  • Identificar materiais ecológicos e realizar o descarte correto de resíduos;
  • Atuar profissionalmente de acordo com as normas e orientações de segurança.

Situação-problema: Contextualização

Para começar, conheça os desafios que você precisará solucionar nessa situação-problema.

Imagine que você irá realizar um trabalho de pintura em um apartamento. Conheça os detalhes sobre esse trabalho:

Ilustração de um homem usando boné e segurando um rolo de pintura

Você foi chamado para realizar a pintura de duas salas de um apartamento: a sala de jantar e a sala de estar. Cada ambiente com uma cor diferente.

Essas salas estão com móveis, objetos decorativos, alguns quadros e um grande lustre pendente no teto.

Ilustração de uma sala. Há um sofá encostado na parede, dois quadros pendurados e um lustre.

O cliente pediu um cuidado especial com os objetos, pois alguns deles são herança de família.

Ilustração de um porta-retrato. Na foto, uma figura masculina e outra feminina.

Ícone ilustrado de um par luvas de proteção.

Você deve ter muito cuidado ao manipular os objetos. Sua atenção e cuidado farão toda a diferença para garantir a satisfação deste cliente.

Desafios

Diante desta situação, você precisará realizar 3 desafios. Clique nas abas a seguir para conhecer os detalhes:

Ilustração de uma cordilheira; sobre a montanha que está em primeiro plano há uma bandeira laranja.

Nessa primeira etapa, você precisará definir suas ações para proteger e conservar os objetos, móveis e piso e o ambiente a ser pintado. O cliente deverá estar ciente dos locais onde cada objeto será colocado, para evitar futuros transtornos.

Antes de iniciar a pintura, você deve selecionar os equipamentos de segurança necessários. É fundamental ter em mente as ações e equipamentos que usará antes, durante e após o trabalho de pintura.

Após finalizar a pintura, desempacotar os objetos e limpar o ambiente, você precisará descartar de forma correta todos os materiais que restarem.

Nessa etapa, você precisará refletir sobre como fará o descarte de diferentes sobras de materiais.

A indicação de como realizar os desafios estará na página inicial do curso. Siga em frente e estude todo o conteúdo para solucioná-los.

Preparação do ambiente a ser pintado

O serviço de pintura é composto por atividades realizadas antes, durante e após a pintura. Vamos iniciar com as atividades que devem ser realizadas antes da pintura.

Assim que o cliente finalizar a negociação com você e definir o dia de início do trabalho, será necessário que você prepare o ambiente a ser pintado.

Além dos conhecimentos específicos de pintura, antes de iniciar a pintura em si é importante planejar o que será feito, organizar o ambiente e separar as ferramentas necessárias para realizar o serviço contratado.

Contato com o cliente

A prestação de serviços na área de pintura imobiliária envolve contato com o cliente em todas as fases, antes, durante e após a realização do trabalho. Existem fatores importantes que influenciam na negociação – como imagem, educação, forma de tratamento, postura e higiene.

Dentre eles, podemos citar como principais a postura e a higiene. Seguem algumas dicas essenciais:

Ilustração de um homem segurando um papel.

Se apresentar

Ilustração de um homem segurando uma brocha.

Estar com a barba feita

Ilustração de uma camiseta esticada verticalmente atrás de uma pilha de outras roupas dobradas.

Usar roupas limpas

Ilustração de um aperto de mãos.

Não misturar amizade com a relação profissional

Ilustração de uma garrafa de bebida ao lado de um copo.

Não estar cheirando a álcool nem a cigarros

Ilustração de duas pessoas, uma figura masculina e outra feminina, conversando. Sobre ambos há o símbolo de reticências dentro de um balão de fala.

Ter postura ao conversar

Ilustração de uma mão fazendo o sinal de negativo, com o polegar virado para baixo.

Evitar usar gírias

Ilustração de uma prancheta com um questionário parcialmente preenchido; um lápis simula o preenchimento.

Obter informações precisas sobre o serviço que será realizado

Ilustração de uma caderneta; um lápis simula a escrita nela.

Levar caderno e caneta para anotação

Ícone de um celular que fotografa uma paisagem. Ele é segurado por uma mão e é possível identificar que o flash está ligado.

Fotografar os ambientes que serão pintados

Ícone de três balões de fala posicionados um sobre o outro. No primeiro, há uma mão fazendo o sinal de positivo; no segundo, um coração; no terceiro, o símbolo de reticências.

Nunca esquecer de falar bom dia, com licença e obrigado

ATENÇÃO!

Sempre peça licença para fotografar a casa do cliente, dentro ou fora dela. Certifique-se de que pode colocar as fotos em redes sociais.

Planejamento da pintura e preparação do ambiente

Antes de iniciar cada trabalho, é importante pensar na forma mais adequada para a realização da pintura. Você deve observar todos os riscos do ambiente e das atividades a serem realizadas, antecipando possíveis problemas e oportunidades de melhorias no planejamento.

Planejamento da pintura e preparação do ambiente

As etapas de planejamento da pintura e preparação do ambiente a ser pintado são importantes, pois reduzem problemas com o cliente e com o projeto, além de te trazer maior satisfação ao realizar um trabalho com qualidade. Lembre-se que seu capricho e atenção fazem toda a diferença!

Organização do ambiente a ser pintado

Todo pintor deve ter a organização como princípio no trabalho. Basicamente, podemos considerar a organização a partir de dois fatores:

Ilustração de uma sequência de números, são eles: 1,2 e 3

 

Cumprimento de prazo

É o fator principal para que todas as outras atividades sejam bem executadas. Organizar bem o tempo é um diferencial.

Entregar o serviço no prazo agrega valor ao profissional, faz com que os clientes forneçam boas referências e indiquem seu trabalho para outros clientes.

Além disso, é essencial ter comprometimento com o trabalho. Por exemplo, sair de casa com antecedência, para evitar atrasos, e perguntar ao cliente qual o melhor horário para chegar.

