Almoxarife

Logística de Recebimento

ícone

INTRODUÇÃO


Inovando na TECHTUDO

A Techtudo é uma empresa que trabalha com materiais eletrônicos para computadores. Prezando pelo rigor e pela qualidade de seus produtos e serviços, a empresa percebeu que precisa aperfeiçoar alguns processos e capacitar a equipe para atuar em um novo sistema de trabalho. Clique no play e ouça o podcast para conhecer mais este caso.

Olá!

Eu me chamo Bia, funcionária da Techtudo. Fui escalada para desenvolver estratégias para modernizar os processos de conferência de mercadoria da empresa. Durante esse trabalho, vou contar com sua ajuda para desenvolver algumas soluções. Vamos lá?!

A Techtudo trabalha com materiais eletrônicos para informática e vai receber uma carga especial muito em breve.

Acontece que, para que essa operação aconteça com sucesso, é de extrema importância que a equipe domine a utilização simultânea das conferências qualitativas e quantitativas. Por isso, vamos oferecer uma qualificação profissional aos nossos colaboradores.

A capacitação profissional é o conjunto de iniciativas, como cursos e treinamentos, que ajudam os colaboradores a desenvolverem habilidades profissionais. Tendo em vista que os efeitos da capacitação refletem na produtividade da equipe e no nível de habilidades e competências dos colaboradores, a empresa ficará protegida da perda de qualidade e, ao mesmo tempo, manterá a equipe sempre atualizada em relação aos novos recursos e tecnologias da área em que atua.

Para que a integração desses novos procedimentos ocorra a tempo, sugeri elaborarmos um documento que contemple:

  • as definições conceituais;
  • as responsabilidades de cada conferência; e
  • a descrição de todas as etapas que o conferencista deve acompanhar e/ou realizar.

Pensei nessa solução porque percebi que, quando não utilizamos a Conferência Qualitativa, temos gerado uma série de problemas no recebimento de mercadorias.

Como você pode perceber, teremos muito trabalho pela frente, portanto, estude o material web com atenção, leia os conteúdos complementares e o livro digital para que possamos trazer bons resultados para a Techtudo.

Até a próxima!

PROBLEMA 1

Para resolver o problema de Bia e alcançar os resultados esperados nas atividades desta unidade, você estudará o seguinte conteúdo:

  • Recebimento de materiais;
  • Conferência;
  • Recebimento e conferência na prática.

Os conceitos apresentados no material web também podem ser encontrados no seu livro didático, trazendo maior aprofundamento e contextualização sobre os temas.

Bons estudos!

Recebimento de materiais

Como você deve saber, é muito importante que uma organização tenha disponíveis os materiais e os produtos necessários para a sua produção e a sua venda. No entanto, sabe qual impacto a falta de agilidade na compra e no recebimento de materiais pode causar em uma empresa?

É imprescindível considerar que, se a instituição não estiver adaptada para receber os produtos com rapidez e disposição, dificilmente conseguirá produzir e entregar seus produtos aos seus clientes no momento certo.

Após a conclusão da transação entre ela e os fornecedores para a entrega dos suprimentos, chega a hora das atividades de recebimento e inspeção e da autorização do pagamento aos fornecedores.

A eficiência e economia desses processos dependem da adoção de práticas que reduzam o tempo de recebimento ao máximo. Caso ocorram atrasos na recepção de produtos, poderá haver demora na linha de produção e nos demais processos.

Diante desse tipo de problema, a adoção de novos métodos gerenciais e práticas de trabalho juntamente com o desenvolvimento de novas tecnologias têm substituído a velha forma do papel e do lápis na entrada de suprimentos numa empresa.

Recebimento

Recebimento é a entrada física de materiais na área de armazenagem. Esse procedimento compreende quatro etapas:

  • entrada de materiais;
  • conferência quantitativa;
  • conferência qualitativa;
  • regularização.

Entrada de materiais

Nessa fase, pode ocorrer exame de avarias e liberação do veículo após a realização da descarga. Basicamente, a entrada de materiais consiste em:

  • receber os veículos de transporte;
  • verificar a documentação do recebimento (nota fiscal e pedido são os mais comuns);
  • encaminhar os veículos para a operação de descarregamento;
  • registrar a chegada dos materiais no sistema de acompanhamento dos saldos de estoque.

Conferência

A conferência ou a contagem física é uma das atividades realizadas na chegada dos materiais.

Esse procedimento consiste em comparar o material físico e a descrição cadastral. A partir da liberação do veículo para o embarque, há, geralmente, uma sequência de ações que se sucedem. Clique nos ícones para conhecê-las.


A análise dos suprimentos é dividida entre a conferência qualitativa e a quantitativa.

Clique nos quadros para conhecê-las.

Conferência quantitativa

Nesta fase, ocorre a inspeção para verificar se a quantidade declarada pelo fornecedor, na nota fiscal, corresponde àquela efetivamente recebida. Dependendo do tipo do material, essa averiguação pode ser feita de forma manual, calculada, por pesagem ou por instrumentos de medição.

Conferência qualitativa

A segunda fase consiste na análise da adequação do material à finalidade declarada. Essa etapa também é conhecida como inspeção técnica, pois nela se identificam as especificações do material recebido para reconhecer se atendem às necessidades da organização.


Regularização

A regularização é caracterizada pelo controle do processo de recebimento e pela confirmação das conferências qualitativa e quantitativa. A primeira conferência, a quantitativa, resulta em um documento que atesta a confrontação das quantidades conferidas versus faturadas Na segunda análise, a conferência qualitativa, é gerado um laudo de inspeção técnica. Essas inspeções são seguidas, de acordo com os resultados, pelas ações:


Recebimento e conferência na prática

O processo de recebimento de mercadorias é uma parte essencial da cadeia logística. Esse processo inclui as etapas de planejamento de:

  • recepção dos veículos transportadores por ordem de chegada;
  • notificação e conferência das embalagens recebidas;
  • notificação e conferência da Nota Fiscal (NF) e conhecimento de frete;
  • lançamentos da entrada das notas fiscais e dos quantitativos das mercadorias pedidas.

A principal vantagem da utilização da função de recebimento é a de facilitar o processo de registro de entrada dos documentos fiscais e das mercadorias no sistema. Já o processo de conferência de mercadorias visa à garantia de que o material que foi solicitado e comprado é exatamente o que está sendo recebido.

Utilizando o sistema WMS


Após analisar cuidadosamente a logística de recebimento da Techtudo, Bia sugeriu a compra de um novo software, o Warehouse Management System (WMS), para aprimorar os processos logísticos da empresa.

Clique no play e ouça o podcast para conhecer mais esse caso, ou leia a transcrição de seu conteúdo.

A gente sabe que a Techtudo vem passando por grandes mudanças e, aproveitando esse momento, percebi que havia a oportunidade de sugerir para a diretoria a implantação de um software chamado Warehouse Management System (o WMS) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português.

Não foi muito difícil convencer os diretores, até porque esse tipo de software é desenvolvido para gerir, otimizar e automatizar processos logísticos em locais como depósitos, armazéns e estoques.

O WMS na Techtudo vem para atender, em especial, o recebimento de mercadoria, gerenciando o estoque de materiais no armazém, garantindo o seu bom funcionamento, além, é claro, de ser aplicável em todos os processos logísticos da empresa, contribuindo para a economia de tempo e dinheiro.

O uso de WMS veio para agilizar e tornar mais eficiente a estocagem e a expedição de mercadorias.

O controle que antes era feito por diferentes funcionários em cada uma das etapas, agora fica a encargo do software, que assume total administração do estoque, desde o momento da chegada de um produto até a etapa de expedição.

Apesar da empolgação da diretoria, preciso confessar que a recepção desse sistema pelos funcionários não está sendo muito boa.

O que percebi foi que os colaboradores têm apresentado certa resistência para utilizar o sistema, pois ainda têm muitas dúvidas quanto à aplicação da nova ferramenta no dia a dia da empresa.

Para solucionar esse problema, eu vou contar com a sua ajuda no desenvolvimento de um roteiro que explique as funcionalidades do WMS para os colaboradores

Nosso desafio será trazer instruções e informações com clareza e objetividade para garantir que os propósitos iniciais da implantação do software sejam alcançados. Vamos lá?!

PROBLEMA 2

Diante deste novo desafio, para apoiar Bia a alcançar os resultados esperados e conseguir realizar com sucesso as atividades desta unidade, você estudará o seguinte conteúdo:

  • O sistema WMS no processo de recebimento;
  • Softwares WMS;
  • Funcionalidades do WMS.


O sistema WMS no processo de recebimento


O Warehouse Management System (WMS) é um sistema gerenciador de armazém e, como o próprio nome diz, tem a finalidade de gerenciar o estoque de materiais em armazéns, aprimorando o seu funcionamento e evitando problemas de gerenciamento.

Clique no play para assistir ao vídeo e conhecer os benefícios do uso do WMS.


Softwares WMS

Os softwares WMS, além de fornecerem muitas informações, oferecem uma série de relatórios para serem analisados pelos gestores. É comum, nos softwares de WMS, a possibilidade de integração com diversas tecnologias. Clique em “Integrações WMS” para conhecer as mais utilizadas.

Funcionalidades do WMS

O cadastro único de materiais no WMS é muito importante, sendo intolerável a duplicidade de nomes para o mesmo produto. Os softwares WMS permitem o acesso a uma série de informações que dão auxílio à tomada de decisões.

Clique nos quadros para conhecer as principais informações que podem ser extraídas do WMS.

  • Realiza pesquisa relativa a mercadorias contidas no armazém, bem como às suas respectivas características físicas; também relacionada a lotes, validade, local de armazenamento, preço etc;
  • Permite a verificação da capacidade e da estrutura de um determinado local do armazém.
  • Possibilita que os funcionários consultem as normas básicas de paletização definidas pela empresa.
  • Realiza a consulta da ocupação do armazém, possibilitando a identificação de áreas livres por endereço.
  • Realiza uma visualização virtual do armazém, sendo possíveis animações em 2D ou 3D dependendo da configuração do software WMS.
  • Permite que ocorra a rastreabilidade das mercadorias e o controle das etapas em que elas se encontram dentro do processo logístico.
  • Oferece a possibilidade de consulta ou de realização de pedidos de materiais que se encontram armazenados.
  • Através de gráficos, é possível verificar a ocupação das estruturas de armazenamento.
  • Permite que seja visualizada a quantidade de produtos recebidos no dia, bem como a programação para os demais.
  • Permite que seja visualizado o programa de expedição para os demais dias, bem como a quantidade de produtos a serem expedidos na sequência.

CONCLUSÃO

Agora, você tem uma missão a ser cumprida!

Precisará apoiar Bia no desenvolvimento de propostas de ações para que a equipe da Techtudo seja treinada em tempo hábil e esteja pronta para as atividades de recepção com maior compromisso, responsabilidade e eficiência.

Embora o WMS apresente grande potencial de apoio para o recebimento de uma carga especial, é fundamental detalhar as informações com clareza e dinamismo para garantir que os propósitos iniciais da implantação do software sejam alcançados.

Além disso, lembre-se de demonstrar competência e proatividade na realização das ações.

Até a próxima!