Nesta situação-problema, você conhecerá as características e simbologias da planta baixa.
Além disso, você aprenderá a realizar cálculos a partir de um desenho técnico, incluindo medidas em escala, área em metros quadrados, perímetro, área de desconto e área real.
Assim, esperamos que, ao final, você seja capaz de:
Para começar, conheça os desafios que precisará resolver nesta situação-problema.
Imagine que você, como pintor profissional, recebeu um briefingBriefing é um documento que contém as principais informações de um projeto. Ele deve descrever os objetivos para atender às expectativas do cliente. com o seguinte contexto:
Diante desta situação, você precisará interpretar um projeto de planta baixa e fazer alguns cálculos em cada ambiente. Conheça os detalhes a seguir:
Clique nas abas para mais detalhes.
Nesta primeira etapa, você deverá interpretar um projeto de planta baixa, identificando todos os cômodos do apartamento do cliente e suas medidas.
Insira em cada ambiente as seguintes informações:
Estas informações serão utilizadas na próxima etapa.
Você já identificou todas as medidas dos cômodos. Nesta segunda etapa, precisará realizar alguns cálculos para disponibilizar as informações ao cliente:
A indicação de como realizar desafios estará na página inicial do curso. Siga em frente e estude todo o conteúdo para solucioná-los.
Você sabe o que é uma planta baixa? Já utilizou uma delas para calcular áreas?
Como pintor profissional, você precisa conhecer as principais características e simbologias de uma planta baixa. Além disso, precisa saber interpretar sua representação gráfica e realizar cálculos a partir dela.
Conhecer e interpretar uma planta baixa é muito importante para que você não perca oportunidades de trabalho.
Para conhecer uma planta baixa e os cálculos relacionados a ela, acompanhe o conteúdo a seguir.
Para que você tenha um melhor aproveitamento dos estudos, faça anotações e realize todos os cálculos junto com os vídeos.
Planta baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção. Ela consiste em sua visualização vista de cima, a partir de um corte imaginário à altura de 1,50 m do piso, como você pode observar na imagem a seguir:
A planta baixa é um desenho técnico que tem como principal função representar graficamente uma construção, ou seja, representar uma casa, um apartamento, um salão comercial, uma fábrica, ou qualquer outro tipo de imóvel.
Planta baixa é a representação gráfica de um imóvel.
Para realizar a leitura da representação gráfica de um imóvel, é indispensável que você conheça os símbolos utilizados nessa representação.
Assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre este conceito, bem como sobre os símbolos utilizados no desenho de uma planta baixa.
Planta baixa e sua simbologia
Como abordado no vídeo, conhecer as informações básicas sobre a planta baixa é fundamental para a execução não só da pintura, mas de todo serviço realizado em imóveis. Estes conhecimentos permitirão que você realize seu trabalho com segurança e profissionalismo, reduzindo erros durante a execução do trabalho.
Grande parte das informações que você precisará para os cálculos de um ambiente estão no corte horizontal da planta baixa – o corte que apresenta a vista superior.
No entanto, o corte vertical também contém informações importantes, como a indicação do pé-direito dos cômodos, por exemplo.
Outra vantagem do acesso ao corte vertical da planta baixa é que você também visualizará a diferença de nível entre o piso e o teto em cada ambiente do imóvel. Clique na imagem para ampliá-la:
O pé-direito é a medida que indica a distância entre o piso e o teto de uma construção.
Saber a altura do pé-direito do imóvel a ser pintado é fundamental para o orçamento do seu serviço – e também para a estimativa correta do material para pintura.
A medida do pé-direito é indispensável para que que você consiga realizar os cálculos de área e produzir seus orçamentos – incluindo corretamente os custos de mão de obra, dias de execução, volume e quantidade de materiais.
Esta afirmação é verdadeira ou falsa?
Uma das características da planta baixa é a representação em escala. Mas o que isso significa?
Uma representação em escala é a representação de algo com as medidas reduzidas ou ampliadas. Essa técnica permite manter no projeto suas dimensões reais.
Tanto na ampliação quanto na redução, o objeto reproduzido no desenho técnico tem suas proporções mantidas.
