Abaixo, mande suas dúvidas.
Videoaulas
Com o briefing bem elaborado, teremos as ferramentas necessárias para definir também quais serão os recursos audiovisuais que melhor atenderão às necessidades do projeto.
De acordo com as necessidades específicas do projeto, os recursos a serem desenvolvidos podem ser:
Procedimental
Usada para mostrar como realizar um procedimento ou como manipular um equipamento, por exemplo. Geralmente, um vídeo de procedimento é combinado com uma videoaula expositiva, potencializando a fixação do conteúdo.
Webcast
Trata-se de uma videoaula expositiva, onde uma apresentadora ou um apresentador explica um tema, facilitando o aprendizado e aumentando o engajamento dos estudantes dentro do curso. Este formato pode conter algumas interações animadas e ilustrações.
Motiongraphic
O motion usa elementos visuais e grafismos para comunicar assuntos diversos, como apresentar conceitos ou explicar o funcionamento de determinado processo. Este formato baseia-se totalmente em ilustrações e interações animadas que, juntas, contam uma história.
Aula narrada
É uma apresentação com o apoio de slides, com tópicos importantes e explicações sobre temas relevantes para a formação dos estudantes.
Tutoriais
Com o briefing bem elaborado, teremos as ferramentas necessárias para definir também quais serão os recursos audiovisuais que melhor atenderão às necessidades do projeto.
De acordo com as necessidades específicas do projeto, os recursos a serem desenvolvidos podem ser:
Webinar
O formato mais popular das redes sociais. Neste tipo de vídeo, mostramos como realizar determinado processo. Muito usado em cursos de tecnologia que envolve sistemas ou softwares.
Podcasts
Podcasts são aulas pontuais em formato de áudio.
Geralmente, são utilizados para acrescentar informações ou para a construção de narrativas dentro de um curso, trazendo informações relevantes e contextualizando o aluno sobre um tema dentro do curso.
Após a definição de qual ou quais desses formatos atenderá às necessidades do curso, um roteiro específico para o recurso definido será produzido por um Designer Educacional. Esse roteiro passará por revisão ortográfica e finda essa etapa estará pronto para entrar em produção.
[Ed] [GIF-VINHETA] Paralelo a essa etapa de roteirização, daremos início à produção dos elementos que irão compor a identidade visual e sonora do recurso em questão, como vinhetas, GCs, BGs e trilhas sonoras, sempre levando em consideração o briefing e o formato da produção.
[Getúlio] Com o roteiro pronto e revisado, chegamos na fase do "Luz, câmera e ação!". No caso das videoaulas e podcasts que serão gravadas em estúdio, será realizado um agendamento com um técnico responsável pela gravação e um apresentador/locutor. Esse agendamento leva em conta a agenda do estúdio, a disponibilidade dos colaboradores envolvidos, a duração dos roteiros selecionados e o prazo para entrega final do conteúdo produzido.
[Tiago] Para videoaulas procedimentais, frequentemente será necessário, além da gravação em estúdio, agendar gravações externas para a captação dos processos em questão. Nesse caso o agendamento das captações deverá ser feito junto com o responsável pelo lugar em que as gravações serão realizadas. Além disso, é necessário providenciar uma guia de transporte, documento que contém uma lista dos equipamentos que serão retirados da escola para a gravação com seus respectivos valores e números de patrimônio.
Após as captações dos materiais, entramos na fase de edição. Guiados pelo roteiro, os editores montarão o vídeo final, retirando os erros de gravação, incluindo materiais externos e padronizando tudo dentro da identidade visual e sonora do curso.
[Camis de novo?] E por fim o recurso finalizado será encaminhado para o controle de qualidade que fará a conferência final do conteúdo.