Aparência do local de trabalho

Manter o ambiente de pintura organizado e limpo faz parte das atividades relacionadas à execução do trabalho.

Algumas práticas podem facilitar sua organização, como criar o hábito de deixar o ambiente preparado para trabalhar no dia seguinte. Você pode deixar a tinta diluída, as ferramentas lavadas e o piso protegido, por exemplo.

Além disso, é importante deixar o ambiente limpo, para evitar acúmulo de sujeira e manter uma boa aparência no espaço de trabalho.

 

Medidas importantes para sua organização:

Infográfico contendo a fotografia de um pintor segurando um rolo de pintura sujo com tinha azul, com parede azul ao fundo.
  • Trabalhar de forma adequada, a fim de obter recomendação pelos serviços prestados;
  • Manter boa aparência;
  • Dar assessoria ao cliente antes, durante e depois do trabalho;
  • Ter uma equipe alinhada e comprometida.

Ferramentas de preparação do ambiente

A maioria dos trabalhos de pintura não exige grande quantidade de ferramentas, por isso deve-se evitar a improvisação. É preciso estar atualizado com a área diante de tantas novidades – e esse é um dos objetivos desse curso.

As ferramentas são desenvolvidas para facilitar as atividades que você, como pintor profissional, deverá executar ao longo da sua rotina.

A partir disso, separamos algumas ferramentas essenciais:

Abridor de latas: abridor especial para as latas de tinta.

Fotografia de duas espátulas de metal sobrepostas

Espátula de aço: usada para retirar massas das latas e fazer reparos em pequenas trincas.

Fotografia de uma desempenadeira de aço

Desempenadeira de aço: utilizada para aplicação de massa corrida e massa acrílica.

Fotografia de uma pessoa segurando três trenas de diferentes metragens

Trena: para medir o espaço a ser trabalhado.

Fotografia de dois rolos de fita-crepe

Fita-crepe: para fazer embalagens e demarcar espaços a serem pintados.

Fotografia de uma bandeja plástica de pintura

Bandeja ou caçamba plástica: para colocar a tinta que será aplicada.

Fotografia de um rolo de plástico de proteção

Plástico: para proteger e embalar objetos.

Fotografia de uma pessoa forrando o chão com salva piso

Salva piso: para forrar o chão.

Fotografia de uma escada

Escada: para alcançar lugares altos como o teto, por exemplo.

Fotografia de um cabo extensor

Cabo extensor: para alcançar partes altas na pintura.

Fotografia de um rolo de lã

Rolos de lã: são indicados para cobrir superfícies ásperas ou com textura.

Fotografia de dois rolos de espuma posicionados um ao lado do outro

Rolos de espuma: para aplicação em superfícies lisas.

Fotografia de várias lixas descartáveis

Lixas: para uso em paredes, madeira e metal.

Fotografia de uma lixadeira elétrica

Lixadeira elétrica: facilita o lixamento, poupando tempo e força.

Fotografia de um taco de apoio para lixas

Taco de apoio para lixas: é ergonômico e melhora o nivelamento da superfície.

 

DICA!

Clique aqui para baixar esta lista de materiais e consultar sempre que precisar. Se preferir, você pode criar seu próprio checklist de materiais a cada novo projeto, para que não faltem equipamentos no decorrer do trabalho.

Cores

A teoria da cor engloba um conjunto de regras para a combinação de cores, a produção de cores e seus significados.

De acordo com SENAI-SP (2014):

A cor é um dos atributos mais eficientes, tanto na arquitetura como na decoração de interiores. Ela pode acentuar as formas dos móveis, separar ou ligar divisões, realçar ou disfarçar formas e elementos estruturais, transmitir luz e calor nas áreas mais escuras, assim como dar sensação de amplitude.

Antes de decorar uma parede com cores, é importante obter informações sobre o ambiente onde será feita a pintura.

Auxiliar a escolha do cliente por determinada cor e sua combinação fará de você um profissional diferenciado quando precisar opinar e esclarecer dúvidas.

Fotografia de uma mulher segurando uma paleta de cores e um homem segurando um rolo de tinta Fonte: Depositphotos

A seguir, você conhecerá algumas regras e informações importantes para o seu dia a dia como pintor profissional.

Classificação das cores

As cores podem ser classificadas em:

Cores primárias: são aquelas que servem de base para a criação de todas as outras cores.
Elas são chamadas de tons matizes, ou seja, cor pura. Não há necessidade de mistura para produzi-las.

As cores primárias são:

  • Amarelo
  • Vermelho
  • Azul
Ilustração de uma pirâmide dividida entre as três cores primárias: amarelo, azul e vermelho

Cores secundárias: são as cores obtidas por meio da mistura de duas cores primárias na mesma proporção.

As cores secundárias são:

  • Verde
  • Laranja
  • Roxo
Ilustração de um hexágono dividido entre as três cores primárias: amarelo, azul e vermelho; e as três cores secundárias: verde, laranja e roxo

Cores terciárias: são as cores obtidas por meio da mistura de duas cores – uma primária e uma secundária, na mesma proporção.

As cores secundárias são:

  • Amarelo alaranjado
  • Amarelo esverdeado
  • Azul esverdeado
  • Azul arroxeado
  • Vermelho arroxeado
  • Vermelho alaranjado
Ilustração de um hexágono dividido entre as três cores primárias: amarelo, azul e vermelho; e as três cores secundárias: verde, laranja e roxo. Ao redor dele, uma faixa circular contém as cores primárias, secundárias e terciárias: amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, vermelho alaranjado, vermelho arroxeado, azul arroxeado e azul esverdeado

Cores neutras

Ilustração de uma faixa circular contendo a gradação das cores neutras: preto, branco e cinza

Cores neutras partem da mistura da cor branca com a cor preta, resultando no cinza. A quantidade de preto e branco pode variar, criando tonalidades diferentes de cinza.

Ilustração de uma faixa circular contendo a gradação das cores neutras terrosas: marrom, bege, ocre

Podemos também classificar como cores neutras aquelas com tons terrosos, como marrom, ocre, camurça, palha, entre outros.

 

Cores pastel

Ilustração de uma faixa circular contendo as cores primárias, secundárias e terciárias em tons pastel

Cores em tons pastel são aquelas com grande adição da cor branca.

Geralmente são usadas para proporcionar uma sensação de calma e serenidade.

Propriedades das cores

​Para entender melhor as cores, podemos descrevê-las a partir de três propriedades:

Matiz

Matiz é a cor que servirá de base para a criação de todas as outras cores. Não é possível obter a cor matiz através de mistura de outras cores.

Ilustração de um quadrado preenchido com a cor vermelha. Abaixo dele há o texto: Matiz

Saturação

A saturação refere-se à intensidade, isto é, a quantidade de pigmento adicionado a uma cor. A saturação pode ser baixa ou alta.

Ilustração de um quadrado preenchido com a gradação da cor vermelha, no topo, até o branco, na base. Abaixo dele há o texto: Saturação

Brilho

Brilho é a indicação que uma cor pode variar com a adição de pigmento preto ou branco. Isto nos dá muitas opções, como o vermelho opaco profundo ou o rosa em um tom pastel.

Ilustração de um quadrado preenchido com a gradação da cor vermelha; no topo há a cor preta e na base há a cor branco. Abaixo dele há o texto: Brilho

Harmonia entre as cores

Para se ter uma harmonia entre as cores, é preciso combiná-las adequadamente. A combinação pode estar relacionada a duas ou mais cores, dependendo do objetivo do projeto.

O círculo cromático é uma ótima ferramenta para escolher a combinação entre as cores, que pode ser:

Monocromática

A monocromática é a combinação mais simples, porque utilizamos uma única cor em vários tons.

Use seu conhecimento de saturação e brilho para criar variações no tom.

A certeza que temos com esta técnica é que todas as cores combinam.

Fotografia de um ambiente interno com sofá e poltronas na cor verde. As paredes são na cor verde-claro Fonte: Unsplash

Complementar

Cores complementares são as cores opostas no círculo cromático.

Quando utilizadas, proporcionam contraste ao ambiente.

Por exemplo: azul e laranja, ou vermelho e verde.

Fotografia de uma sala de estar. As paredes são azul-escuro, há um sofá alaranjado, uma mesa de centro branca e um lustre. Ao fundo, uma planta e uma estante Fonte: Unsplash

Análoga ou adjacente

Cores análogas ou adjacentes são aquelas que são vizinhas no círculo cromático e formam combinações harmoniosas.

Por exemplo: vermelho e laranja, ou azul e verde.

Fotografia de um canto de uma sala. As paredes são amarelas com detalhes em laranja. Há um sofá de canto na cor vermelha e quadros com detalhes laranja pendurados nas paredes Fonte: Unsplash

Complementar dividida

As cores complementares divididas são as duas cores vizinhas à sua complementar no círculo cromático.

Isso gera o mesmo nível de contraste e mais opções de tons – criando, possivelmente, resultados mais interessantes.

Fotografia de uma sala de estar com as paredes verde-claro. Há diversas poltronas vermelhas, um quadro com moldura dourada, uma lareira em madeira, um janela com cortinas nos tons de branco e vermelho e um carpete azul. Fonte: Unsplash

Triádica

Com a triádica, um triângulo é formado no círculo cromático e as cores que estão em cada parte são usadas.

Essas combinações tendem a ser bastante impressionantes, principalmente quando são utilizadas cores primárias e secundárias – portanto, pense com cuidado antes de escolhê-las.

Fotografia de um quarto com um uma parede roxa. Há uma cama, uma cabeceira de parede, duas mesas de cabeceira verdes com detalhes em laranja, um lustre branco, um tapete cinza esverdeado e duas janelas. Fonte: Unsplash

Tetraédrica

A combinação tetraédrica forma um retângulo ou quadrado no círculo, por isso não usa um, mas dois pares de cores complementares. Esta fórmula funciona melhor se você deixar uma cor como dominante e as outras três como auxiliares.

Fotografia de três portas, uma ao lado da outra, nas cores azul, amarelo e roxo. Fonte: Unsplash

 

SAIBA MAIS!

Clique aqui para explorar modelos de combinações de cores e criar suas próprias paletas de cores.

Psicologia das cores

A escolha da cor envolve diversos fatores, como o gosto do cliente, o estilo da decoração, o ambiente e também a sensação que se quer transmitir.

A psicologia das cores é um estudo sobre como as cores influenciam o cérebro humano. Qualquer profissional que atua nas artes visuais deve conhecer um pouco sobre as sensações e representações das cores.

imagem de quatro rolos de pintura apoiados sobre o chão. Cada um está sujo de uma cor diferente (verde, vermelho, laranja e azul) e sobre uma faixa da respectiva cor.

A temperatura é a primeira sensação que a cor transmite. De forma abrangente, podemos dividir as cores em frias e quentes:

Fotografia de uma sala de estar. Há um sofá vermelho, um aparador em madeira, objetos de decoração (sobre ele e pendurados na parede), um aparelho de ar-condicionado e plantas. As paredes são laranja. Fonte: Unsplash

Cores quentes são cores vibrantes e alegres, que ficam entre o vermelho e o amarelo no círculo cromático.

 

Fotografia de um quarto. Há uma cama arrumada com lençol, colcha azul e almofadas, um listre, plantas penduradas na parede e na estante e quadros. As paredes são verde-claro. Fonte: Unsplash

Cores frias são cores estáticas e suaves, que ficam entre o azul e o violeta no círculo cromático. São associadas a tranquilidade, relaxamento, introspecção e seriedade.

 

A seguir, conheça o significado de cada cor de acordo com a psicologia das cores. Clique em cada ícone para mais detalhes:

Ícones de nove cabeças humanas. Cada uma delas é colorida com uma cor diferente: azul.
Ícones de nove cabeças humanas. Cada uma delas é colorida com uma cor diferente: roxo.
Ícones de nove cabeças humanas. Cada uma delas é colorida com uma cor diferente: vermelho.
Ícones de nove cabeças humanas. Cada uma delas é colorida com uma cor diferente: laranja.
Ícones de nove cabeças humanas. Cada uma delas é colorida com uma cor diferente: amarelo.
Ícones de nove cabeças humanas. Cada uma delas é colorida com uma cor diferente: verde.
Ícones de nove cabeças humanas. Cada uma delas é colorida com uma cor diferente: preto.
Ícones de nove cabeças humanas. Cada uma delas é colorida com uma cor diferente: branco.
Ícones de nove cabeças humanas. Cada uma delas é colorida com uma cor diferente: cinza.

Azul

A cor azul está associada à tranquilidade e à harmonia. A aplicação da cor azul é ideal para ambientes que exigem concentração, leitura, atividades relaxantes, tais como sala de estar, sala de leitura, escolas infantis, quarto de criança etc. Ela também está relacionada a tranquilidade, tradição, satisfação, simpatia, harmonia, amizade, confiança, eternidade, infinito, grandeza, frio, inteligência, concentração, funcional e passividade.

Violeta

A cor violeta é conhecida como a cor do poder, uma união entre a cor azul e o vermelho, em analogia ao homem e à mulher. Traz a ideia de extravagância e de delicadeza ao mesmo tempo. A aplicação da cor violeta é indicada para salas de tecnologia, ambientes com computadores, ambientes em que se exige o trabalho em grupo e a necessidade de criatividade.

Vermelho

O vermelho é classificado como uma cor quente, associada ao poder e à ambição. Precisa ser utilizada com cautela, para não criar um ambiente desconfortável ou estressante. É muito usada em ambientes que estão relacionados à gastronomia, como cozinhas, cantinas, restaurantes de comida rápida, entre outros.

Laranja

O laranja é classificado como uma cor quente. Está associada à energia e à coragem. Por ser uma cor vibrante, acaba estimulando pensamentos, comunicação e criatividade. É indicada para ambientes nos quais se necessita a reunião de grupos para criação ou socialização e bem-estar.

Amarelo

A cor amarela também é classificada como uma cor quente, associada ao sol. É uma cor que estimula a alegria; em ambientes pequenos, ajuda a criar a sensação de espaço maior e mais claro. Além disso, é bem aceita em refeitórios e cozinhas, por estimular o apetite neste tipo de ambiente.

Verde

O verde é uma cor que está associada à natureza, ao ambiente saudável e à vida. É muito utilizada em hospitais em tom pastel, com o intuito de proporcionar calma, tranquilidade e silêncio. O verde pode ser utilizado em locais com poucas aberturas de portas e janelas. Pode ser utilizada em locais de concentração e estudos.

Preto

A cor preta representa a ausência da luz e, por isso, ausência de todas as cores. É uma cor absorvente, ou seja, absorve e não reflete a luz. Por isso, é muito utilizada em estúdios de vídeos, cinema e fotografia, a fim de não chamar a atenção e manter o foco na imagem. Também é associada à nobreza, à elegância e ao poder.

Branco

A cor branca é oposta à cor preta, representando, portanto, a presença de todas as cores e a presença da luz. Está associada à pureza, limpeza, clareza e paz, e é utilizada nos ambientes para atrair essas propriedades, sobretudo em  cozinhas, banheiros, hospitais, consultórios, entre outros.

Cinza

A cor cinza proporciona equilíbrio entre as demais cores e, por isso, é chamada de cor coringa pelos arquitetos e decoradores. Costuma ser usada para dar uma sensação agradável e de acolhimento ao ambiente. Pode ser aplicada em salas de direção, coordenação e sala de reuniões, despertando a sensação de seriedade e importância. É preciso cautela no uso da cor cinza, principalmente em casos de pessoas com depressão.

Dicas de pintura

Em um ambiente, dependendo de qual parede é pintada, é possível gerar diferentes sensações em relação a profundidade, altura e tamanho do espaço.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas com exemplos que podem fazer toda a diferença quando pintamos um ambiente. Clique nas setas para conhecê-las.

Para ampliar o ambiente

Para criar uma sensação de amplitude de um ambiente, a dica é pintar o teto e paredes na cor branca ou pintar o teto de branco e as paredes em um tom pastel.

Ilustração de uma sala de estar retangular. É possível ver três paredes, o teto e uma janela. Na sala há um sofá, um tapete, uma tv e um quadro. As três paredes laterais e o teto são brancos

Para alongar o ambiente

Para criar a sensação de alongamento de um ambiente, o teto e o piso precisam ser de cores claras e as paredes precisam ser mais escuras, para destacar as linhas horizontais.

Ilustração de uma sala de estar retangular. É possível ver três paredes, o teto e uma janela. Na sala há um sofá, um tapete, uma tv e um quadro. As três paredes laterais estão pintadas de azul e o teto é branco

Para rebaixar o ambiente

Para criar a sensação de rebaixamento de um ambiente, o teto precisa ser pintado de uma cor mais escura do que as paredes. Geralmente, esta técnica é utilizada quando o ambiente possui a altura do pé-direito muito alta.

Ilustração de uma sala de estar retangular. É possível ver três paredes, o teto e uma janela. Na sala há um sofá, um tapete, uma tv e um quadro. As três paredes são brancas e o teto está pintado
								 de azul

Para estreitar o ambiente

Para criar o estreitamento de um ambiente, as paredes laterais precisam ser pintadas de uma cor mais escura, o teto precisa ser pintado de branco, e a cor do piso precisa ser clara.

Ilustração de uma sala de estar retangular. É possível ver três paredes, o teto e uma janela. Na sala há um sofá, um tapete, uma tv e um quadro. As paredes laterais, opostas uma à outra, estão pintadas de azul; o teto e a parede central são brancos

Para alargar o ambiente

Para criar uma sensação de alargamento de um ambiente, as paredes do fundo e o teto precisam ser pintados de uma cor mais escura, e as paredes laterais em um tom mais claro.

Ilustração de uma sala de estar retangular. É possível ver três paredes, o teto e uma janela. Na sala há um sofá, um tapete, uma tv e um quadro. As paredes laterais, opostas uma à outra, são brancas; o teto e a parede central estão pintados de azul

Para levantar o ambiente

Para criar a sensação de que as paredes são mais altas, o teto precisa ser pintado de uma cor mais clara do que a das paredes.

Ilustração de uma sala de estar retangular. É possível ver três paredes, o teto e uma janela. Na sala há um sofá, um tapete, uma tv e um quadro. As três paredes laterais estão pintadas de azul e o teto é branco

Para encurtar o ambiente

Para criar a sensação de aproximação das paredes, as paredes do fundo precisam ser pintadas de uma cor mais escura, e as paredes laterais em um tom mais claro.

Ilustração de uma sala de estar retangular. É possível ver três paredes, o teto e uma janela. Na sala há um sofá, um tapete, uma tv e um quadro. As paredes laterais, opostas uma à outra, e o teto são brancos; a parede central está pintada de azul

Para criar aconchego no ambiente

Para criar a sensação de aconchego no ambiente, as paredes e o teto precisam ser pintados de um tom mais escuro. Esta proposta trará uma sensação de proximidade e aconchego.

Ilustração de uma sala de estar retangular. É possível ver três paredes, o teto e uma janela. Na sala há um sofá, um tapete, uma tv e um quadro. As três paredes laterais e o teto estão pintados de azul.

 

Antes de decorar uma parede, é importante obter informações em relação ao ambiente a que ele vai se destinar.

Use essas dicas para auxiliar o cliente na escolha das cores, utilizando a psicologia para definir as cores principais e harmonizar pintura com mobiliário e objetos no ambiente. Ofereça dicas de como modificar a profundidade do ambiente e auxilie seu cliente a chegar no melhor resultado possível.

Segurança do trabalho

A área da construção civil é um setor que se destaca negativamente pelo alto índice de incidentes e acidentes com mortes. Por isso, é importante que você conheça e siga as normas regulamentadoras associadas ao serviço de pintura imobiliária – e utilize os equipamentos de proteção individual recomendados.

Causas de acidentes

Embora a pintura imobiliária seja um trabalho fundamental para a manutenção de qualquer imóvel, situações envolvendo quedas, irritações, queimaduras, problemas respiratórios, lesões,  incêndios, entre outras, ainda são comuns à profissão.

As causas mais frequentes de acidentes e incidentes são:

Infográfico contendo ilustrações e texto. As ilustrações mostram uma queda de uma escada, um escorregão e um tombo. Texto sobre imagem: Negligência: quando a pessoa deixa de tomar uma atitude que era esperada, sendo omissa; Imprudência: quando a pessoa faz algo sem o devido cuidado ou atenção; Imperícia: quando a pessoa erra por falta de técnica ou conhecimento.

Negligência: quando a pessoa deixa de tomar uma atitude que era esperada, sendo omissa.

Imprudência: quando a pessoa faz algo sem o devido cuidado ou atenção.

Infográfico contendo ilustrações e texto. As ilustrações mostram uma queda de uma escada, um escorregão e um tombo. Texto sobre imagem: Negligência: quando a pessoa deixa de tomar uma atitude que era esperada, sendo omissa; Imprudência: quando a pessoa faz algo sem o devido cuidado ou atenção; Imperícia: quando a pessoa erra por falta de técnica ou conhecimento.
Infográfico contendo ilustrações e texto. As ilustrações mostram uma queda de uma escada, um escorregão e um tombo. Texto sobre imagem: Negligência: quando a pessoa deixa de tomar uma atitude que era esperada, sendo omissa; Imprudência: quando a pessoa faz algo sem o devido cuidado ou atenção; Imperícia: quando a pessoa erra por falta de técnica ou conhecimento.

Imperícia: quando a pessoa erra por falta de técnica ou conhecimento.

Fotografia de um pintor com o corpo levemente inclinado para baixo, segurando uma bandeja com tinta vermelha com uma mão e um rolo de pintura com a outra mão. Ao seu lado esquerdo há um banquinho de madeira e ao lado direito há uma escada de metal. Em sua frente há uma garrafa de tinta vermelha e uma lata de tinta. Há um plástico protegendo o chão para o início da pintura.

Reflita

Você costuma ser uma pessoa imprudente, negligente ou imperita? Reflita sobre suas ações!

Conheça, a seguir, as situações que mais ocasionam acidentes e doenças durante o trabalho de pintura imobiliária:

Quedas

Trabalhos em altura e com escada podem ocasionar quedas do profissional. Também há casos em que a queda de objetos pode atingir o profissional, causando acidentes.

Manipulação de produtos

Inalação de pó e vapor, odor forte das tintas, manipulação de produtos químicos e solventes e exposição dos olhos a certos produtos são algumas situações que podem causar dermatoses, alergias e outras complicações para o profissional.

Choque elétrico

As soluções temporárias, ou famosas gambiarras, como ligar muitos equipamentos em uma extensão, uso de extensões muito longas, sacolas plásticas como isolantes, entre outras, podem causar acidentes na parte elétrica – e até mesmo a morte.

Falta de sinalização

A falta de sinalização e organização das ferramentas é uma situação que pode causar acidentes com quem trabalha e com as pessoas que transitam no ambiente de pintura.

Ações repetitivas

O uso de equipamentos por tempo prolongado ou ação repetitiva sem pausas para descanso podem ser situações que causam lesão por esforço repetitivo (LER) ou outros problemas físicos.

ATENÇÃO!

O uso de equipamentos incorretos pode causar lesões, amputações e até a morte. Além disso, equipamentos malcuidados ou vencidos trazem riscos a você, ao ambiente de trabalho e ao cliente.

Os riscos durante o trabalho de pintura são diversos, por isso você deve ter atenção e colocar sua segurança sempre em primeiro lugar.

Prevenção de doenças e acidentes de trabalho

Diversos problemas podem ser evitados por meio do planejamento inicial do trabalho e a preparação do ambiente. No entanto, durante o trabalho, você também deve ter atitudes preventivas para reduzir os riscos de incidentes ou acidentes graves.

A seguir, confira os principais cuidados que se deve ter quanto ao uso de EPIs, ergonomia e normas de segurança para atuação profissional.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Além de proteger sua saúde, os Equipamentos de Proteção Individual, ou EPIs, também têm a função de minimizar a gravidade em caso de acidente.

Os EPIs também são usados para garantir que você não seja exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer sua capacidade de trabalho e de vida, durante e após a fase ativa de trabalho.

Fotografia de um pintor utilizando máscara, luvas e óculos de proteção enquanto utiliza uma lixadeira Fonte: Depositphotos

Conheça os EPIs recomendados ao trabalho de pintura:

Óculos de segurança

Fotografia de um óculos de segurança transparente

Protegem os olhos de poeira, vapores químicos prevenientes de misturas, respingos e outros fatores que podem ocasionar danos temporários ou permanentes.

Capacete de segurança

Fotografia de um capacete de proteção

A queda de objetos de pintura ou lata de tinta, quando se trabalha em altura, é sempre um risco. O capacete ajuda a minimizar a gravidade do acidente nestes casos.

Máscara e respirador

Fotografia de uma máscara descartável com respirador

As máscaras protegem o sistema respiratório e a boca de vapores químicos e poeiras. É importante utilizar a máscara correta para cada tipo de situação ou produto que for manipular. Informe-se com o vendedor ou consulte sempre o rótulo.

Calçado de segurança

Fotografia de um par de sapatos de segurança

Além de garantir aderência e estabilidade, os calçados de segurança protegem de respingos de tinta e outros materiais.

Luvas de segurança

Fotografia de um par de luvas emborrachadas de proteção

As luvas protegem as mãos de tintas, solventes e vernizes. Recomenda-se o uso de luvas flexíveis, que não prejudiquem o tato e o movimento das mãos.

 

O uso de equipamentos adequados está entre as principais medidas que você deve tomar para sua proteção e segurança durante a execução do trabalho.

DICA!

Informe-se sempre sobre os produtos que serão utilizados para manipulá-los com segurança, seguindo as orientações do fabricante.

Ergonomia

Ergonomia é uma área da ciência que estuda a interação do ser humano com os equipamentos utilizados no trabalho. Isso porque a forma como os trabalhadores interagem com seus equipamentos pode influenciar sua saúde e condição física.

Reflita

O que pesa mais; 10 kg de algodão ou 10 kg de chumbo?

Se você respondeu que os dois têm o mesmo peso, a resposta está certa. No entanto, do ponto da ergonomia, o algodão pesa mais: como seu volume é maior, é mais difícil levantá-lo e carregá-lo.

Veja algumas dicas para você preservar sua saúde e reduzir o desgaste físico durante a pintura:

1. Peso

Quando precisar carregar algo pesado, sigas as recomendações:

  • Mantenha sempre o objeto junto ao corpo; isso reduz o esforço da coluna.
  • Antes de levantar o objeto, enrijeça os músculos, de forma a prepará-los para o peso que será levantado.
  • Se o objeto estiver no chão, agache para que o peso seja dividido sobre as duas pernas e não sobre a coluna, sobrecarregando-a.

Fotografia de um homem carregando duas caixas de papelão empilhadas.

IMPORTANTE!

O limite de peso que você pode carregar varia em relação à frequência com que você carrega pesos, bem como em relacão à altura do objeto. De modo geral, nunca carregue mais do que 30 kg nos braços (ou algo que não possa ser carregado com firmeza e segurança).

2. Tempo em pé

Procure intercalar o tempo em pé com tarefas que você pode executar sentado ou andando, para reduzir o esforço contínuo.

Fotografia de um homem agachado realizando a pintura de uma parede. Ele usa luvas de proteção e passa o pincel na tinta que está dentro da bandeja.

3. Postura

Sempre que sentir algum desconforto em relação à sua postura, procure acomodar o corpo em uma nova posição. Esse cuidado evita lesões mais graves.

Fotografia de um homem pintando uma parede. Ele utiliza luvas, máscara de proteção e um rolo de pintura acoplado a um cabo extensor.

4. Atividades repetitivas

Faça pausas ao longo da execução para evitar dores e fadiga.

Fotografia de um homem agachado passando massa em uma parede com o auxílio de uma desempenadeira.

5. Atividades em andaimes

Use andaime profissional, pois andaimes improvisados oferecem risco de queda e risco ergonômico.

Fotografia de um homem sobre uma estrutura de metal de dois andares. Ele pinta a parede externa de um imóvel utilizando um rolo acoplado a um cabo extensor.

IMPORTANTE!

Para realizar trabalhos em altura igual ou superior a 2 metros é obrigatório estar habilitado pela NR 35.

 

Normas Regulamentadoras

As normas regulamentadoras, também conhecidas como NRs, são determinações legais que complementam as leis trabalhistas.

Elas incluem obrigações, direitos e deveres de trabalhadores e empregadores e têm o objetivo de  garantir a segurança e saúde de trabalhadores, além de prevenir doenças e acidentes de trabalho.

Clique para o lado para conhecer mais sobre as NRs relacionadas ao trabalho de pintura:

NR 35 – Trabalho em altura

Ilustração de uma pessoa de pé sobre uma estrutura cilíndrica muito alta. Na base da ilustração há uma via asfaltada em tamanho reduzido

A Norma Regulamentadora 35, ou apenas NR 35, estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. Ou seja, ela garante a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura.

NR 10 – Instalações e serviços em eletricidade

Ilustração de uma casa com uma chaminé, uma porta e uma janela. Sobre ela há o ícone de raio e um plugue de tomada.

A NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas de trabalho, com o objetivo de implementar medidas de controle e sistemas preventivos para trabalhadores que interajam com instalações elétricas e serviços com eletricidade.

NR 17 – Ergonomia

Ilustração de uma figura humana de pé, com pernas e braços abertos. Ao redor dela, duas setas em círculo e o ícone de verificado.

A NR 17 regulamenta a ergonomia no ambiente de trabalho, visando ao conforto na realização das atividades, a diminuição de lesões e o aumento da produtividade dentro das empresas.

NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual

Ilustração de um par de luvas de segurança e um óculos de proteção.

A NR 6 estabelece as normas e exigências sobre o uso dos EPIs.

NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção

Ilustração de cinco prédios colados um ao outro. Abaixo deles há uma semiesfera semelhante ao globo terrestre.

A NR 18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

NR 20 – Líquidos combustíveis e inflamáveis

Ilustração de um frasco cilíndrico fechado. Sobre o rótulo há um ícone de fogo nas cores laranja e amarelo.

A NR 20 estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes envolvendo inflamáveis e líquidos combustíveis.

 

Lembre-se que as normas servem para sua proteção durante o trabalho. Faça a sua parte cumprindo as recomendações.

Meio Ambiente

A preocupação com a sustentabilidade é uma tendência na construção civil como um todo, uma vez que é um dos setores da sociedade que mais causa impactos ambientais.

Algumas atitudes simples fazem diferença entre um profissional qualificado e atento ao mundo em que vive, e outro que não entende seu papel na sociedade como um prestador de serviços.

Mas você sabe como fazer a sua parte?

Impactos ambientais da pintura imobiliária

Entre os prejuízos ao meio ambiente causados pela construção civil, a pintura residencial é uma das atividades que mais gera resíduos.

Infográfico com o título ‘Maiores Produtores de resíduos na Construção Civil’. A imagem apresenta, de 0 a 100, a media de áreas que mais produzem resíduos, com destaque para a pintura. Da esquerda para a direita, vemos os valores aproximados: Demolição 85, Esquadrias 95, Impermeabilização 75, Pintura 90, Terraplanagem 40. No canto inferior, lê-se ‘Adaptado de FONSECA, 2011’. Adaptado de: FONSECA, 2011.

Para contribuir com a redução do impacto ao meio ambiente, é preciso redobrar a atenção ao escolher materiais, técnicas, equipamentos e procedimentos de trabalho. Atente-se aos impactos ambientais que suas escolhas podem ocasionar:

Ilustração do globo terrestre rodeado de nuvens cinza.

Emissão de gases atmosféricos

Causada por gases de sprays, solventes, tintas plásticas entre outros.

Ilustração de um cano despejando um líquido verde escuro em um rio

Poluição da água

Contaminação da água pelo despejo de tintas e solventes com compostos sintéticos.

Ilustração de um saco de tecido cheio de embalagens plásticas. É possível identificar uma garrafa e um copo descartável

Produção de resíduos

Resíduos químicos: restos de tinta, vernizes e solventes.
Resíduos sólidos: latas, plásticos e papéis.

Ilustração de uma pessoa lavando uma das mãos na água que sai de uma torneira

Consumo de recursos

Consumo excessivo de água, eletricidade, combustível e matérias-primas.

Ilustração de um galão de óleo. No rótulo há o ícone de uma gota na cor preta

Incidentes e acidentes em potencial

Incêndios causados por mau acondicionamento de substâncias inflamáveis.

Como pintor profissional, você precisa ter prudência e senso crítico para assumir posturas positivas durante toda a execução do trabalho. Seus principais pontos de atenção devem ser:

Dar preferência a materiais sustentáveis, cuja fabricação e manipulação causem menos impacto ambiental.

Descartar os resíduos de forma correta, visando à preservação do meio ambiente.

 

É preciso ter consciência de que é por meio de pequenas ações que são feitas grandes mudanças – e para que você possa fazer sua parte, é preciso ter conhecimento sobre o que é certo e colocar estes conhecimentos em prática!

Materiais ecológicos e descarte de resíduos

Para atuar como um profissional atualizado e com responsabilidade ambiental, você precisa conhecer os materiais ecológicos disponibilizados pelo mercado e aplicar boas práticas de descarte de resíduos.

Aperte o play no vídeo a seguir para conhecer mais sobre o tema:

Materiais ecológicos e descarte de resíduos

Boas práticas

Ao iniciar o trabalho de pintura, você deve ter consciência de que, ao término, será preciso destinar corretamente cada resíduo produzido, pois cada um tem uma forma de descarte. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) faz 3 recomendações importantes para reduzir a quantidade de resíduos ao final do trabalho de pintura:

Ilustração de três lixeiras coloridas (azul, verde e amarela).

Ilustração de uma caixa quadrada desmontada

Evitar sobras e desperdício, calculando a quantidade correta de materiais, considerando as recomendações de fabricantes e pedindo informações ao fabricante quando houver necessidade.

Ilustração de um balde sujo de tinta

Utilizar a tinta até o fim ou doar o que sobrou para evitar que vá parar no lixo.

Ilustração de um pin de localização. Dentro dele há o símbolo de reciclagem (três setas que apontam uma para outra e formam um triângulo).

Reciclar latas de tinta, descartando-as em postos de entrega autorizados pela prefeitura da sua cidade ou disponibilizados por cooperativas.

 

Para praticar o que estudamos, responda algumas questões a seguir:

Colocando em prática

1. Algumas práticas podem facilitar sua organização – como criar o hábito de deixar o ambiente preparado para trabalhar no dia seguinte.

 

2. Sobre ergonomia, selecione a alternativa correta.

 

3. Leia com atenção as afirmações a seguir e selecione (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

  V F
a. A pintura residencial é uma das atividades da construção civil que mais gera resíduos.
b. Deve-se dar preferência a materiais cuja fabricação e manipulação causem menos impacto ambiental.
c. Após a pintura, deve-se descartar o resto de tinta em água corrente.
d. Um dos impactos ambientais da pintura é a produção de resíduos químicos e sólidos.
e. Calcular a quantidade correta não impede que haja grandes sobras de materiais.

Parabéns!

Resposta correta.

Resposta incorreta.

Você pode deixar a tinta diluída, as ferramentas lavadas e o piso protegido. Estes cuidados evitam o acúmulo de sujeira e mantêm uma boa aparência do espaço de trabalho. 

Parabéns!

Resposta correta.

Ops! Tente novamente.

Você não analisou corretamente as afirmativas.

Resposta incorreta.

É importante fazer pausas ao longo de atividades repetitivas, para evitar dores e fadiga.

Atenção!

Escolha uma das alternativas para continuar!

Parabéns!

Resposta correta.

Ops! Tente novamente.

Você não analisou corretamente as afirmativas.

Resposta incorreta.

A afirmativa c é falsa. Após a pintura, os resíduos devem ser descartados de maneira correta, visando à preservação do meio ambiente. Na dúvida, entre em contato com a prefeitura e os fabricantes dos materiais utilizados. A afirmativa e é falsa. Deve-se calcular a quantidade correta de materiais justamente para evitar sobras. Para isso, considere as recomendações do fabricante, solicitando mais informações quando houver necessidade.

Atenção!

Escolha uma das alternativas para continuar!

Recapitulando

Parabéns, você chegou ao final dos estudos sobre a situação-problema Preparação do ambiente antes, durante e após a pintura!

Você aprendeu a organizar o ambiente, apoiar o cliente na escolha das cores e selecionar materiais ecológicos antes de iniciar a pintura. Além disso, conheceu as normas de segurança, os EPIs que deve utilizar durante o trabalho e a forma correta de descartar os materiais e as sobras após finalizar a pintura.

Esperamos que você tenha tido um bom aproveitamento e que esse aprendizado contribua para seu desempenho nas futuras atividades como pintor imobiliário.

Até breve!

Apoiadores:

Referências

3 PRODUTOS de pintura para casas sustentáveis. Estadão Imóveis, 22 out. 2020. Disponível em: https://imoveis.estadao.com.br/aquitetura-sustentavel/3-produtos-de-pintura-para-casas-sustentaveis/. Acesso em: 12 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Economia. NR 17: Ergonomia. Brasília: Ministério da Economia, 1990. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-17.pdf/@@download/file/NR-17.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Economia. NR 20: Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis. Brasília: da Economia, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-20.pdf/view. Acesso em: 12 jul. 2021.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 06: Equipamento de proteção individual – EPI. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2015. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-06.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 10: Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2004. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-10.pdf/@@download/file/NR-10.pdf/. Acesso em: 12 jul. 2021.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 18: Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2015. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-18-atualizada-2020.pdf/view. Acesso em: 12 jul. 2021

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 35: Trabalho em altura. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-35.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

FONSECA, Diego Santos. Avaliação de aspectos e impactos ambientais em canteiros de obras em Salvador. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011. Disponível em: http://www.gpsustentavel.ufba.br/downloads/Sustentabilidade_Avaliacao_Aspectos_Impactos_Ambientais_Canteiros_de_Obras_Diego_Fonseca.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

HOW the Footprint Works. Global Footprint Network. Disponível em: https://www.footprintnetwork.org/our-work/ecological-footprint/. Acesso em: 12 jul. 2021.

MELO, Aline. 21 materiais sustentáveis para uma obra ecologicamente correta. Casa e Jardim, 14 fev. 2020. Disponível em: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Sustentabilidade/noticia/2020/02/21-materiais-sustentaveis-para-uma-obra-ecologicamente-correta.html. Acesso em: 12 jul. 2021.

ORSELLI, Osny Telles. Ergonomia: como levantar e manusear carga. BraSGoldeN – Mundo Ergonomia. Disponível em: https://mundoergonomia.com.br/ergonomia-como-levantar-e-manusear-carga/. Acesso em: 12 jul. 2021.

RESÍDUOS sólidos. ABRAFATI. Disponível em: https://abrafati.com.br/residuos-solidos/. Acesso em: 12 jul. 2021.

SILVA, Felipe Chaves. Análise ergonômica em três fases da pintura utilizando o Método Rula. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/11423/1/LD_CEEST_VII_2019_16.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

VOCÊ sabe quais são os EPIs para pintura? Confira aqui! Volk do Brasil, 23 abr. 2020. Disponível em: https://blog.volkdobrasil.com.br/voce-sabe-quais-sao-os-epis-para-pintura-confira-aqui/. Acesso em: 12 jul. 2021.

Créditos

SENAI - DEPARTAMENTO REGIONAL DE SÃO PAULO

Ricardo Figueiredo Terra
Diretor Regional

Cassia Regina Souza da Cruz
Gerente de Educação

Izabel Rego de Andrade
Supervisora Educação Online

Adriane Treitero Cônsolo
Coordenação do Desenvolvimento do Curso

Flávia Dos Santos Silveira
Design Educacional

Nilton Guimaraes de Sousa
Valter de Almeida Pereira
Desenvolvimento de Conteúdo

Adilson Moreira Damasceno
Paula Cristina Bataglia Buratini
Coordenação da Produção do Curso

Fabiano Moura
Luiz Tadeu Silva Sansone
Ilustrações

Aldo Toma Junior
Jaqueline Eiri Kono
Juliana Rumi Fujishima
Locução

Camila Ciarini Dias
Ederson Guilherme Antônio Silva
Fabio Augusto Lopes da Silva
Produção Multimídia

Rafael Santiago Apolinário
Programação

Carla Moreira Kinzo
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Juliana Rizzuto
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