O TUTOR


O TUTOR

O tutor é o professor responsável por realizar a mediação de aprendizagem dos cursos a distância. Nesse sentido, ele deve atuar como facilitador, tirando as dúvidas dos alunos relacionadas ao conteúdo de sua área tecnológica, além de acompanhar e avaliar os estudantes durante todo o processo de ensino-aprendizagem.​

A figura do tutor surgiu com o desenvolvimento dos primeiros cursos colaborativos (em que há interação entre alunos e tutores) oferecidos pela internet.​

Importante!

Você sabe qual é a diferença entre tutor e monitor nos cursos a distância? ​

O tutor é o responsável por fazer a mediação pedagógica, esclarecendo dúvidas técnicas sobre o conteúdo, realizando avaliações de aprendizagem e fornecendo conceitos a respeito de todas as atividades propostas no decorrer do curso.

O monitor é responsável por esclarecer dúvidas administrativas e de uso da tecnologia, sobretudo do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), acompanhar se os alunos estão realizando as atividades, atingindo o desempenho satisfatório, bem como se o tutor está interagindo com os alunos de forma adequada.

O tutor, junto com o monitor, faz parte da Central de Tutoria e Monitoria (CTM), cujo organograma está apresentado a seguir.

Note que, no organograma acima, há a figura do tutor e do docente do ensino presencial.

Na maior parte das instituições, o docente da EAD é chamado de tutor, uma forma simples de diferenciar o docente presencial do docente a distância.

Há uma diferença essencial entre as duas atuações.

Importante!

Cada Departamento Regional tem sua própria estrutura, que pode ser diferente da apresentada no organograma acima.

Clique em play no vídeo a seguir e continue acompanhando o conteúdo.​


FASES DE TRABALHO

Conforme apresentado no organograma, o tutor deverá realizar suas atividades de acordo com as orientações da coordenação técnica e pedagógica da CTM nas fases de planejamento, execução e pós-execução da oferta de cada turma.

Clique nos botões​ e conheça cada uma delas.​

Cada etapa prevê uma série de ações e responsabilidades específicas do tutor. Siga em frente e conheça cada uma delas.


PLANEJAMENTO

O planejamento das ações de tutoria é a fase na qual o tutor tem a possibilidade de conhecer os documentos norteadores do curso, bem como os materiais de estudos (livros e materiais digitais) e as atividades propostas, a fim de desenvolver o plano de trabalho para a condução de sua atividade.

Assim, por mais que os conteúdos, as situações de aprendizagem, as atividades e as aulas assíncronas, síncronas, presenciais ou remotas (se houver) da sua Unidade Curricular (UC) estejam estruturadas, e que exista a seu dispor uma documentação de planejamento cuidadosamente preparada, incluindo plano de curso, de ensino e de aulas, é sua responsabilidade, como tutor, planejar as ações de:

  • mediação;
  • acompanhamento;​
  • feedback; e​
  • avaliação.

E como fazer isso?​

A orientação principal é que, a partir da documentação de planejamento da sua UC, você elabore seu plano de tutoria.

Trata-se de um documento que traz as atividades e as datas em que elas deverão ser elaboradas em cada UC. Para o elaborar, confira a seguir os documentos que você deverá consultar.

Os procedimentos específicos do seu DR ou do DR que você está atendendo relacionados à atuação do tutor.

Os documentos de planejamento de cada curso ou UC em que você atuará (plano de curso, plano de ensino, planos de aulas presenciais ou remotas e cronograma de oferta).

O plano de tutoria, para que os estudantes não recebam atendimento em excesso em um período, nem fiquem longos períodos sem nenhum contato da equipe de execução.

O relatório de perfil da turma, quando disponível em seu DR.

Clique no botão a seguir e confira um exemplo.

Saiba mais...

Clique aqui e conheça um exemplo de plano de curso.

Clique aqui e conheça um exemplo de plano de ensino.

Clique aqui e conheça um exemplo de plano de aula presencial.

Clique aqui e conheça um exemplo de plano de aula remota.

Importante!

A falta de planejamento leva à tomada de decisões equivocadas e, considerando as ações de tutoria, isso pode significar o desperdício de um importante recurso de apoio à aprendizagem dos alunos.


EXECUÇÃO

Após elaborar seu plano de tutoria, é hora de aplicá-lo!

É responsabilidade do tutor orientar, incentivar e acompanhar o rendimento, participação e envolvimento de cada estudante, utilizando os recursos disponíveis no AVA como chats, fóruns, ferramentas de aulas síncronas etc.

Durante essa fase, ele esclarece dúvidas sobre os conteúdos; corrige atividades, media fóruns de discussão, fornece feedbacks formativos ou somativos das entregas de atividades, avalia a aprendizagem de cada estudante e participa ou propõe plantões de dúvidas ou encontros remotos quando necessário.

A seguir, confira algumas etapas comuns da fase de execução.

Clique em cada item para conferir o conteúdo.

Na aula inaugural, se houver, que pode ser presencial ou a distância, os participantes conhecem o tutor e o monitor. Nesse momento, o tutor deve explicar a estrutura proposta no AVA, a estratégia pedagógica do curso, o conteúdo que será abordado, os recursos de estudo (livro, material online, simuladores etc.), informações referentes às etapas presencial ou remota, quais atividades deverão ser realizadas e qual será o processo avaliativo. ​

Após a realização da aula inaugural, o tutor deverá acompanhar os estudantes no período de ambientação (que pode variar de três a cinco dias), que acontece na etapa a distância, antes do início do curso. Nesse período, o tutor terá a oportunidade de interagir por meio do fórum de apresentação e enviar as primeiras mensagens aos estudantes.

Alguns cursos têm uma carga horária dedicada a encontros síncronos (ao vivo) remotos ou presenciais. O objetivo e as estratégias desses encontros podem ser diversificados, como uma exposição dialogada, atividades práticas, trabalhos ou dinâmicas em grupo, visitas técnicas etc. Presencialmente, acontece no DR ofertante, ou conforme procedimento interno da CTM, e é ministrado pelo docente presencial. Remotamente, pode ser conduzido pelo tutor, e há um plano de aula remota que orienta e propõe objetivos, conteúdos e atividades a serem abordadas nesses encontros. Caso você seja o responsável pelos encontros remotos, consulte com antencedência esse documento, mas sempre procure personalizar o encontro de acordo com as dificuldades observadas em cada turma.

As aulas ao vivo são momentos síncronos (em tempo real) em que o tutor explica determinado conteúdo, situação de aprendizagem e atividades que deverão ser estudados e/ou realizados. Elas são norteadas pelo plano de aula remota, que é previamente planejado pelo professor conteudista. Para a realização dessa aula, deve-se utilizar ferramentas de videoconferências, como o Teams, Zoom ou Meet, por exemplo, e devem ocorre periodicamente, de acordo com as diretrizes do curso.

Como tutor, você será responsável por convidar os alunos e estimular a participação deles nesses momentos.

Saiba mais...

Clique aqui e conheça um exemplo de plano de aula inaugural.​

RELATÓRIO​

Semanalmente, ou conforme procedimento da CTM, o tutor deve acompanhar o relatório com o rendimento dos estudantes, que traz o conceito que cada um adquiriu nas atividades por meio da participação e acesso deles no AVA.

O tutor deverá realizar uma análise desses relatórios e enviar mensagens que possam demonstrar o acompanhamento feito e retratar a situação real de cada estudante no curso.

A imagem a seguir mostra um exemplo desse tipo de relatório, confira.

A coordenação pedagógica, o tutor e o monitor devem se reunir sempre no sentido de observar a evolução e participação dos estudantes no AVA e, caso necessário, preparar ações para serem desenvolvidas antes da finalização do curso, a fim de garantir a efetividade do processo de ensino e aprendizagem.

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Clique aqui e conheça modelos de mensagens de acompanhamento que podem ser enviadas aos estudantes. ​


PÓS-EXECUÇÃO​

Essa fase consiste na avaliação dos resultados obtidos em função dos objetivos previamente determinados nas fases de planejamento e execução.

É hora de consolidar relatórios, contabilizar participantes concluídos, reprovados e evadidos e relatar as estratégias utilizadas para a comunicação efetiva com os estudantes, o acompanhamento, o auxílio ao tutor, o nível de resposta ao estudante, entre outros itens.

Para isso, o tutor contará com o instrumento de avaliação de satisfação tanto dos estudantes como do tutor, a fim de identificar as percepções referentes ao desenvolvimento do curso.

O tutor deverá realizar uma autoavaliação de desempenho da fase de planejamento e execução do curso, relatar acerca da funcionalidade do AVA, estratégias de mediação, carga horária, entre outras.

De posse desses resultados, o monitor, o tutor e o coordenador técnico e pedagógico da CTM devem apontar os pontos fortes e fracos do curso ofertado e traçar ações de melhorias, juntamente à equipe de desenvolvimento.


COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO TUTOR

Conforme você estudou até aqui, o tutor assume um papel fundamental para o sucesso da aprendizagem, pois é a ele que cabem as principais atividades mediadoras que contribuirão sensivelmente para que o participante tenha sucesso em seu processo de aprendizado.

Clique nas setas e acompanhe as competências necessárias para um tutor.

  • Planejar, desenvolver e avaliar processos de ensino e aprendizagem, conforme princípios éticos, normas, diretrizes, metodologias e procedimentos do SENAI nas modalidades de oferta de educação profissional e tecnológica demandadas pelo mundo do trabalho, fortalecendo a cultura da inovação e interagindo com os distintos agentes sociais presentes no contexto educacional.

  • Dominar o conteúdo técnico e de sua aplicação ao contexto profissional. O primeiro aspecto é saber como o conteúdo do curso é apresentado, pois, na maioria das ações de educação a distância, como é o caso do SENAI, a produção de conteúdos são realizadas por outros profissionais antes da atuação da tutoria.

  • Orientar a aplicação dos conteúdos ao contexto da indústria. É nesse aspecto que o papel dele é incomparável, pois ele tem conhecimento aprofundado da área tecnológica a ser aprendida, tem vivência no “chão de fábrica” e conhece muito bem as relações profissionais que ali se estabelecem, além de estar em dia com as questões mais atuais do setor.

  • Conhecer os materiais didáticos pré-produzidos. No SENAI, cada curso é acompanhado por uma coleção de livros didáticos e materiais online, produzidos pelos Departamentos Regionais e desenvolvidos de acordo com o padrão SENAI. Esses livros didáticos são materiais em formato impresso, que têm a função de apresentar aos estudantes todos os itens de conhecimento relacionados a uma Unidade Curricular. Você precisa conhecer bem o livro didático da sua Unidade Curricular, pois ele é o material básico de estudo dos alunos. É um instrumento indispensável para a aprendizagem e um referencial que auxilia o trabalho do tutor.

  • Domínio de tecnologias para o acompanhamento dos alunos. Uma vez que a maior parte da sua comunicação com os alunos é mediatizada, você precisa ter total segurança com o ambiente virtual de aprendizagem, o AVA. Esse é o sistema no qual você encontrará a maioria das ferramentas utilizadas para acessar os conteúdos, fazer troca de mensagens por e-mail e publicação em áreas comuns, como fóruns, salas de bate-papo etc.

Essas são algumas das principais competências que o tutor precisa apresentar para acompanhar e facilitar o processo de ensino–aprendizagem com qualidade.

Clique em play no podcast a seguir e confira o que os tutores relatam da mediação dos cursos a distância.


Estratégias de mediação e comunicação

Além das competências citadas, o tutor também deve dominar técnicas para uma mediação eficaz da aprendizagem.

A mediação é um tipo especial de interação entre o docente e o aluno, caracterizada por uma intervenção intencional e contínua que o docente realiza para ajudar o aluno a desenvolver capacidades e construir conhecimentos.

No caso da EaD, a mediação é realizada por meio de suportes técnicos (mídias e tecnologias) que permitem aos atores do processo de ensino-aprendizagem interagir uns com os outros.

Clique em play no vídeo a seguir para conferir mais detalhes.

Tutoria proativa × reativa ​

Para realizar uma mediação satisfatória, é imprescindível que o acompanhamento dos estudantes seja mais proativo e menos reativo, ou seja, o tutor precisa detectar antecipadamente potenciais problemas ou dificuldades e tomar providências para evitar que eles passem por esses problemas já previstos.

Espera-se que uma tutoria proativa seja bem planejada, esclarecedora e atenta às possíveis dificuldades dos alunos, minimizando a necessidade de tutoria reativa, porém, cada turma, cada curso e cada grupo de alunos tem particularidades que você só conhecerá quando vocês estiverem em plena interação.

Saiba mais sobre a diferença entre tutoria proativa e tutoria reativa no quadro a seguir.

  • Na tutoria proativa, o tutor toma a iniciativa de interagir com a turma e desempenha a chamada docência online.
  • O tutor não apenas esclarece dúvidas dos estudantes, mas estimula e modera debates, conduz os aprendizes à reflexão, organiza a aprendizagem colaborativa, analisa trabalhos de produção textual e a participação nos fóruns e nos encontros presenciais.
  • A tutoria reativa ocorre quando o estudante envia um e-mail, publica uma dúvida no fórum, telefona para a instituição ou procura ajuda pessoalmente no polo.
  • A partir dessa manifestação do aluno, o tutor deverá avaliar a melhor forma de atendê-lo e sanar suas dúvidas.

Comunidade virtuais e redes sociais​

Além das estratégias de mediação e comunicação expostas no vídeo, é importante considerar que a comunicação com os estudantes pode ser promovida por ferramentas além do AVA, como por meio das redes sociais e comunidades virtuais.

As redes sociais há muito ocuparam um lugar de destaque entre os espaços digitais de comunicação graças a algumas características básicas:

  • programação leve;
  • facilidade de uso;
  • agilidade nas publicações.

Redes como Instagram, Facebook, TikTok, Twitter, YouTube, WhatsApp e Telegram permitem fazer transmissões de vídeo em tempo real e micropublicações na forma de textos, imagens, áudios e memes, com o adicional de que os usuários podem rapidamente interagir com curtidas e comentários.

Já as comunidades virtuais são iniciativas que reúnem pessoas interessadas em determinados temas, e também podem ser consideradas uma tendência na educação. A comunidade GitHub é um exemplo de comunidade virtual muito utilizada na área de TI para o desenvolvimentos de projetos colaborativos

As redes sociais são poderosas ferramentas de engajamento do estudante, quando utilizadas de forma estratégica e pedagógica no ambiente educacional.

Saiba mais...

Clique aqui e confira algumas sugestões de como utilizar as redes sociais mais populares em um contexto educacional.​


Acompanhamento e feedback​

ois pontos essenciais para a mediação da aprendizagem pelo tutor no SENAI são o acompanhamento e o feedback aos alunos.

É importante que o acompanhamento ao estudante a distância seja permanente, personalizado e sistemático e que o aluno tenha o feedback de suas entregas e de seu desempenho.

Clique em play no vídeo a seguir e confira como isso se dá no dia a dia da tutoria.



AVALIAÇÃO​

O acompanhamento criterioso e o feedback aos estudantes são ações que compõem o processo de avaliação, permitindo verificar se as capacidades previstas do desenho curricular foram desenvolvidas.

Durante todo o processo de ensino-aprendizagem de um curso, o tutor pode utilizar diferentes tipos de avaliação, como diagnóstica, somativa ou formativa.

Clique em play no vídeo a seguir e saiba mais.



Recursos Didáticos​

Para apoiar sua mediação, você poderá contar com recursos didáticos como livros digitais, simuladores, animações ou vídeos, que são cuidadosamente produzidos para o estudo a distância e que ajudarão você a orientar adequadamente os alunos sobre os conhecimentos e as práticas concernentes à sua UC ou curso.

Tais materiais são elaborados por docentes-conteudistas especialistas da área, e as etapas de desenvolvimento, avaliação e validação desses recursos são feitos pelas equipes internas do DR desenvolvedor, visando aperfeiçoar o produto final resultante.

No entanto, o que fazer se você julgar que o material está incompleto, desatualizado ou, até mesmo, com uma abordagem diferente daquela com a qual você está acostumado em suas aulas presenciais?

Clique em play no vídeo a seguir e confira como apontamentos críticos devem ser direcionados.

Para auxiliar a aprendizagem dos seus alunos a partir de dúvidas e questionamentos que eles possam trazer, fique atento para identificar algum ponto do conteúdo que não esteja totalmente completo ou atualizado, ou se uma determinada turma já traz um conhecimento prévio e que há necessidade de que o conteúdo seja complementado ou que haja esclarecimento de alguma atividade.

Você também pode produzir materiais próprios, como gravar vídeos e podcasts ou elaborar uma apresentação sobre determinado assunto.


RECAPITULANDO

Neste desafio, você aprendeu:

  • as responsabilidades e funções do tutor para atuação na mediação e o acompanhamento de cursos online, aplicando princípios, ferramentas e metodologias;
  • as atividades de tutoria pertinentes às fases de planejamento, execução e pós-execução;
  • as competências principais para o exercício da tutoria, como planejar, dominar o conteúdo, saber orientar, mediar e avaliar;
  • as estratégias de mediação e comunicação realizadas por meio de suportes técnicos (mídias e tecnologias);
  • acompanhamento e feedback permanente, personalizado e sistemático;
  • a diferença sobre a tutoria proativa e a tutoria reativa;
  • as diferentes funções da avaliação, inclusive quando é realizada a distância;
  • ferramentas online e gratuitas que poderá utilizar para desenvolver seus conteúdos, envolver e estimular seus alunos.


Praticando

1. Na maior parte das instituições, o docente da EaD é chamado de tutor, uma forma simples de diferenciar o docente presencial do docente a distância.

Parabéns! Resposta correta.

Na maior parte das instituições, o docente da EaD é chamado de tutor, uma forma simples de diferenciar o docente presencial do docente a distância.

Resposta incorreta.

A afirmação é verdadeira. Na maior parte das instituições, o docente da EaD é chamado de tutor, uma forma simples de diferenciar o docente presencial do docente a distância.

2. Avaliar alguém traz uma carga de responsabilidade muito grande ao avaliador, pois seu resultado pode contribuir para o crescimento de determinada pessoa ou segmento. No caso da educação, e principalmente da educação profissional, não é diferente. Uma vez que toda a prática docente fundamenta-se na metodologia baseada em competências, é preciso considerar os diferentes tipos de avaliações, inclusive quando são realizadas a distância.

a. Ocorre no início do processo de ensino-aprendizagem.

b. Permite identificar características gerais dos alunos, seus conhecimentos prévios, interesses, possibilidades e dificuldades, tendo em vista a adequação do ensino à realidade dos alunos.

c. Permite localizar os pontos de dificuldade durante o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a tempo de intervir na melhoria contínua desse processo.

d. Está focada na aprendizagem e, consequentemente, no desenvolvimento do aluno.

e. Verifica a aprendizagem do aluno ao final de uma etapa do processo de ensino-aprendizagem (por exemplo, uma UC, um módulo ou um curso).
Atenção!
Selecione todas as alternativas do exercício.

Parabéns! Resposta correta.

Você associou corretamente os tipos de avaliações.

Resposta incorreta.​

Você não fez as correspondências corretamente. Tente outra vez.

Resposta incorreta.

A correspondência é a seguinte:​

  • a. Avaliação diagnóstica.​
  • b. Avaliação diagnóstica​.
  • c. Avaliação formativa.
  • d. Avaliação formativa.
  • e. Avaliação somativa.

3. O tutor também encontra no plano de ensino de cada UC e nos planos de situação de aprendizagem as orientações básicas relativas à avaliação.

Parabéns! Resposta correta.

O tutor também encontra no plano de ensino de cada UC e nos planos de situação de aprendizagem as orientações básicas relativas à avaliação.

Resposta incorreta.

A afirmação é verdadeira. O tutor também encontra no plano de ensino de cada UC e nos planos de situação de aprendizagem as orientações básicas relativas à avaliação.


FECHAMENTO DO CURSO​

Olá! Espero que tenha gostado do nosso curso de Formação de tutores.

Sendo o grande responsável pelo processo de ensino-aprendizagem no SENAI, você, como tutor, desempenha uma série de atividades em momentos diferentes do curso.

Assim, antes mesmo de iniciar sua atuação direta com os alunos, é fundamental que você conheça todas as atividades a serem realizadas antes, durante e depois do curso ou UC. Esperamos que os assuntos tratados aqui contribuam para as suas atividades como tutor.

Agora é praticar! Trabalhe em conjunto aos demais profissionais, troque ideias, dificuldades e boas práticas. Juntos, todos crescem mais rápido!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, sugerimos que retorne e faça uma nova leitura do conteúdo ou troque informações com seus colegas. Bons estudos e bom trabalho!

Clique em play no vídeo a seguir para recapitular o que você aprendeu.

Saiba mais...

Há várias ferramentas online e gratuitas que você pode utilizar ao desenvolver seus conteúdos para envolver e estimular seus alunos!

Clique aqui e aprenda a estruturar apresentações de forma rápida.

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DIREITOS AUTORAIS E PLÁGIO​

A Lei Federal n. 9.610/98, de direitos autorais, determina que o autor tem sua obra assegurada e seus direitos patrimoniais e morais garantidos. Enfatiza que ninguém pode reproduzir uma obra que não pertença ao domínio público sem permissão. Essa violação de direitos autorais, conhecida como plágio, é crime, conforme o Código Civil, e a pena pode implicar em multas e detenção.

Dessa forma, ao término da redação do seu material, faça uma revisão detalhada, observando as sugestões descritas, realize as correções necessárias e, em seguida, finalize com uma nova leitura, certificando-se de que atribuiu os devidos créditos ao conteúdo de terceiros, seja por meio de citações, seja por uso de referências.

Importante!

Caso tenha dúvidas ao compartilhar no AVA um conteúdo de terceiros, consulte o coordenador ou o especialista responsável pelo projeto.