Dessa maneira, o projeto nos dá uma visão do objeto mais próxima do real - já que seria impossível reproduzi-lo em papel.
Veja como as escalas são representadas na planta baixa:
Nessa planta baixa, temos a indicação da escala de 1:50, ou seja, cada 1 centímetro da representação na planta baixa é proporcional a 50 centímetros reais.
Agora que você conhece os elementos e as simbologias da planta baixa, observe a presença destes itens em diferentes modelos a seguir:
Antes de clicar para ver a descrição das imagens, tente localizar as informações que você precisaria para realizar a pintura dos espaços.
Reflita
Na sua opinião, seria possível produzir um orçamento de pintura a partir dessas plantas baixas? Quais informações adicionais cada uma delas necessitaria? Quais cotas faltaram em cada uma delas?
Atente-se a todos os detalhes da planta baixa fornecida. Caso ela não seja um modelo completo, solicite as informações ao cliente. Lembre-se: elas são fundamentais para que você consiga realizar os cálculos do orçamento.
A seguir, você aprenderá a realizar os cálculos para identificar os valores em metros quadrados dos ambientes de pintura.
Agora que você já conhece a planta baixa, seus símbolos, medidas e como calcular as escalas, é hora de iniciar os cálculos de área em metros quadrados.
Atenção a estes cálculos: eles serão fundamentais para você solucionar o desafio inicial.
Vamos começar acessando o vídeo sobre como calcular a área de um cômodo e suas áreas de desconto, a partir das medidas da base e altura.
Faça os cálculos junto com o vídeo. Se precisar, dê pause e vá acompanhado o passo a passo.
Como calcular a área em metros quadrados e perímetro
Caso tenha tido dificuldades, siga treinando.
Você pode medir um cômodo da sua casa, por exemplo, e fazer os cálculos.
Para exercitar os cálculos vistos até aqui, realize a medição de ambientes em sua casa utilizando as fórmulas que aprendeu nesta aula:
DICA!
Anote ou imprima as fórmulas, para tê-las sempre à mão. Independente do ambiente a ser pintado, as fórmulas que você utilizará para calcular áreas quadradas e retangulares serão sempre essas que apresentamos.
Chegamos à parte mais simples dos cálculos. Nesta etapa, utilizaremos a fórmula de cálculo de área em metros quadrados para medir portas, paredes ou quaisquer áreas que deverão ser descontadas do cálculo da área total.
Essas áreas descontadas chamamos de áreas de desconto, pois não serão incluídas nos serviços de pintura.
A área real, por sua vez, é a subtração das áreas de desconto do valor da área total, aquela que aprendemos a calcular no vídeo anterior.
Acompanhe o vídeo a seguir, realizando os cálculos indicados para aprender como chegar aos valores que serão utilizados no orçamento do cliente em seu desafio inicial.
Como calcular a área de desconto e a área real
Exercite esses cálculos para que você sinta segurança ao aplicá-los no orçamento de um cliente. Os valores das áreas total, de desconto e real são muito importantes, pois permitem que você calcule o volume e a quantidade de materiais com mais precisão. Isso evita sobras ou falta de materiais ao final do seu serviço de pintura.
Agora prossiga nos exercícios e verifique seus conhecimentos obtidos até o momento. Boa sorte!
1. Qual a importância do pintor imobiliário saber calcular o valor total de uma área em m²?
2. Leia as afirmações com atenção e selecione (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
3. Agora que já sabemos calcular a área total (teto e paredes), área de desconto (portas e janelas) e a área real em m² (área a ser pintada), vamos praticar mais um pouco. Calcule a área em m² e assinale a alternativa com as respostas corretas.
Parabéns, você chegou ao final dos estudos sobre leitura de planta baixa e cálculo de área!
Você aprendeu a ler e a interpretar projetos de planta baixa, incluindo seus símbolos e projeções.
Além disso, aprendeu a realizar cálculos para identificar o valor da área total em m², da área real e da área de desconto, compreendendo suas fórmulas e em quais situações serão utilizadas.
Esperamos que tenha tido um bom aproveitamento – e que o aprendizado contribua para seu desempenho nas futuras atividades como pintor imobiliário.
Até breve!
Aviso
Parece que você já iniciou o curso, você pode: