Pintor Imobiliário

Situação-problema:
  Superfícies - Alvenaria

Situação-problema:
  Superfícies - Alvenaria

Role para baixo

Apresentação

Olá! Seja bem-vindo(a)!

Nesta situação-problema, você conhecerá a pintura sobre substratos aplicados em uma construção em alvenaria e aprenderá a importância de realizar a análise e preparação das superfícies para receber o acabamento com pintura, de acordo com o tipo de acabamento desejado.

Ao final, esperamos que você seja capaz de:

  • Analisar os tipos de superfícies sobre construções em alvenaria;
  • Preparar superfícies a serem pintadas;
  • Aplicar fundos específicos para cada superfície;
  • Aplicar massas ou texturas conforme o acabamento;
  • Executar pinturas seguindo procedimentos e recomendações dos fabricantes.

Situação-problema: Contextualização

Para começar, conheça os desafios que você precisará solucionar nesta situação-problema.

Você recebeu uma proposta de uma empresa, para realizar a preparação e o acabamento de um cômodo construído em alvenaria. O ambiente possui paredes e teto rebocados, com 30 dias de cura. Clique nas setas para mais detalhes:

Ícone ilustrado de uma casa. Sobre ela, uma lupa.

Você fará o trabalho sem equipe ou ajudante. Para isso, irá trabalhar em 5 etapas de execução.

1ª etapa:

Preparação do ambiente.

Ícone ilustrado de uma escova e um balde.

2ª etapa:

Aplicação do selador acrílico.

Ícone ilustrado de uma escova varrendo grãos de poeira.

Ícone ilustrado de uma espátula de metal.

3ª etapa:

Emassamento e finalização com lixamento.

4ª etapa:

Aplicação do fundo preparador de paredes.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um rolo de pintura.

Ícone ilustrado de uma mão fazendo a pintura de uma superfície com um rolo.

5ª etapa:

Aplicação de 1ª e 2ª demãos de tinta látex ou acrílica.

Desafios

Diante desta situação-problema, você precisará criar um planejamento, do início ao fim, para cada etapa de trabalho. Clique nas abas para conhecer os detalhes:

Ilustração de uma cordilheira com três montanhas; sobre a montanha que está em primeiro plano há uma bandeira laranja.

Nesta situação-problema, você precisará planejar o trabalho de pintura desde a análise da superfície até o acabamento com a pintura. Para isso, você deverá indicar a sequência de ações, as ferramentas e os materiais necessários.

Este desafio será prático, você irá realizar os procedimentos de pintura em superfícies de alvenaria na unidade SENAI.

A indicação de como realizar os desafios estará na página inicial do curso. Avance para iniciar os estudos que te ajudarão a solucionar estes desafios!

Pintura em Alvenaria

O processo de pintura ocorre sempre sobre algum tipo de substrato. Podemos definir o substrato como suporte, base ou superfície no qual se aplicam as tintas ou outros tipos de revestimento. Em outras palavras, o substrato é o material que vai "segurar" a pintura.

No caso da alvenaria, temos uma grande variedade substratos que podem ser aplicados sobre uma edificação, atendendo a diversos objetivos que um cliente pode ter.

Nessa situação-problema, você conhecerá alguns destes substratos e aprenderá a realizar a pintura de suas superfícies com acabamento liso, em relevo, rústico, sobre telhas, pisos, azulejos e PVC.

Antes de iniciar, conheça algumas definições importantes:

O que é alvenaria?

A alvenaria é estrutura que utiliza pedras, tijolos ou blocos unidos por argamassa para vedar espaços, proteger de sons e temperaturas externas, além de oferecer resistência à construção.

Fotografia de uma parede de tijolos. Uma pessoa aplica argamassa sobre os tijolos. Fonte: Freepik

Por que o tipo de substrato é importante para a pintura?

Os tipos de substrato aplicados sobre a construção de alvenaria determinam tipos de acabamento e pintura desta superfície.

Ao realizar o trabalho de pintura de uma parede, por exemplo, você pode se deparar com superfícies de acabamento liso, rústico, com textura ou aplicações de gesso.

A pintura de pisos, por sua vez, pode ter o objetivo de deixá-lo mais poroso para absorver melhor a água ou menos poroso, facilitando sua manutenção e limpeza. Você sabe como chegar a estes resultados?

Para realizar um bom trabalho, você precisa conhecer estas superfícies e seus sistemas de pintura.

Fotografia de quatro tipos de superfícies diferentes, uma ao lado da outra na seguinte ordem: parede, telhas de cerâmica, piso em blocos de concreto, parede texturizada. Fonte: Senai São Paulo

A pintura dessas (e outras) superfícies de uma construção pode atender a diversos interesses: facilitar a higienização, controlar a luminosidade, sinalizar ou decorar ambientes.

Como pintor profissional, você precisará aplicar o acabamento mais adequado para atender ao objetivo do seu cliente.

O que é a argamassa?

A argamassa convencional é uma mistura de areia, aglomerantes inorgânicos e água. Essa mistura produz um material que permite obter o chapisco, embolso e reboco.

Geralmente a argamassa é utilizada para regularizar a superfície de pisos e de concreto; por isso, ela não pode ser definida como superfície ou substrato.

Fotografia de um balde aberto. Em seu interior há argamassa e uma colher de pedreiro. Fonte: Depositphotos

Fotografia de uma pessoa passando argamassa vermelha no piso. Fonte: Senai São Paulo

Em alguns casos, argamassa também pode ser encontrada na forma de revestimento. Um exemplo clássico dessa técnica é o piso vermelhão, em que a argamassa colorida é utilizada com a finalidade de acabamento.

Como é definido o tipo de pintura para cada tipo de superfície?

De modo geral, as etapas de trabalho que envolvem a pintura irão variar de acordo com o tipo de superfície e o acabamento desejado. Estas etapas também são conhecidas como Sistema de Pintura.

Fotografia de uma pessoa pintando uma parede branca de rosa. Ela utiliza luvas e um rolo de lã. Fonte: Depositphotos

Os Sistemas de Pintura incluem a aplicação de massas e fundos e o acabamento com pintura. Estes procedimentos são fundamentais para garantir a qualidade, durabilidade e economia no trabalho de pintura. A combinação destes procedimentos pode variar, se o trabalho de pintura for sobre uma superfície nova ou se for uma repintura.

IMPORTANTE!

Antes de iniciar os procedimentos de pintura, assegure-se de que está em posse de todos os EPIs necessários para realizar o trabalho. Clique na imagem para ampliar.

Como pintor profissional, você poderá ser contratado para realizar a pintura sobre as mais diversas superfícies que compõem uma construção em alvenaria. Seu conhecimento técnico fará toda a diferença no resultado do trabalho de pintura.

O vídeo a seguir apresenta os substratos mais comuns em uma construção de alvenaria – e os tipos de acabamentos que você aprenderá na pintura e repintura. Clique em play para assisti-lo.​

Introdução à alvenaria​

Acabamento liso

Um dos acabamentos mais utilizados no revestimento de edificações residenciais e comerciais é o acabamento liso. Geralmente, encontramos esse tipo de acabamento em paredes, tetos e alguns pisos.

A principal vantagem de superfícies lisas está na facilidade de limpeza e manutenção, pois agregam menos poeira do que superfícies com textura.

Outro fator que pode levar à opção por esse tipo de acabamento é a beleza estética. As superfícies lisas têm um aspecto refinado e possuem um visual agradável ao olhos e ao toque.

Fotografia de uma parede pintada de vermelho. Fonte: Senai São Paulo

Considerando que a alvenaria é uma estrutura que utiliza pedras, tijolos ou blocos unidos por argamassa para vedar espaços, pode-se recorrer a diferentes materiais para a obtenção deste acabamento.

SAIBA MAIS!

A Norma da ABNT NBR 13245 fornece as diretrizes que orientam a preparação de superfícies que irão receber a pintura.

Pintura em superfícies de reboco

O reboco é uma argamassa composta de água, agregados de areia natural ou artificial e ligantes, como o cimento PortlandCimento Portland é o nome comum do cimento; é como ele é conhecido mundialmente. e a cal.

Fotografia de um homem rebocando uma parede de blocos de concreto. Fonte: Depositphotos

A pintura sobre superfícies de reboco (paredes e tetos rebocados) envolve dois aspectos importantes:

O tempo de cura é importante, pois é um período de controle da umidade e de liberação de calor e processos químicos do material para que ele se torne firme e resistente. O tempo de cura do reboco é de 30 dias.

Fotografia de uma parede recém-rebocada. É possível identificar áreas em que a argamassa ainda está úmida. Fonte: Senai São Paulo

Para identificar se o reboco é forte ou fraco, faça o teste passando um prego com uma leve pressão sobre a superfície. Se riscar, trata-se de um reboco forte. Se criar uma profundidade, trata-se de um reboco fraco.

Fotografia de uma mão aberta próxima a uma parede rebocada. Na luva, é possível identificar resíduos granulosos da argamassa.

IMPORTANTE!

Atualmente, o mercado oferece opções de produtos que possibilitam iniciar a pintura após 7 dias de cura, sem a necessidade de aguardar os 30 dias e sem negligenciar a etapa de preparação da superfície. Informe-se com lojistas e ofereça esta opção a seu cliente. Caso o tempo de cura não seja respeitado, patologias podem acontecer e estragar o trabalho feito, como na fotografia a seguir.​

Fotografia de uma parede com a tinta descascando. Fonte: Depositphotos

Clique em play no​ vídeo a seguir para conhecer mais sobre a pintura e repintura de superfícies de reboco.

Reboco

Pintura em superfícies de Quartzo

O quartzo é considerado o mineral mais abundante existente na Terra. Com a areia de quartzo, são fabricados vidros, porcelanas, materiais refratáriosMateriais que refletem a luz., lixas, entre outros.

Fotografia de um cristal de quartzo rosa. Fonte: Unsplash

Fotografia de uma porção de areia de quartzo. Fonte: Depositphotos

O revestimento de quartzo tem custo baixo, é antichamas, antialérgico, lavável e possui grande maleabilidade, evitando trincas. A areia de quartzo tingida pode ser aplicada em áreas internas e externas. Sua aplicação é feita sobre argamassa, resultando em uma superfície lisa e muito resistente.

A pintura sobre o revestimento de quartzo requer uma boa preparação, para que a porosidade desta superfície não prejudique o resultado da pintura. Conheça a seguir o procedimento para pintura de superfícies de quartzo.

Pintura sobre superfície de quartzo

Ícone ilustrado de uma escova de mão.

1. Limpe toda a superfície com uma escova de cerdas de nylon ou uma vassoura.

Ícone ilustrado de uma mão rebocando uma parede com o auxílio de uma espátula.

2. Aplique uma demão de massa corrida (para áreas internas) ou massa acrílica (para áreas externas) para selar toda a superfície.

Ícone ilustrado de três lixas sobrepostas em formato de leque.

3. Após a secagem, lixe a massa com lixas vermelhas 180 e 220 para regularizar e uniformizar a superfície.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um pano.

4. Limpe toda a superfície com pano úmido bem torcido para remover a poeira.

Ícone ilustrado de uma mão fazendo a pintura de uma superfície com um rolo.

5. Aplique fundo preparador de parede para obter uma garantia adicional.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um rolo de pintura.

6. Aplique duas demãos de tinta látex ou acrílica para acabamento, dependendo da área de aplicação (interna ou externa).

Superfícies de gesso

O gesso é um aglomerante inorgânico extraído do sulfato de cálcio, bastante utilizado na construção civil para construção, decoração e revestimento de paredes e tetos.

Fotografia do interior de um imóvel. O ambiente é claro e bem iluminado, há móveis (sofá, cadeira, televisão, notebook, mesa e planta) e é possível identificar aplicações de gesso no teso e nas paredes. Fonte: Depositphotos

O gesso vem sendo utilizado no Brasil em diferentes situações, tais como:

Quando se trata da pintura de superfícies de gesso com acabamento liso, as mais comuns são aquelas revestidas com gesso liso, os bloquetes, as placas de gesso e o drywall.

Pintura em bloquete de gesso

O bloquete de gesso também é conhecido como bloco pré-moldado. Este material consiste em placas de gesso que se encaixam e são utilizadas para construir paredes, divisórias e repartições de ambientes ou galpões.

Fotografia de uma parede de bloquetes de gesso. Fonte: Depositphotos

O bloquete proporciona agilidade, limpeza e organização na obra, apresentando um acabamento de superfície lisa que pode receber pintura.

Conheça o sistema de pintura desta superfície:

Pintura

Ícone ilustrado de uma mão rebocando uma parede com o auxílio de uma espátula.

1. Analise se é necessário aplicar gesso para tapar as juntas das placas.

Ícone ilustrado de três lixas sobrepostas em formato de leque.

2. Lixe as juntas com lixas vermelhas de número 120 e 180 para eliminar o excesso de gesso.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um pano.

3. Limpe toda a superfície com pano úmido bem torcido para remover a poeira.

Ícone ilustrado de uma mão fazendo a pintura de uma superfície com um rolo.

4. Aplique fundo preparador de paredes ou tinta para gesso, para que não ocorra o desplacamento do revestimento.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um rolo de pintura.

5. Para obter um acabamento mais refinado, você pode aplicar uma demão de massa sobre toda a superfície.

Ícone ilustrado de três lixas sobrepostas em formato de leque.

6. Feita a aplicação da massa, lixe toda a superfície e remova o pó das paredes e do chão.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um rolo de pintura.

7. Finalize a pintura com tinta para gesso, caso o acabamento seja branco, ou com a tinta acrílica de preferência do cliente.

Repintura

Ícone ilustrado de três lixas sobrepostas em formato de leque.

1. Lixe toda a superfície para proporcionar a ancoragem da tinta.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um pano.

2. Limpe toda a superfície com pano úmido bem torcido para remover a poeira.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um rolo de pintura.

3. Finalize com duas demãos de tinta, na cor desejada, respeitando o tempo de secagem indicado pelo fabricante.

 

Pontos de atenção

  1. As placas de gesso vêm prontas para aplicar, mas você deve se atentar ao tempo de secagem do material usado na junção das partes: de 3 a 5 dias.
  2. Aplique apenas uma demão de fundo preparador. Se utilizado em excesso, ele pode vitrificar a superfície do gesso, comprometendo a pintura.

Pintura de superfícies de gesso liso

O gesso liso consiste em uma mistura do gesso com a água. É utilizado como acabamento ou revestimento de tetos ou paredes de áreas internas. Trata-se de um material que pode ser aplicado diretamente no bloco, no tijolo, ou sobre as paredes rebocadas, proporcionando um acabamento liso.

Fotografia de uma parede pintada de vermelho. Fonte: Senai São Paulo

O gesso se destaca por ser capaz de substituir todos os processos de revestimento da alvenaria, desde o chapisco até o reboco, com mais agilidade e menos custo do que o reboco.

SAIBA MAIS!

O gesso liso também é conhecido como gesso corrido. Esta nomenclatura está relacionada à forma de aplicação do gesso, pois o profissional corre a desempenadeira com o gesso sobre a superfície da parede.

Clique em play e assista ao vídeo a seguir para conhecer mais sobre a pintura e repintura de superfícies de gesso liso.

Gesso liso

Pintura de superfícies de drywall

O drywall é um processo construtivo que utiliza placas de gesso pré-fabricadas, inseridas entre duas lâminas de papelão, que proporcionam força e resistência a estas estruturas.

Fotografia de um cômodo que receberá o drywall. É possível identificar as estruturas cartonadas nas três paredes (laterais e de fundo). Fonte: Depositphotos

Chamado também de processo construtivo a seco, o drywall vem sendo muito utilizado no Brasil em situações como:

Veja este exemplo de aplicação do drywall:

Fotografia de um teto com vigas metálicas à mostra. As vigas estão presas a tábuas de madeira. Fonte: Depositphotos

Estrutura em metal em que são fixadas as placas de drywall.

Fotografia de um teto com aplicação de drywall finalizado. No drywall há desníveis e recortes curvilíneos e pontos de ilumação. Fonte: Depositphotos

Superfície de drywall montada com níveis do teto, iluminação e acabamento com pintura.

 

Clique em play no vídeo a seguir​ e conheça mais sobre a pintura e repintura de superfícies de drywall:

Drywall

Acabamento em relevo

Os acabamentos de superfícies em relevo podem ser utilizados com diferentes objetivos: controle de temperatura, decoração, redução de custos, aplicação mais rápida, entre outros.

Independentemente da motivação do cliente, a pintura ou a repintura de superfícies em relevo pode ser um pouco trabalhosa devido à necessidade de acompanhar o relevo na hora da aplicação.

Fotografia de uma parede com placas de gesso 3D em formato de pétalas. Fonte: Senai São Paulo

Neste momento, vamos explicar a pintura sobre a superfície em relevo mais comum, que são as superfícies de gesso 3D.

DICA!

Algumas dicas para a pintura de superfícies em relevo:

  • Utilizar tinta acetinada ou semibrilho para facilitar a limpeza da superfície. Em tinta fosca sobre relevo, a limpeza pode ser mais difícil.
  • Utilizar máquina airless para facilitar a pintura deste tipo de superfície.

Pintura em superfícies de gesso 3D

As placas de gesso 3D são um revestimento decorativo aplicado a superfícies de tetos e paredes. Elas proporcionam economia e agilidade no processo construtivo, além de oferecem um acabamento sofisticado.​

A pintura deste tipo de material passa antes pela secagem das emendas das placas, um leve lixamento e a pintura com um pulverizador.

Fotografia de uma parede com placas de gesso 3D aplicadas em formato triangular. Fonte: Depositphotos

Clique em play no vídeo a seguir​ para conhecer mais sobre a pintura e repintura de superfícies de gesso 3D.​

Gesso 3D

Acabamento rústico​

A pintura de superfícies rústicas, com blocos e tijolos expostos, tem se tornado cada vez mais comum em ambientes residenciais e comerciais. Como pintor profissional, você poderá ser requisitado para este tipo de trabalho.

A pintura de blocos e tijolos geralmente é feita com o objetivo de proteger as superfícies e proporcionar uma boa aparência. As paredes de bloco e tijolo podem receber diversos tipos de acabamento, como verniz, resina, pintura e textura.​

Clique nas abas para conhecer as especificidades desses substratos:

Os blocos cerâmicos estruturais são comuns em construções residenciais e comerciais. Ele é utilizado para vedar e resistir ao peso de toda a alvenaria. Além disso, absorvem menos umidade, proporcionam conforto térmico e protegem o ambiente de sons externos.

Fotografia de uma parede de blocos de cerâmica. Fonte: Unsplash

Os blocos de concreto podem ser encontrados na forma utilizada para vedação de ambientes ou na categoria de blocos estruturais, que funcionam como alicerce da obra. Eles são compostos de água, cimento e outros agregados.

Fotografia de uma parede de blocos de concreto. Fonte: Depositphotos

Assim como os blocos, os tijolos têm a função de estruturar uma construção; no entanto, o tijolo oferece maior conforto acústico e térmico.

Fotografia de uma parede de tijolos de barro. Fonte: Unsplash

Os procedimentos de pintura sobre blocos e tijolos são muito parecidos, mas possuem algumas diferenças na preparação das superfícies, devido às diferenças na porosidade de cada material.

Conheça, a seguir, o processo de pintura de tijolos de barro.

Pintura

Ícone ilustrado de uma escova de mão.

1. Limpe toda a superfície com uma escova ou vassoura de cerdas de nylon.

Ícone ilustrado de uma mão fazendo a pintura de uma superfície com um rolo.

2. Aplique uma demão de fundo preparador de paredes para aglutinar todas as partículas da superfície e aguarde o tempo de secagem recomendado pelo fabricante.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um rolo de pintura.

3. Finalize com a aplicação de resina ou silicone líquido.

Repintura

Ícone ilustrado de três lixas sobrepostas em formato de leque.

1. Lixe toda a superfície com uma sequência de lixas de número 120 até 220.

Ícone ilustrado de uma espátula de metal.

2. Analise se é necessário fazer reparos com argila antes de seguir para os próximos passos.

Ícone ilustrado de uma escova de mão.

3. Limpe toda a superfície com uma escova ou pano úmido bem torcido para remover a poeira.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um rolo de pintura.

4. Finalize com a aplicação de resina ou silicone líquido.

Para conhecer mais sobre a pintura de blocos cerâmicos e de concreto, clique em play no​ vídeo a seguir.​

Blocos

Acabamento sobre telhas

As telhas utilizadas na cobertura de casas e prédios possuem diversos tipos e modelos, além de apresentarem uma grande variedade de materiais em sua confecção.

Apesar de não ser muito comum no Brasil, a pintura de telhas é muito importante, por se tratar da estrutura que mais recebe o impacto do sol e das chuvas em uma edificação.

Os principais benefícios proporcionados pela pintura das telhas são:

A seguir, saiba mais sobre as telhas que costumam ser pintadas e aprenda os procedimentos de pintura de suas superfícies.

Telhas galvanizadas

As telhas galvanizadas também são conhecidas como telhas de zinco. Elas possuem rápida instalação, baixa manutenção e recebem esse nome devido ao processo químico aplicado sobre as placas de aço para evitar a oxidação.

Sua preparação envolve a aplicação de complementos específicos e a pintura recebe alguns produtos para evitar o descascamento e desplacamento da película da tinta por falta de ancoragem.

Fotografia de um espaço coberto com telhas galvanizadas apoiadas em uma estrutura metálica. Fonte: Depositphotos

Conheça o sistema de pintura desta superfície:

Pintura

Ícone ilustrado de uma trincha sujo de tinta.

1. Aplique o complemento específico para este tipo de superfície, que será um fundo fosfotizante ou fundo para galvanizados.

2. Aplique tinta térmica com pulverizador portátil, de acordo com as recomendações do fabricante.

Repintura

1. Faça a limpeza da superfície com hidrojateamento, para eliminar sujeiras que podem comprometer a aderência da nova camada de tinta.

2. Aplique a tinta térmica com um pulverizador portátil, de acordo com as recomendações do fabricante.

 

IMPORTANTE!

A aplicação de produtos sobre telhas galvanizadas deve ser feita com o fundo seco, portanto, evite fazer esse procedimento​ em dias chuvosos.

Telhas de cerâmica

As telhas de cerâmica também são conhecidas como telhas coloniais. Este tipo de telha é resultado da queima da argila, podendo receber diferentes formatos, cada um para uma finalidade.

Fotografia de uma pessoa efetuando a troca de uma telha de cerâmica no telhado de uma casa. Fonte: Depositphotos

A pintura de telhas de cerâmica geralmente consiste na aplicação de resina acrílica, que protege a superfície e mantém a coloração tradicional, dando um acabamento brilhante na telha.

Alguns clientes também podem optar pelo acabamento com tinta acrílica colorida, para criar um projeto autêntico e diferenciado.

Fotografia de um telhado. As telhas estão pintadas de azul. Fonte: Depositphotos

Clique em play no vídeo a seguir e conheça mais sobre a pintura e repintura de telhas de cerâmica.

Telhas cerâmica

Telhas de concreto

As telhas de concreto estão entre as mais modernas do mercado e apresentam uma variedade de cores e formatos. Elas se destacam em relação às telhas de cerâmica devido ao conforto térmico que proporcionam à edificação.

A pintura das telhas de concreto oferece acabamento e proteção à superfície. Apesar de possuírem porosidades diferentes, o sistema de pintura de telhas de concreto é igual ao sistema utilizado em​ telhas de cerâmica.

Fotografia do telhado de uma casa. As telhas estão pintadas de branco. Fonte: Senai São Paulo

Telhas de fibrocimento

As telhas de fibrocimento são um dos tipos de cobertura mais utilizados nas construções brasileiras. Este material é feito a partir do processamento do cimento com as fibras de amianto, o que traz uma maior flexibilidade à estrutura.

Embora seja comum encontrar o fibrocimento em coberturas de telhado, você também poderá se deparar com superfícies de fibrocimento em placas cimentícias para fachadas, em estruturas verticais.

Fotografia de uma telha de fibrocimento em formato ondulado. Fonte: Depositphotos

O acabamento para este tipo de material pode ser feito com tinta emborrachada, tinta com sistema elastomérico ou tinta térmica.

VOCÊ SABIA?

As fibras de amianto são altamente cancerígenas e podem causar doenças consideradas incuráveis. A contaminação mais comum é pela inalação desta fibra.

Clique em play no​ vídeo a seguir para conhecer mais sobre a pintura e repintura de telhas de fibrocimento.

Telhas de fibrocimento

Acabamento sobre pisos

Podemos encontrar diferentes tipos de pisos nas edificações, como calçadas, contrapiso, piso de cimento queimado, piso de quadra poliesportiva e piso industrial – cada um com suas particularidades e funcionalidades.

De forma geral, podemos classificá-los em dois tipos:

Composição de duas fotografias. A da esquerda é de um piso de concreto liso/piso não poroso. A da direita é de um piso de concreto poroso. Fonte: Senai São Paulo

Pisos de concreto

O concreto é composto de uma mistura de cimento, pedras, areia, água e adições, como a sílica ativa. A principal diferença entre superfícies de concreto e de reboco é a composição diferente dos agregados (pedras) e aditivos.

Fotografia de um estacionamento subterrâneo, vazio e bem iluminado. É possível identificar a demarcação das vagas, e as colunas estão pintadas com listras amarelas e pretas. Fonte: Depositphotos

A pintura de pisos de concreto é mais comum em áreas de estacionamento, fábricas e quadras. Em alguns casos, você também pode ser requisitado a realizar a pintura de lajes, paredes, vigas e pré-moldados de concreto.

Ao realizar a pintura de pisos de concreto, você deve se atentar a dois fatores (clique nas abas para mais detalhes):​

O tempo de cura do concreto vai variar de acordo com o material, fabricante e tipo de acabamento que será feito sobre ele. No caso de pisos de concreto, o tempo de cura varia de 14 a 28 dias.

O acabamento sobre pisos de concreto pode ser feito com tinta ou resina, utilizando diferentes sistemas de pintura para cada tipo de acabamento.

Ao realizar a pintura de pisos de concreto, você deverá se atentar às porosidades destas superfícies. Conheça mais sobre a pintura de pisos porosos e não porosos a seguir.

Pintura em superfícies de pisos porosos

Os pisos porosos têm como característica uma grande quantidade de espaços vazios em sua estrutura, o que os torna mais permeáveis. Essa característica é refletida na textura e aparência do piso.

Composição de duas otografias com dois tipos de piso diferentes. O da esquerda é asfaltado e há um número seis pintado nele. O da direita é constituído de placas quadradas de concreto. Fonte: Depositphotos​

Como exemplo de pisos porosos, podemos citar os pisos de calçadas, contrapiso e pisos de concreto de garagens.

A textura deste tipo de piso demanda alguns cuidados e preparações, para que não haja um gasto excessivo de materiais durante a pintura.

Conheça o sistema de pintura destas superfícies:

Pintura com tinta para piso

1. Limpe toda a superfície com vassoura e aspirador de pó.

2. Lave a superfície com hidrojateamento (lavagem de alta pressão) e aguarde o tempo de secagem total da superfície. A lavagem deve eliminar todo tipo de sujeira, graxa, gordura ou impurezas sobre o piso.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um rolo de pintura.

3. Aplique uma demão de fundo preparador de paredes, com um rolo de lã de pelo médio, para aglutinar todas as partículas da superfície e aguarde o tempo de secagem recomendado pelo fabricante.

Ícone ilustrado de uma mão fazendo a pintura de uma superfície com um rolo.

4. Aplique a tinta para piso com um rolo de lã de pelo médio ou alto, para proteger e dar acabamento ao piso.

Ícone ilustrado de uma mão segurando um rolo de pintura.

5. Para um acabamento fino e uma proteção adicional do piso, aplique de 2 a 3 demãos de resina acrílica.

Pintura com tinta epóxi

1. Limpe toda a superfície com vassoura e aspirador de pó.

2. Lave a superfície com hidrojateamento (lavagem de alta pressão) e aguarde o tempo de secagem total da superfície. A lavagem deve eliminar todo tipo de sujeira, graxa, gordura ou impurezas sobre o piso.

Ícone ilustrado de uma mão fazendo a pintura de uma superfície com um rolo.

3. Aplique uma demão de fundo preparador de paredes, com um rolo de lã de pelo médio, para aglutinar todas as partículas da superfície – e aguarde o tempo de secagem recomendado pelo fabricante.

4. Aplique tinta epóxi à base de água com um rolo de lã de pelo médio ou um pulverizador portátil, para obter um acabamento com brilho. O método de aplicação irá variar de acordo com a viscosidade do produto e sua formulação (base de água ou solvente).

Repintura

Ícone ilustrado de uma espátula de metal.

1. Faça reparos com massa, caso necessário. Utilize a massa indicada pelos fabricantes para o tipo de piso em que irá fazer a repintura.

Ícone ilustrado de três lixas sobrepostas em formato de leque.

2. Lixe toda a superfície, para proporcionar a ancoragem da tinta.

3. Limpe toda a superfície com hidrojateamento e aguarde o tempo de secagem total da superfície.

4. Finalize a repintura, aplicando tinta para piso ou tinta epóxi com um rolo de lã de pelo médio ou alto, ou um pulverizador portátil. O método de aplicação vai depender da viscosidade do produto, caso sua formulação seja à base de água ou solvente.

DICA!

  1. Respeite o tempo de cura de 14 a 28 dias do concreto antes de iniciar a pintura.
  2. A pintura com resina acrílica e tinta epóxi pode deixar o piso escorregadio quando molhado. Por isso, esse tipo de acabamento deve ser evitado em áreas externas.

Pintura em superfícies de pisos não porosos

Os pisos não porosos têm a aparência lisa, pois possuem uma quantidade reduzida de bolsões de ar em sua composição.

Alguns exemplos de pisos não porosos são os pisos de cimento queimado, pisos industriais, pisos de quadras poliesportivas e de postos de gasolina.

Fotografia de uma quadra esportiva. O piso está pintado e há uma trave, em uma das extremidades, e uma bola. Fonte: Depositphotos

Fotografia de um estacionamento subterrâneo. Há diversos carros estacionados, e o piso é brilhante. Fonte: Depositphotos

Clique em play no​ vídeo a seguir para conhecer mais sobre a pintura e repintura de pisos não porosos.

Pisos não porosos

Acabamento sobre azulejo cerâmico

A pintura de azulejos é uma forma rápida e econômica de transformar um ambiente com revestimento cerâmico. Ela é uma alternativa para modificar ambientes sem que haja necessidade de quebra de paredes, sujeira, locação de caçamba de entulhos – entre outros custos, que podem encarecer uma obra.

Fotografia de uma parede com azulejos pintados de bege. Fonte: Senai São Paulo

O mercado de tintas imobiliárias tem desenvolvido produtos com altíssima tecnologia para realizar esse tipo de pintura com qualidade, atendendo às necessidades dos clientes. Entretanto, é preciso atenção aos produtos utilizados, às etapas da pintura e às informações técnicas dos produtos que devem ser aplicados sobre superfícies cerâmicas.

Clique em play no​ vídeo a seguir para conhecer mais sobre a pintura e repintura de superfícies de azulejo cerâmico.

Azulejo cerâmico

Acabamento sobre PVC

O policloreto de vinila (PVC) é um plástico composto de material termoplástico, que pode ser rígido ou flexível. Trata-se de um material muito resistente a substâncias químicas, fungos e bactérias.

O uso de PVC é muito variado e a pintura desse tipo de material geralmente é feita para indicar quais produtos passam por dentro das tubulações.

Fotografia de uma pessoa pintando um cano de PVC de marrom. Para isso, ela utiliza luvas e um pincel. Fonte: Depositphotos

A pintura sobre canos e tubos de PVC se faz necessária para sinalização de segurança. Por isso, é muito importante saber realizá-la corretamente.

Conheça as cores aplicadas ao PVC e suas funções:

 

Branco
Vapor

Amarelo
Gases não liquefeitos

Vermelho
Vapor saturado, materiais de combate a incêndio (água)

Verde
Água, exceto a de combate a incêndios

Azul
Produtos sob pressão, como o ar comprimido

cinza-escuro
Eletrodutos

Laranja
Ácidos

cinza-claro
Vácuo

Preto
Inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade, como óleo, combustível, piche e asfalto

Marrom
Canalização de fluidos e materiais fragmentados, como minério e petróleo bruto

Creme
Produtos intermediários pesados

Lilás/Púrpura
Álcalis, lixívias (água sanitária)

Alumínio
Substâncias inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade, como diesel, lubrificantes, solventes, gasolina e querosene

Clique em play no​ vídeo a seguir para conhecer mais sobre a pintura e repintura de superfícies de PVC.

PVC

 

Agora prossiga para verificar os conhecimentos obtidos até o momento. Boa sorte!

Colocando em prática

1. As superfícies de gesso podem receber acabamento com tinta para gesso, caso o acabamento seja branco, ou com a tinta acrílica da cor de preferência do cliente.

 

2. A aplicação de selador acrílico ou fundo preparador irá variar de acordo com as condições do substrato. Selecione o produto que deve ser aplicado​ na preparação para a pintura de cada uma das superfícies listadas:

a. Preparação de superfície de drywall.


b. Preparação de parede para pintura sobre quartzo.


c. Preparação de blocos de cerâmica e concreto.


d. Preparação de piso não poroso para a pintura.


e. Preparação de parede com 30 dias de cura.

 

3. Selecione a alternativa correta sobre as superfícies de reboco:

Parabéns!

Resposta correta.

Resposta incorreta.

As superfícies de gesso podem receber acabamento com tinta para gesso caso o acabamento seja branco, ou com a tinta acrílica de preferência do cliente.

Parabéns!

Resposta correta.

Ops! Tente novamente.

Você não analisou corretamente as afirmativas.

Resposta incorreta.

O selador acrílico é mais utilizado sobre superfícies novas ou com muita porosidade, enquanto o fundo preparador de paredes é indicado para repintura, tratamento de patologias e superfícies pouco porosas, como é o caso do reboco fraco.​

Atenção!

Escolha uma das alternativas para continuar!

Parabéns!

Resposta correta.

Ops! Tente novamente.

Você não analisou corretamente as afirmativas.

Resposta incorreta.

A correspondência correta dos itens é:​

a.   Fundo preparador.​

b.   Fundo preparador.​

c.   Selador acrílico.​

d.   Selador acrílico.​

e.   Selador acrílico.

Atenção!

Escolha uma das alternativas para continuar!

Recapitulando

Parabéns, você chegou ao final dos estudos sobre a situação-problema pintura de alvenaria!

Você conheceu os principais substratos pintados em uma construção de alvenaria, realizando a análise, a preparação e o acabamento com pintura sobre estas superfícies.

Esperamos que você tenha tido um bom aproveitamento e que o aprendizado contribua para seu desempenho em suas futuras atividades como pintor imobiliário.

Até breve!

Referências

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PINTURA de pisos. Casa Diamante Tintas. Disponível em: https://casadiamante.com.br/pintura-de-pisos/. Acesso em: 2 dez. 2021.

PINTURA de telhados: vale a pena fazer? Max Telhados, 1 out. 2018. Disponível em: https://maxtelhados.com.br/pintura-de-telhados-vale-a-pena-fazer/. Acesso em: 2 dez. 2021.

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TELHAS de concreto: telhados, preços e muito mais! Construindo Decor. Disponível em: https://construindodecor.com.br/telhas-de-concreto/. Acesso em: 2 dez. 2021.

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VYSOLA em um pedreiro: por que surgir e como se livrar deles? Decorex Pro. Disponível em: https://pt.decorexpro.com/kirpich/vysoly-na-kladke/. Acesso em: 2 dez. 2021.

WAGNER, Felipe. Tubulação aparente de gás e água: saiba tudo sobre elas! RW Engenharia. Disponível em: https://www.rwengenharia.eng.br/tubulacaoaparente/. Acesso em: 2 dez. 2021.

Créditos

SENAI - DEPARTAMENTO REGIONAL DE SÃO PAULO

Ricardo Figueiredo Terra
Diretor Regional

Cassia Regina Souza da Cruz
Gerente de Educação

Izabel Rego de Andrade
Supervisora da Supervisão de Educação Online​

Adriane Treitero Cônsolo
Coordenação do Desenvolvimento dos Cursos a Distância no Departamento Regional

Flávia Dos Santos Silveira
Design Educacional

Nilton Guimaraes de Sousa
Valter de Almeida Pereira

Desenvolvimento do conteúdo

Adilson Moreira Damasceno
Paula Cristina Bataglia Buratini

Coordenação da Produção do Curso

Fabiano José Moura
Luiz Tadeu Silva Sansone

Ilustrações

Aldo Toma Junior
Jaqueline Eiri Kono
Juliana Rumi Fujishima

Locução

Camila Ciarini Dias
Ederson Guilherme Antônio Silva
Fabio Augusto Lopes da Silva

Produção Multimídia

Rafael Santiago Apolinário
Programação

Carla Moreira Kinzo
Jeferson Paiva
Juliana Rizzuto

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