Pintor Imobiliário

Situação-problema 8:
  Textura

Situação-problema 8:
  Textura

Role para baixo

Apresentação

Olá! Seja bem-vindo(a)!

Nesta situação-problema, você conhecerá as técnicas de aplicação de textura sobre paredes.​

Ao final, esperamos que você seja capaz de:

  • Elaborar um plano de ação, considerando as etapas de aplicação de textura;​
  • Especificar materiais, equipamentos, ferramentas e produtos necessários à execução do serviço;​​
  • Aplicar texturas decorativas, de acordo com os padrões existentes.​

Situação-problema: Contextualização

Para começar, conheça os desafios que você precisará solucionar nesta situação-problema.

Um escritório de arquitetura te contratou para projetar e executar um trabalho de textura em uma parede no hall de entrada com o objetivo de renovar o ambiente. Clique nas setas para mais detalhes:

Ícone ilustrado de prédios em uma noite de lua.

O cliente pediu que você só trabalhe entre 20h e 05h da manhã, pois é o período em que os funcionários estão fora do ambiente de trabalho.

Você precisará programar um tempo para organizar o ambiente e garantir que os móveis estejam todos no lugar quando os funcionários chegarem pela manhã.

Ícone ilustrado de um homem sentado à mesa do escritório e utilizando um computador.

A textura será aplicada sobre uma parede lisa, pintada com tinta acrílica. Você fará o acabamento com textura lisa, com uma única cor, em uma das paredes apenas.

Ícone ilustrado de um retângulo preenchido com pontos redondos alinhados horizontal e verticalmente.

Ícone ilustrado de um balde de tinta.

Mesmo que se trate de um trabalho decorativo, seu conhecimento técnico é fundamental para garantir a qualidade e durabilidade da textura.

Desafios

Diante desta situação-problema, você precisará realizar três desafios relacionados ao planejamento e à execução do trabalho. Clique nas abas e conheça os detalhes de cada um deles:

Ilustração de uma cordilheira com três montanhas; sobre a montanha que está em primeiro plano há uma bandeira laranja.

Na primeira atividade, você precisará planejar cada etapa do projeto de aplicação de textura. Além de organizar o trabalho em etapas, você também precisará definir as ferramentas e os materiais necessários.

Nesta segunda atividade, você precisará observar o ambiente de pintura e buscar referências de tipos de textura que podem ser aplicadas com a massa lisa para atender ao estilo do cliente.​

Este último desafio será uma atividade prática. Você irá realizar os procedimentos de aplicação de textura contratados pelo cliente dessa situação-problema na unidade do SENAI. ​

A indicação de como realizar os desafios estará na página inicial do curso. Siga em frente e estude todo o conteúdo para solucioná-los.

 

Textura em paredes

Tudo o que pode ser visto ou tocado possui uma textura – que pode ser lisa, porosa, enrugada, entre outras. A textura é a sensação causada por um objeto ao ser observado ou tocado.

Fonte: Unsplash

Quando se trata da pintura imobiliária, a textura está relacionada aos tipos de revestimento em forma de massa, que possibilitam realizar efeitos estéticos e decorativos sobre a parede.

A composição de uma textura pode incluir diferentes cores, padrões, formas, entre outros aspectos visuais e táteis. Clique nas imagens para ver os detalhes de alguns tipos de texturas:

Fonte: SENAI-SP

Atualmente, a textura tem sido bastante utilizada para proporcionar ambientes mais modernos e ousados – mas você deve adequar a técnica aos objetivos de cada cliente.

Seu papel como pintor imobiliário é auxiliar o cliente a chegar ao resultado estético desejado.

Além do resultado estético proporcionado pelas texturas, esse tipo de revestimento também pode oferecer outras vantagens. A seguir, listamos algumas:

Boa resistência, impermeabilidade e durabilidade.

Variedade de cores, texturas, formas e desenhos.

Facilita e agiliza o nivelamento da superfície.

Pode ser aplicada sobre diversas superfícies.

Valorização do imóvel.

Fácil aplicação e baixo custo.

A textura possui grãos de quartzo pequenos, médios e grandes e podem ser utilizadas tanto em áreas internas quanto em áreas externas.

SAIBA MAIS!

As técnicas de pintura texturizada sobre paredes chegaram ao Brasil na década de 1990 e se tornaram populares pela crença equivocada de que mofo e umidade poderiam ser combatidos com a aplicação da textura.

Apesar da fama, a textura não deve ser encarada por você, pintor profissional, como uma solução para patologias da alvenaria. As patologias referentes à umidade precisam ser tratadas antes da aplicação da textura.

Tipos de textura

Os acabamentos com texturas possuem diversas formas e efeitos, além de um grande número de técnicas e ferramentas de aplicação.

Um aspecto fundamental para a definição do tipo de textura é o tipo de massa utilizada no trabalho. As massas para textura são classificadas em três tipos:

Composição com três fotografias de paredes com diferentes texturas. Abaixo de cada uma há o respectivo texto: lisa, média e rústica.

Fonte: SENAI-SP

Dependendo da massa e das ferramentas utilizadas, a textura pode apresentar acabamentos mais rústicos, mais delicados, mais ousados ou mais discretos.

As texturas podem ser aplicadas em paredes internas e externas, dando formas e desenhos diferentes a elas. Algumas ferramentas capazes de fazer essas formas e desenhos são:

Fonte: SENAI-SP

Perceba que o acabamento pode variar de acordo com o tipo de massa utilizada. A seguir, conheça mais sobre as massas para textura.

Massas para textura

As massas para textura são produtos à base de resina acrílica, utilizadas para proporcionar acabamentos em relevo ou levemente texturizados.

As massas para textura possuem grande resistência a intempéries e umidade; no entanto, você deve considerar que a função da textura é revestir e decorar paredes, e não solucionar problemas com umidade.

Fotografia externa de um imóvel pintado na cor laranja e com cinco sacadas cobertas em formato retangular. Há textura em uma das paredes externas do imóvel.

Fonte: Unsplash

O mercado oferece massas para acabamento liso, médio e rústico. Essas massas podem ser aplicadas em superfícies de reboco curado, gesso, massa fina, fibrocimento, concreto e paredes pintadas com látex PVA ou acrílico.

A aplicação dessas massas com diferentes ferramentas e técnicas de acabamento permite que você use sua criatividade para chegar a diferentes resultados estéticos.

Conheça as principais ferramentas e materiais utilizados na aplicação de massas texturas:

Materiais

  • Massa para textura (rústica, média ou lisa).
  • Gel para efeitos decorativos na cor escolhida.

Fonte: SENAI-SP

Ferramentas

  • Desempenadeira de aço grande e pequena.
  • Desempenadeira de PVA grande e pequena.
  • Espátula de aço.
  • Borrifador com água.
  • Rolo de espuma de 15cm.
  • Bloco de espuma ou trincha de 4 polegadas.
  • Brocha de pintura.
  • Bandeja para pintura ou caçamba para massa de tamanho médio.

Fonte: SENAI-SP

Proteção e limpeza do ambiente

  • Forra piso para proteção de pisos.
  • Plástico eletrostático para proteção de paredes e móveis.
  • Fita-crepe.
  • Pano úmido (obrigatoriamente branco, para não correr o risco do pano soltar tinta).
  • Balde com água (trocar água periodicamente).

Fonte: SENAI-SP

 

Acabamentos com textura

Como estudamos, os acabamentos com textura podem proporcionar uma grande variedade de formas, padrões e cores.

As variações no tipo de acabamento com textura estão diretamente relacionadas ao tipo de massa aplicada no trabalho e às ferramentas utilizadas.

Fotografia de uma pessoa usando luva de borracha e passando um rolo de pelo alto em uma parede. À medida que a pessoa passa o rolo, forma-se uma textura na parede.

Fonte: SENAI-SP

Conheça as principais características das massas para textura e algumas formas de aplicação dessas massas no acabamento de paredes.

 

Massa lisa

A massa lisa não possui grãos de quartzo em sua composição, o que possibilita um trabalho muito versátil. A sensação visual e tátil desse tipo de textura é mais delicada, em comparação com as massas média e rústica. Clique nas abas para conhecer mais sobre ela:

Fotografia de uma pessoa segurando um balde de massa lisa na cor branca e manipulando-a com uma espátula.

Fonte: SENAI-SP

Partículas

A massa lisa é o tipo mais versátil de massa para textura. Sua facilidade de aplicação é parecida com a da massa corrida.

Cobertura

A massa lisa tem a função de preparar a superfície, e não de acabamento. Uma massa de textura de boa qualidade pode suportar alguns milímetros de espessura sem rachar, ao contrário das massas de preparação (massa corrida e massa acrílica).

Ferramentas de aplicação

Por não possuir partículas de quartzo, a massa lisa permite usar a criatividade e manipular ferramentas variadas, como espátulas, tecidos, esponjas, pentes, rolos diferenciados, plásticos – ou qualquer outra ferramenta que produza texturas personalizadas.

Clique em play no vídeo a seguir e observe as características da massa lisa, sua  forma de aplicação e os tipos de acabamento:

Massa lisa

Como pintor profissional, seu principal objetivo, ao realizar um acabamento com textura, deve ser sempre criar acabamentos com um bom resultado estético.

DICA!

Um aspecto importante do trabalho com textura é a iluminação. Tanto a luz natural como a luz artificial farão toda diferença no contexto final do trabalho.

Um trabalho mal iluminado e a cor inadequada podem minimizar a beleza e o impacto estético da textura. Antes de iniciar o trabalho, converse com seu cliente e explique o que poderá acontecer caso não seja possível ter uma iluminação adequada e a cor certa ao trabalho.

Massa média

A massa média é uma massa granulada, mais fina que a massa rústica e menos delicada do que a massa lisa. Clique nas abas para conhecer mais sobre ela:

Fotografia de uma pessoa segurando um balde de massa média na cor branca e manipulando-a com uma espátula. É possível identificar pequenos grânulos na massa.

Fonte: SENAI-SP

Partículas

A massa média possui pequenas partículas de quartzo microprocessadas. O quartzo substitui o método antigo de acrescentar areia lavada e peneirada à massa. Essa massa exige criatividade. Ela é mais flexível que a massa rústica e tem partículas de quartzo menores.

Cobertura

Mesmo possuindo quartzos pequenos, menores que os da massa grossa, a massa média pode cobrir pequenas fissuras, dependendo da qualidade do produto, o que pode variar de acordo com o fabricante, e da técnica aplicada.

Ferramentas de aplicação

Sua aplicação na superfície deve ser feita com espátula e desempenadeira de aço; porém, os efeitos decorativos podem ser obtidos com pentes, desempenadeiras, rolos, espátulas e escovas, dentre outras ferramentas.

Clique em play no vídeo a seguir e observe as características da massa média, sua forma de aplicação e os tipos de acabamento:

Massa média

 

Massa rústica

A massa rústica tem um aspecto riscado e é mais usada para produzir acabamento em áreas externas. Quando aplicada em áreas internas, é mais comum que ela seja usada para destacar apenas uma parede no ambiente. Clique nas abas para conhecer mais sobre ela:

Fotografia de uma pessoa segurando um balde de massa rústica na cor branca e manipulando-a com uma espátula. É possível identificar uma grande quantidade de grânulos na massa.

Fonte: SENAI-SP

Partículas

A massa rústica traz partículas de quartzo, proporcionando um acabamento riscado e rústico. O tamanho das partículas pode variar conforme o fabricante e o grau de acabamento rústico escolhido.

Cobertura

As pedras de quartzo da massa rústica criam um volume na massa, o que permite cobrir pequenas imperfeições. Ela pode ser aplicada sobre uma parede de reboco, com a finalidade de economizar no acabamento.

Ferramentas de aplicação

Para criar um efeito riscado com a massa rústica para textura, você deve utilizar uma desempenadeira de aço para aplicar a massa na superfície. Para fazer o efeito, utilize uma desempenadeira de PVC.

Clique em play no vídeo a seguir e observe as características da massa rústica, sua forma de aplicação e os tipos de acabamento:

Massa rústica

Como aprendemos nos vídeos, você pode fazer o acabamento de uma textura com gel envelhecedor. Além deles, você também pode aplicar outros materiais, como:

Fotografia de uma parede marrom texturizada.

  • tintas da cor de preferência do cliente;
  • mix de tintas;
  • folha de ouro ou prata;
  • decupagem;
  • texturas produzidas por ferramentas adaptadas;
  • entre outros.

Tudo isso pode ser feito usando as massas para textura e sua criatividade.

DICA!

Faça testes com aplicação de massas e crie um catálogo demonstrativo para seus clientes. Você pode aplicar diferentes tipos de textura sobre placas de madeira de 6mm e usar como mostruário.

Use a criatividade para oferecer diferentes soluções, explorando cores e formas diversas.

 

Outros acabamentos com textura

O mundo da pintura decorativa, dentro da pintura imobiliária, permite inúmeras possibilidades de acabamentos sobre as superfícies.

Além da massa para textura, o mercado oferece algumas opções que, em alguns casos, podem ser mais adequadas aos objetivos do cliente. Clique nas setas e conheça outras opções de acabamentos com textura:

Textura projetada

Esse tipo de revestimento é muito utilizado por proporcionar acabamento estético, além de oferecer alta produtividade, reduzindo o tempo de aplicação.

Fotografia de uma parede com textura.

Fonte: Unsplash

Marmorato e cimento queimado

Alguns clientes podem preferir texturas mais lisas e delicadas. Para esta finalidade, você pode sugerir o marmorato ou o cimento queimado.

Fonte: Unsplash

 

ATENÇÃO!

Ao aplicar uma textura, é importante que seu cliente saiba que esse é um trabalho único. Sendo assim, se a superfície texturizada precisar ser restaurada em uma única parte, dificilmente será possível refazer a textura apenas onde foi feito o reparo, pois é muito difícil chegar ao mesmo tipo de acabamento.​

Pintura e Repintura sobre texturas

A textura é uma âncora decorativa que permite a aplicação de qualquer tinta sobre ela. Embora seja possível aplicar massa para textura nas cores desejadas, em muitos casos o acabamento poderá ser realizado com tinta.

O procedimento para pintar e repintar uma parede com textura é muito parecido com o acabamento sobre uma parede lisa, pois requer procedimentos semelhantes. Clique nas abas e conheça-os.

Analise se a textura foi feita com uma cor muito intensa; se sim, aplique uma demão de tinta acrílica cinza para proporcionar uma cobertura mais eficiente sobre essa cor.

Verifique se a textura tem algum defeito e se precisa de alguma correção antes de aplicar o acabamento.

Fotografia em zoom lateral de uma parede texturizada pintada na cor rosa.

Fonte: SENAI-SP

Prepare a superfície com uma boa limpeza para eliminar pó, manchas, marcas de tintas ou gordura.

Fotografia de uma pessoa usando luva de borracha e passando um pano úmido em uma parede com textura pintada na cor rosa.

Fonte: SENAI-SP

Aplique duas demãos de tinta acrílica sobre a superfície.

Fotografia em zoom lateral de uma parede texturizada pintada na cor verde.

Fonte: SENAI-SP

 

A aplicação correta das técnicas com textura e o uso da criatividade serão suas principais ferramentas para o sucesso no trabalho com textura.

Transformar uma parede com textura em parede lisa

Em alguns casos, o cliente pode te procurar para retirar uma textura da parede. Você saberia o que fazer em uma situação assim?

Fotografia de uma parede texturizada pintada na cor grafite. Há linhas brancas que simulam os contornos de tijolos.

A transformação de uma parede com textura em uma parede lisa pode ser feita de duas formas: com a remoção química da massa para textura ou com a cobertura com massa acrílica.

A cobertura da parede com textura deve ser feita com massa acrílica em ambientes internos e externos.

Não substitua a massa acrílica por massa PVA, pois a massa acrílica é mais resistente e mais adequada para esse tipo de trabalho.

Clique em play no vídeo a seguir para conhecer o processo de remoção de texturas:

Remoção de texturas

Agora prossiga para verificar os conhecimentos obtidos até o momento. Boa sorte!

Colocando em prática

1. A massa rústica para textura é indicada para qual situação?​

 

2. A massa acrílica pode ser aplicada em ambientes internos e externos, pois sua resistência e durabilidade são excelentes.​

 

3. Selecione as alternativas que melhor preenchem as lacunas do texto.​

A permite usar a criatividade e manipular ferramentas variadas, como espátula, panos, esponjas, pentes, rolos diferenciados, plásticos ou qualquer outra ferramenta que produza texturas personalizadas. Sua composição torna esse tipo de massa muito versátil. 

Parabéns!

Resposta correta.

OPS! TENTE NOVAMENTE.

Você não analisou corretamente as afirmativas.

Resposta incorreta.

A massa rústica para textura é indicada para produzir efeitos decorativos em paredes internas ou externas. O uso desse tipo de massa não é adequado para corrigir problemas de umidade ou para pisos com tráfego de pessoas. Seu uso não é apropriado para superfícies lisas, como vidro e laminados, ou galvanizadas, que esquentam.

Atenção!

Escolha uma das alternativas para continuar!

Parabéns!

Resposta correta.

Resposta incorreta.

A afirmação é verdadeira.

Parabéns!

Resposta correta.

OPS! TENTE NOVAMENTE.

Você não analisou corretamente as afirmativas.

Resposta incorreta.

A versatilidade é a principal característica da massa lisa. Essa característica permite a manipulação de diferentes ferramentas.

Atenção!

Escolha uma das alternativas para continuar!

Recapitulando

Parabéns, você chegou ao final dos estudos sobre Texturas! ​ 

Você aprendeu a realizar as etapas de aplicação de textura, utilizando materiais, equipamentos e ferramentas adequadas.

Além disso, você conheceu os padrões da textura decorativa e a importância de aplicar sua criatividade a este tipo de trabalho.​

Esperamos que você tenha tido um bom aproveitamento – e que este aprendizado contribua para seu desempenho nas futuras atividades como Pintor Imobiliário

Até breve!​

Referências

OLIVEIRA, Andressa. Paredes com textura: 80 ambientes, tipos e como aplicar a técnica. Tua Casa. Disponível em: https://www.tuacasa.com.br/paredes-com-textura/. Acesso em: 2 dez. 2021.

PAREDE com textura: 104 ideias incríveis com fotos e dicas para você seguir. Decorfácil, 13 jun. 2021. Disponível em: https://www.decorfacil.com/paredes-com-texturas/. Acesso em: 2 dez. 2021.

QUE TAL renovar seu ambiente com a textura granulato? Blog das Cores, 2 jul. 2021. Disponível em: https://www.blogdascores.com.br/2021/07/textura-granulato-conheca-o-efeito/. Acesso em: 2 dez. 2021.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SÃO PAULO. Pintor de Obras: Construção Civil. 1. ed. São Paulo: Editora Senai-SP, 2014.

TEXTURA rolada para iniciantes. [S.l.: s.n.], 2019. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal JB Pinturas Oficial JB Pinturas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BQIiNuo9q34. Acesso em: 2 dez. 2021.

Créditos

SENAI - DEPARTAMENTO REGIONAL DE SÃO PAULO

Ricardo Figueiredo Terra
Diretor Regional

Cassia Regina Souza da Cruz
Gerente de Educação

Izabel Rego de Andrade
Supervisora da Supervisão de Educação Online

Adriane Treitero Cônsolo
Coordenação do Desenvolvimento do Curso

Flávia Dos Santos Silveira
Design Educacional

Nilton Guimaraes de Sousa
Valter de Almeida Pereira

Desenvolvimento de Conteúdo

Adilson Moreira Damasceno
Paula Cristina Bataglia Buratini

Coordenação da Produção do Curso

Fabiano Moura
Luiz Tadeu Silva Sansone

Ilustrações

Aldo Toma Junior
Jaqueline Eiri Kono
Juliana Rumi Fujishima

Locução

Camila Ciarini Dias
Ederson Guilherme Antonio Silva
Fabio Augusto Lopes da Silva

Produção Multimídia

Rafael Santiago Apolinário
Programação

Carla Moreira Kinzo
Jeferson Paiva
Juliana Rizzuto

Revisão

Apoiadores:

Orientações de Navegação

Veja abaixo as orientações de como navegar pelo curso.

Aqui é exibido o título do curso

Barra de Progresso

Botões de navegação

  Menu - Clique para exibir/ocultar o menu

  Home - Clique para retornar à primeira tela

  Ajuda - Orientações de navegação

  Fonte - Para aumentar tamanho da fonte

  Contraste - Recurso alto-contraste

  Acesso - Clique para exibir/ocultar os botões de navegação (mobile)

Título da Seção

Páginas do curso

Glossário

BIPM: Bureau International de Poids et Mesures - Escritório Internacional de Pesos e Medidas

INMETRO: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

PSV: Pressure Safety Valve - Válvula de segurança de pressão

RTDs: Resistance Temperature Detector – Termorresistências

Setpoint: Valor desejado para a variável de um processo

SI: Sistema Internacional de Unidades

Aviso

Parece que você já iniciou o curso, você pode: