Codificação Back-End

Boxe inicial que contém o nome da unidade curricular: “Codificação Front-End”. Dentro dele, há duas telas de desktop; na primeira, há parte de um código HTML; na segunda tela, há linhas coloridas representando o código e a palavra HTML bem legível.
Boxe inicial que contém o nome da unidade curricular: “Codificação Front-End”. Dentro dele, há duas telas de desktop; na primeira, há parte de um código HTML; na segunda tela, há linhas coloridas representando o código e a palavra HTML bem legível.
Role para baixo

Para Começar

Este material aborda conceitos relacionados à codificação de sistemas web server-side (Back-End), utilizando a programação orientada a objetos para atender às regras de negócio estabelecidas.

Esperamos que você desenvolva, no decorrer de seus estudos, as seguintes capacidades:

  • Reconhecer as linguagens de programação (C#) dedicadas ao server-side;
  • Reconhecer os diferentes tipos e formatos de dados e de arquivo;
  • Aplicar técnicas de conversão e de manipulação de dados e de arquivos;
  • Aplicar técnicas e métodos de desenvolvimento, conforme a linguagem de programação empregada.

Para desenvolver tais capacidades, você deverá estudar os seguintes temas:

  • Linguagem de programação
  • Manipulação e conversão de arquivos
  • Framework
  • Modelagem
  • IDE
  • Documentação

O estudo desses temas será necessário para que você resolva a situação-problema a seguir. Então, avance para conhecê-la.

Situação-Problema

A Troppo é uma empresa de desenvolvimento de software que utiliza os melhores recursos da área em suas aplicações. Robustez, performance e escalabilidade são alguns dos termos valorizados e utilizados para desenvolver os seus projetos.

A ClientLab é uma empresa focada na gestão de clientes e, atualmente, mantém a sua base de registro em papel e não possui nenhuma automatização ou tecnologia que facilite o processo de busca de clientes e/ou registro de suas atividades. Tendo em vista o cenário atual, cada vez mais tecnológico, a ClientLab contratou a Troppo para realizar o desenvolvimento de seu novo sistema que realizará essas atividades.

Assim, o contrato estabelece que a Troppo realizará a programação de um sistema de cadastro de clientes customizado, atendendo às seguintes características:

  • o sistema de clientes deverá armazenar os cadastros das pessoas físicas e jurídicas;
  • o cadastro das pessoas físicas é feito com os seguintes dados: nome, CPF e data de nascimento;
  • o cadastro das pessoas jurídicas é feito com os seguintes dados: nome e CNPJ;
  • ambos devem possuir a opção para pagar impostos;
  • o sistema deve armazenar os registros em arquivos.

Você deverá se atentar às regras estabelecidas, tratando os valores não permitidos inseridos pelos usuários. Para isso, você deve resolver três desafios.

Clique nos botões a seguir para conhecê-los:

Desafio 1

Desafio 2

Desafio 3

Desafio 1

Nesta etapa, você deverá resolver o desafio 1:

  • Aplicar linguagem de programação para atender às regras de negócio estabelecidas.

Para isso, você estudará os seguintes conteúdos:

  • Linguagem de programação
    • Variáveis e constantes
    • Operadores
    • Laços de repetição condicionais
    • Classes
    • Função
    • Bibliotecas
  • Manipulação de arquivos
    • Conversão de arquivos
Ilustração de uma tela de notebook; nela, há uma lupa cinza que amplia a palavra “desafio”. Na tela do notebook, há a palavra HTML e linhas coloridas. Ilustração de uma tela de notebook; nela, há uma lupa cinza que amplia a palavra “desafio”. Na tela do notebook, há a palavra HTML e linhas coloridas.

Codificação back-end

Clique no player a seguir para acessar o vídeo sobre o primeiro tópico do conteúdo: Codificação Back-End.

Foto frontal de uma sala de servidores. Duas longas fileiras paralelas de servidores parecem quase se encontrar perto da porta ao fundo da sala.

Fonte: Unsplash

Server-side

O termo server-side é relacionado às ações que acontecem do lado do servidor. No lado do usuário, ou cliente-side, as linguagens são processadas pelo navegador.

Servidor é um computador que fornece recursos a clientes e é utilizado em tudo que envolva internet ou armazenamento de dados. Um servidor local, por exemplo, é usado para o compartilhamento de arquivo, ao passo que um servidor web armazena os documentos de sites, como HTML, CSS e JavaScript, processando requisições e devolvendo informações ao cliente.​

A programação Back-End permite enviar informações personalizadas, fornecendo uma melhor experiência ao usuário. Isso ocorre porque os dados são armazenados em um banco de dados e a programação server-side dinamiza os dados retornados. Por exemplo, você pode realizar operações permitidas para o usuário e publicar posts e tweets ao acessar sites como Facebook ou Twitter.

Além da personalização de conteúdo, a programação server-side pode, também, fornecer restrição de acessos, notificações (SMS, por exemplo), entre outras funções. Antes de abordar as aplicações, vamos conhecer alguns processos e conceitos importantes.

HTTP e URL

O HTTP, ou protocolo de transferência de hipertexto, permite a troca de dados na web (cliente-servidor), como vídeos, imagens e documentos HTML.

A solicitação HTTP feita contém a URL do destinatário, assim, é definida a ação necessária e as informações adicionais que podem ser incluídas na solicitação. Os métodos são importantes justamente em razão de possuírem a identificação da ação necessária. Por exemplo, podemos obter um recurso (para visualizar a imagem de perfil de um colega no Instagram), adicionar uma nova imagem (postar), atualizar ou deletar uma imagem já cadastrada em nosso perfil.

Imagem composta dos símbolos de navegadores populares: Chrome, IE, Firefox e Safari.

Fonte: Pixabay

Após a solicitação ser feita, o navegador aguarda por uma resposta (response) do servidor, que identifica por meio do status (um código), existente na mensagem, se a solicitação foi ou não bem-sucedida. Essa informação é importante para identificar se a requisição HTTP foi concluída corretamente.

Ilustração de um notebook cuja tela mostra o texto “404 error” em vermelho.

As respostas são categorizadas em 5 grupos:

  • Respostas de informação (100-199);
  • Respostas de sucesso (200-299);
  • Redirecionamentos (300-399);
  • Erros do cliente (400-499);
  • Erros do servidor (500-599).

Tipos de site

Dependendo da codificação Back-End, os sites podem ser estáticos ou dinâmicos, alterando a comunicação entre servidor e cliente.

Site estático

Um site estático retorna sempre o mesmo conteúdo. Além disso, não possui ferramentas de gerenciamento incorporadas a ele. São modelos utilizados para consultar informações sobre as empresas, como serviços e produtos, e não há a necessidade de atualizar o conteúdo da página com tanta frequência. Veja um exemplo ao lado.

Caso deva ser feita uma alteração na página, uma alteração no código-fonte (usualmente HTML, CSS e JavaScript) precisará ser realizada.

Fonte: https://brittanychiang.com/

Sem reformulação no código-fonte, não ocorrerão mudanças. Quando o usuário solicita uma página, o navegador web envia a solicitação para o servidor, que recupera os documentos e os retorna, com o status, ao navegador para serem renderizados, conforme mostra o esquema abaixo.

Fonte: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Server-side/First_steps/Introduction​

Site dinâmico

Em um site dinâmico, todo ou parte do conteúdo é gerado dinamicamente. A inclusão, a alteração ou a exclusão de uma informação podem ser feitas por meio de um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Portais de notícias, redes sociais, bancos de imagens e sites com muito conteúdo, em geral, costumam ser do tipo dinâmico. Veja o exemplo da imagem .NET Blog.

Com a criação de conteúdos dinâmicos, muitas aplicações web surgiram para atender aos diversos tipos de mercado e de contextos que a web exige.

Para construir a dinâmica e as regras de negócios que os sistemas exigem, construímos aplicações Back-End, que podem ler informações dos bancos de dados e organizá-las dinamicamente. É muito provável que você entre em contato com pelo menos uma dezena delas por dia entre aplicações bancárias, blogs e redes sociais.​

Fonte: https://devblogs.microsoft.com/dotnet/​

Ao solicitar uma informação ao servidor, um site dinâmico identifica que uma parte do conteúdo será gerado dinamicamente.

Clique nos destaques para conhecer o processo resumido.

Imagem que mostra como é o processo de montagem de um site dinâmico. No cliente side, o navegador faz a solicitação, chamada HTTP GET request ao servidor. No server side, através de uma API no back end, o servidor acessa o banco de dados para obter os dados pedidos e retorna o HTTP response, ou seja, a renderização do template com o conteúdo dinâmico solicitado.

Adaptado de: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Server-side/First_steps/Introduction

Framework

Para otimizar o desenvolvimento tanto de sites dinâmicos quanto estáticos, usamos framework.

Framework é um conjunto de bibliotecas utilizado para desenvolver aplicações com uma estrutura pré-definida, podendo simplificar o processo de desenvolvimento e de ganho de performance.​

Neste conteúdo, utilizaremos a linguagem de programação C# (pronuncia-se "see sharp") e o correspondente framework .NET (pronuncia-se "dotnet").

O C# foi lançado em 2002, com o Visual Studio .NET e buscava ser uma linguagem simples, moderna, de uso geral e orientada a objetos.​

Ilustração representando o desenvolvimento de um site dinâmico com framework. Há uma janela de navegador, um guindaste e duas figuras humanas em primeiro plano. A janela do navegador tem a proporção de uma casa em relação ao guindaste e às figuras humanas. O guindaste levanta uma imagem até a posição correta dentro da página. Duas figuras humanas auxiliam no posicionamento dos blocos que compõem a página.

O .NET é uma plataforma de desenvolvimento de software cujo tempo de vida e maturidade de desenvolvimento a tornam uma das plataformas mais utilizadas por empresas. Além de compatível com o C#, o .NET oferece suporte a outras linguagens, como o F# e o Visual Basic.​​

O .NET fornece a base para a criação de vários tipos de aplicativos, principalmente, aplicativos desktop, aplicativos móveisaplicativos web ou jogos, e tem suporte para os sistemas operacionais Windows, macOS e Linux.​

Clique nas abas a seguir para conhecer mais detalhes sobre os tipos de aplicativos.

Ilustração de um desktop.

Os aplicativos desktop caracterizam-se como programas executados pelo usuário em seu sistema operacional sem fazer uso de um navegador web.

Ilustração de um celular.

Os aplicativos móveis são caracterizados por serem instalados e utilizados em aparelhos celulares que funcionam com os sistemas operacionais Android ou iOS, estando disponíveis nas lojas Google Play e Apple Store, respectivamente.

Ilustração de uma janela de navegador.

Os aplicativos web são armazenados em um servidor e podem responder tanto a conteúdos estáticos, que possuem sempre o mesmo retorno, quanto a conteúdos dinâmicos, por meio de um conjunto de informações recuperadas de uma consulta ao banco de dados.

O .NET é distribuído em dois pacotes. Clique nas abas para conhecê-los.

O Software Development Kit (SDK) possui o que é necessário para criarmos uma aplicação em ambiente de desenvolvimento, a partir do .NET, viabilizando, assim, o processo de compilação e de execução da criação de nossos programas. O SDK possui também o Runtime.

Caso você tenha a aplicação pronta para ser executada, é possível utilizar somente o Runtime para fazê-la funcionar.

Saiba mais...

Para saber mais sobre o .NET, clique aqui.

1. Usuário → Cliente

O usuário entra com uma URL em seu navegador, por exemplo: http://www.instagram.com.

2. Cliente → Servidor

O cliente, no caso o navegador do usuário, realiza a requisição (request) da página ao servidor do site do Instagram.

3. Servidor → Cliente

O servidor recebe a requisição, obtém a página e a envia ao cliente (response).

4. Cliente → Usuário

O cliente renderiza os recursos recebidos pelo servidor e os exibe ao usuário.

Linguagens de programação dedicadas ao server-side

Há diversas maneiras de classificar as linguagens de programação. Podemos, por exemplo, classificá-las em: compilada ou interpretada; de alto nível ou de baixo nível etc. Agora, estudaremos a classificação feita por tipo de paradigmas.

Em programação, um paradigma é uma abordagem utilizada para resolver problemas a partir de técnicas e de ferramentas disponíveis e que podem ser aplicadas a diferentes linguagens. Paradigmas são, portanto, abordagens diferentes para a criação de nossas aplicações.

Uma linguagem de programação pode aplicar paradigmas diferentes. O importante é compreender qual pode ser o paradigma mais adequado à construção de seu projeto.

Mulher negra em pé segura um notebook aberto em frente á sala de servidores.

Fonte: Pexels

Clique nas abas para acessar a definição resumida de alguns paradigmas de programação.

A programação estruturada é uma técnica que pode ser utilizada em diferentes linguagens, permitindo a construção de programas em um número restrito de estruturas. As três estruturas são: de controle de repetição, de condição e de sequência.​

O paradigma de programação orientado a objetos (POO ou, em inglês, OOP) surgiu como uma alternativa para aproximar a representação dos itens do mundo real aos do mundo da programação; baseia-se em classes e objetos.​

A programação funcional é o processo de construção de sistemas baseado em funções puras, ou seja, evitando-se o compartilhamento de estado.​ A partir de um dado de entrada, constrói-se uma saída esperada.​

A programação imperativa é baseada em instruções e comandos, ou seja, são estabelecidas ordens sob as quais o sistema deve operar (indicando-se como e o que o sistema deve realizar).​

Compare as características de algumas linguagens de programação.

Nome da linguagem​ Paradigma​ Paradigma de programação Implementação Aplicações
C#​ Multi Orientação a objetos; funcional Compilada Aplicações web, mobile e desktop
Java​ Multi Orientação a objetos; imperativa Compilada Muito utilizada em aplicações mobile (Android)
Elixir​ Multi Orientada a processos; funcional; concorrente; distribuída Compilada Utilizada em sistemas distribuídos e em APIs web
Clojure Único Programação funcional Compilada Big data e dados

Saiba mais...

Para saber mais sobre paradigmas de programação, clique aqui.

Ilustração composta pelo símbolo C#, a letra C com o símbolo # dentro de um losango tridimensional com pontas arredondadas, em primeiro plano. Em segundo plano, ao redor do símbolo C#, há as ilustrações de um globo terrestre, uma nuvem, uma janela de navegador, três pontos e três linhas com círculos nas terminações (representando linhas de um circuito eletrônico).

C#

C# é uma linguagem de programação suportada pelo .NET; é a principal linguagem da Microsoft e possui as seguintes características:

Por ser uma linguagem compilada, o C# fornece a visualização dos erros em tempo de desenvolvimento e, em caso de falha, o código não é executado.

O C# possui maturidade no mercado (a linguagem passou por testes, validações e atualizações ao longo do tempo), sendo uma das linguagens mais utilizadas por empresas no mundo inteiro. A orientação a objetos permite a reutilização em outros cenários e contextos (inclusive, o C# te orienta a seguir essa linha). Todos os conhecimentos e conceitos adquiridos neste desafio podem ser reaplicados em outras linguagens, como o Java.

Saiba mais...

O processo de traduzir uma linguagem de alto nível, como o C#, para uma linguagem de máquina é denominado compilação. Para saber mais a respeito desse processo, clique aqui.

Ambiente de desenvolvimento

Para poder codificar com o .NET e a C# é necessário preparar o ambiente de desenvolvimento.

O ambiente de desenvolvimento é composto de ferramentas e utilitários necessários para o desenvolvimento de novos programas. Você deverá instalar o SDK do .NET, na versão 5, para ter acesso às ferramentas de criação e de execução do projeto no .NET.

PDF

Clique aqui para acessar o tutorial de instalação do SDK.

Interface de linha de comando

A partir da instalação do SDK, você terá acesso a uma interface que adiciona comandos ao nosso terminal, o que permite executar operações. Essa interface é chamada dotnet cli (Command Line Interface) e permite:

  • criar projetos de diferentes tipos (como console, web e desktop);
  • verificar a versão instalada (como fizemos no passo anterior);
  • utilizar a pasta de referência dotnet.

Ferramentas

Há duas opções de ferramentas recomendadas para a utilização em seus projetos: VSCode e Microsoft Visual Studio, mas existem outras (como o ReSharper, da Intellij).

O Visual Studio Code (VSCode) é um editor de código leve que tem ganhado popularidade por permitir a criação de diversas áreas, como web, desktop e mobile. Para adicionar o suporte à linguagem C#, você deverá adicionar a extensão no VSCode.

O ambiente de desenvolvimento integrado da Microsoft é chamado Microsoft Visual Studio ou, simplesmente, Visual Studio. Trata-se de uma IDE gratuita.

PDF

Para acessar o tutorial de instalação do VSCode, clique aqui.

Para o tutorial da IDE do Microsoft Visual Studio, clique aqui.

Você pode acompanhar o roteiro de instalação ou pode encontrar mais informações e detalhes clicando aqui.

Essa imagem é de um projeto em desenvolvimento aberto na interface da IDE Visual Studio.

Print mostrando a interface gráfica dos softwares Visual Studio e Visual Studio Code.

Estrutura do projeto

Com a interface de linha de comando instalada, você poderá ter acesso a comandos que permitem criar projetos, testá-los e executá-los.

O comando dotnet new cria um projeto baseado em um modelo de sua escolha: aplicativo de console, aplicativo web asp.net core, projetos de testes e muitos outros.

PDF

Acompanhe o passo a passo para criar um projeto com .NET clicando aqui.

Para acessar o tutorial de como abrir o projeto no VSCode, clique aqui.

Ilustração de uma figura humana sentada em frente a um notebook aberto. Uma linha pontilhada sai da cabeça da figura humana e liga diversos elementos acima dela, como os símbolos de checked e tag, engrenagens e janelas de navegador.

Com a compreensão sobre a criação do projeto e de sua estrutura-base, você estudará conceitos básicos da sintaxe do C#, como tipos de dados e variáveis, e aprenderá a alterar o fluxo de execução de uma aplicação em seu código.

Lógica de programação

Antes de estudarmos a sintaxe básica do C#, retomaremos alguns conceitos básicos de lógica de programação.

Ilustração de uma figura humana sentada em um notebook de grandes proporções aberto. A figura humana parece digitar em outro notebook aberto em seu colo. Na tela do notebook maior, há linhas representando código. Atrás dele, há vários elementos, como prompts de comando, engrenagens e símbolos de código.

Testando a biblioteca

Durante o desenvolvimento do projeto, são criados diversos arquivos com finalidades específicas, como guardar dados, converter informações de uma linguagem para outra, fazer a conexão entre módulos do framework, entre outros.

Para cada tipo de arquivo, é necessário utlizar programas específicos para ler certos formatos de arquivos.

Os formatos indicam como eles são armazenados, para serem consultados e visualizados posteriormente. Por exemplo: os arquivos de imagem existentes em seu computador possuem uma variação de .png, .jpg ou .jpeg, podendo ser abertos com o software leitor de fotos do sistema operacional Windows, para serem visualizados, ou com o navegador instalado (Firefox, Chrome ou Edge).

Ilustração de um notebook aberto, com uma caixa azul à sua frente, cheia de arquivos.

Os arquivos de texto, por sua vez, podem conter a extensão .txt (possuem uma limitação de edição e de formatação), ou .doc e .docx, próprios da Microsoft, sendo abertos, visualizados e editados com o programa Word.

Além dos softwares específicos de edição de texto, podemos usar bibliotecas para manipular um arquivo .txt. As operações de leitura e de escrita nos arquivos são comuns para armazenar dados e realizar a leitura de informações de um arquivo existente em disco e, por isso, essas operações estão presentes nas bibliotecas.

Os módulos do .NET agilizam nosso desenvolvimento, pois permitem o acesso a recursos do sistema, como leitura e gravação em arquivos com o formato .txt.

Agora vamos criar uma pasta chamada Arquivos para testar a manipulação de um arquivo de texto. Em seguida, vamos criar o arquivo.txt e realizar as operações de leitura e escrita nele, usando uma biblioteca do .NET.

PDF

Clique aqui e acompanhe o passo a passo para criar o projeto Arquivos.

Manipulação de arquivos

Agora vamos ver como manipular um arquivo de texto usando uma biblioteca do .NET.

Em seu computador, crie um arquivo chamado arquivo.txt, no qual realizaremos algumas operações. No exemplo, o arquivo.txt foi criado no disco local (geralmente identificado como C:\), como mostra a imagem a seguir.

Acompanhe no código comentado a seguir a biblioteca e os métodos para manipular o arquivo.txt.

O using contém as importações de bibliotecas. O namespace define uma separação lógica de pastas.

O namespace System.IO contém classes que permitem realizar a leitura e a gravação em arquivos, bem como fornecem acesso ao diretório de arquivos. Inclua System.IO como using, que contém os tipos mencionados, como mostra a imagem a seguir.

Na linha 10, é definido o local de seu computador em que o seu arquivo será salvo (local de referência).

Com o StreamWriter(caminhoDoArquivo), um novo StreamWriter é inicializado com o nome do arquivo.

O stream.Write("") permite gravar uma cadeia de caracteres.

O stream.Close() fecha o fluxo atual do StreamWriter.

Ao utilizar o using, a execução será finalizada ao final do bloco dessa instrução, não sendo necessário fechar e finalizar a utilização desse recurso.

O StreamReader.ReadLine() permite realizar a leitura das informações desse arquivo .txt.

Vamos Praticar?

1. O protocolo de transferência de hipertexto é o:

  1. HTTP.
  2. FTP.
  3. DNS.
  4. SMTP.

Atenção

Selecione uma alternativa.

Parabéns! Resposta correta.

O HTTP é o protocolo usualmente utilizado para a transferência de dados na web.

Ops! Tente novamente.

Lembre se de que esse protocolo é bastante utilizado como base cliente-servidor.

Resposta incorreta.
A resposta correta está representada na alternativa a.

Retome o tópico HTTP e URL para rever qual é o protocolo-padrão para a transferência de dados web.

2. Para armazenarmos um conjunto de elementos de um mesmo tipo de dado, podemos utilizar o:

  1. int.
  2. array.
  3. void.
  4. public.

Atenção

Selecione uma alternativa.

Parabéns! Resposta correta.

O array é utilizado para armazenar um conjunto de elementos do mesmo tipo de dado; quando é unidimensional, é conhecido como vetor.

Ops! Tente novamente.

Um conjunto de dados de um mesmo tipo pode ser armazenado em estruturas como um vetor.

Resposta incorreta.
A resposta correta está representada na alternativa b.

O array é utilizado para armazenar um conjunto de elementos do mesmo tipo de dado; quando é unidimensional, é conhecido como vetor. Retome o tópico Lógica de programação (arrays).

3. Aponte uma das várias funções do server-side.

  1. Acesso controlado a informações.
  2. Fornece o conteúdo estático de qualidade.
  3. Silencia notificações e ativa o alarme do usuário.
  4. Armazena dados de forma organizada em uma pasta específica do computador local.

Atenção

Selecione uma alternativa.

Parabéns! Resposta correta.

Além do acesso controlado a informações, o server-side pode fornecer conteúdo dinâmico, enviar notificações ao usuário e armazenar informações em banco de dados.

Ops! Tente novamente.

Uma das funções do server-side é fornecer informações mais personalizadas ao usuário.

Resposta incorreta.
A resposta correta está representada na alternativa a.

Além do acesso controlado a informações, o server-side pode fornecer conteúdo dinâmico, enviar notificações ao usuário e armazenar informações em banco de dados. Retome o tópico Server-side.

Neste desafio...

Codificação Back-End | Desafio 1

Ilustração de uma personagem sem gênero nem raça definidos de pele azul subindo uma escada. A escada possui grafismos de com engrenagens e fios conectores, e elementos remetendo a elementos de rede de Internet, nas cores branco as, azuis azul e amarelo. A personagem tem pele azul, cabelos pretos, veste camiseta branca, calça azul escuro e sapatos magenta. No topo da escada há um letreiro com a palavra está escrito “sucesso”.

Você estudou que servidor web armazena os documentos de sites, como HTML, CSS e JavaScript, processando requisições e devolvendo informações ao cliente, no lado do usuário. E o que permite a comunicação entre cliente-servidor é protocolo HTTP.

Também conheceu a diferença entre site estáticos e dinâmico e a dinâmica e as regras de negócios que os sistemas exigem, que são construídas por meio das aplicações de Back-End e realizadas por meio de linguagens de programação, como a linguagem orientada a objetos C#.

Além disso, você estudou que o .NET é framework compatível com o C# e disponibiliza uma série de recursos que podem ser utilizados para realizar a gravação e a leitura de arquivos, além de disponibilizar outros recursos que facilitam o processo de desenvolvimento.

No próximo desafio...

Você estudará como aplicar programação orientada a objetos para o desenvolvimento do sistema.

Orientações de Navegação

Veja abaixo as orientações de como navegar pelo curso.

No topo da página é exibido o nome da unidade curricular.

Indicador de progresso da aula.

Acesso aos principais recursos da página.

Direciona ao início do curso, bem antes do primeiro desafio.

Menu com a relação das seções da unidade curricular.

Exibe as orientações de navegação.

Aumenta ou diminui o tamanho da fonte.

Exibe a tela de glossário da unidade.

Ajusta o contraste da tela.

Exibe a tela de créditos do curso.

Orientações para os exercícios:

Os exercícios contidos nos desafios do curso não fazem parte da composição da nota.
Para refazer os exercícios, atualize a página clicando no ícone         , localizado ao lado da barra de endereço do navegador, ou pressione a tecla F5.

Título da seção

Buscar outra seção dentro do desafio

Glossáriospellcheck

Alto nível: a grosso modo, aproxima-se mais da linguagem humana do que a linguagem de baixo nível. A linguagem de baixo nível é a linguagem das máquinas e é composta apenas por números binários.

Ambiente de desenvolvimento integrado: ambiente de Desenvolvimento Integrado ou IDE (Integrated Development Environment) são ferramentas de desenvolvimento com utilitários integrados, que contam com destaque da sintaxe, recursos visuais de identificação e entre outros.

Bibliotecas: conjunto de subprogramas independentes, que permitem o compartilhamento, uso modular e personalização dos códigos.

Case-sensitive: diferencia maiúsculas de minúsculas.

Compilada: linguagem cujo código fonte pode ser traduzido pelo sistema operacional ou processador para linguagem de baixo nível, usando um programa de computador chamado de compilador.

Método: é uma função que faz parte de uma classe e representa um comportamento.

Objeto: é uma representação de algo que existe no mundo real e que possui significado para o software, como um produto, uma pessoa, um aluno.

Orientada a objeto: método da programação utilizado para estruturar o código em pedaços simples e que provê a reutilização de código

Tipada: linguagem cujas variáveis têm um tipo específico, geralmente definido na declaração.

Créditos

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA – CNI


Robson Braga de Andrade

Presidente

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA – DIRET


Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti

Diretor de Educação e Tecnologia

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI – CONSELHO NACIONAL


Robson Braga de Andrade

Presidente

SENAI – DEPARTAMENTO NACIONAL


Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti

Diretor-Geral

Gustavo Leal Sales Filho

Diretor de Operações

SENAI – DEPARTAMENTO NACIONAL

UNIDADE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – UNIEP

Felipe Esteves Morgado

Gerente Executivo

Luiz Eduardo Leão

Gerente de Tecnologias Educacionais

Anna Christina Theodora Aun de Azevedo Nascimento

Adriana Barufaldi

Bianca Starling Rosauro de Almeida

Laise Caldeira Pedroso

Coordenação Geral de Desenvolvimento dos Recursos Didáticos Nacionais

Senai - Departamento Regional de São Paulo


Ricardo Figueiredo Terra

Diretor Regional

Cassia Regina Souza da Cruz

Gerente de Educação

Izabel Rego de Andrade

Supervisora do Centro SENAI de Tecnologias Educacionais

Claudia Baroni Savini Ferreira

Coordenação do Desenvolvimento do Curso

Helena Strada Franco de Souza

Elaboração de Conteúdo

Adilson Moreira Damasceno

Orientador de Práticas de Educação a Distância

Paula Cristina Bataglia Buratini​

Coordenação da Produção do Curso

Cristina Yurie Takahashi​

Katya Martinez Almeida​

Design Educacional

Cleriston Ribeiro de Azevedo​

Fabiano José Moura​

Juliana Rumi Fujishima

Ilustrações

Camila Ciarini Dias

Produção e Edição de Vídeos

Aldo Toma Junior

Web Designer

Rafael Santiago Apolinário

Programação

Aviso

Parece que você já iniciou o curso, você pode: