Olá! Boas-vindas ao nosso podcast. Aqui, você vai conhecer uma breve história da EaD.
O ano de 1728 é considerado o marco inicial da EaD no mundo. Na
ocasião, o jornal Gazeta de Boston anunciou um curso em que o docente Caleb Philipps
oferecia material para ensino por correspondência. Tratava-se da primeira iniciativa
educacional oficial na qual as pessoas não se encontravam face a face.
Em 1829 é inaugurado, na Suécia, o Instituto Liber Hermondes, que possibilitou a mais de 150
mil pessoas realizarem cursos na modalidade a distância.
Em 1840, na Inglaterra, Isaac Pitman sintetiza os princípios da taquigrafia em cartões
postais que trocava com seus alunos.
Já em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundam a primeira escola por
correspondência destinada ao ensino de línguas.
Em 1873, em Boston, Anna Eliot Ticknor cria a Society to Encourage Study at Home.
Em 1891, Thomas J. Foster, em Scarnton (Pennsylvania), inicia o International Correspondence
Institute, com um curso sobre medidas de segurança no trabalho de mineração.
No Brasil, a literatura não é precisa quanto à real origem da EaD. Diferentes estudiosos da
área apontam ações diversas como marco desta modalidade educacional no país.
No entanto, a maioria concorda que a primeira experiência com EaD no Brasil aconteceu em
1923, quando um grupo liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette-Pinto criou a Rádio
Sociedade do Rio de Janeiro, que oferecia cursos de literatura, radiotelegrafia e telefonia.
Em 1939, surge em São Paulo o Instituto Radiotécnico Monitor, a primeira instituição de
ensino nacional a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por
correspondência.
Já em 1941, é fundado o Instituto Universal Brasileiro, por um ex-sócio do Instituto Monitor.
Outras organizações similares juntam-se aos dois institutos e são responsáveis pelo
atendimento de milhões de alunos em cursos abertos de iniciação profissionalizante a
distância.
Foi somente na década de 1960, que a EaD teve maior expressão em território brasileiro, com o
início de ações sistematizadas do Governo Federal.
Paralelamente, instituições privadas e governos estaduais também começaram a desenvolver
projetos próprios. A expansão do sistema de escolas radiofônicas aos estados nordestinos fez
surgir o Movimento de Educação de Base (MEB), sistema de ensino a distância não formal.
Destaca-se, ainda nessa década, a fundação do Centro de Ensino Tecnológico de Brasília
(CETEB), voltado à formação profissional, com cursos voltados ao atendimento das
necessidades do mercado de trabalho. Um dos trabalhos mais conhecidos do CETEB foi o Projeto
Acesso, desenvolvido em convênio com a Petrobrás.
Em Porto Alegre, no ano de 1967, é constituída a Fundação Educacional Padre Landell de Moura
(FEPLAM), instituição privada sem fins lucrativos, com metodologia em ensino por
correspondência e via rádio. Já em São Paulo, a Fundação Padre Anchieta (FPA) inicia suas
transmissões em 1969, através do rádio e da televisão, com o objetivo de promover atividades
educativas e culturais em cursos abertos de iniciação profissionalizante a distância para
milhões de alunos.
Na década 1970 surge o Projeto Minerva, convênio entre o Ministério da Educação, a FEPLAM e a
FPA, que, utilizando o rádio para a educação e inclusão social de adultos, oferecia cursos
para os níveis de primeiro e segundo graus.
Além disso, nessa década, foi lançado, no Rio de Janeiro, por meio do Projeto SACI (Sistema
Avançado de Comunicações Interdisciplinares), a primeira experiência por satélite
(televisão) para fins educacionais no Brasil.
Por fim, no final dos anos 1970, é criado o Telecurso 2º Grau, uma parceria entre a FPA (TV
Cultura) e a Fundação Roberto Marinho (TV Globo).
Este projeto gerou, em 1980, o Telecurso 1º Grau e, na década de 1990, em parceria com a
FIESP, o Telecurso 2000.
Em 2009, com o auxílio do SENAI, surgiu o Telecurso Profissionalizante de Mecânica.
A partir dos anos 1980, a Universidade de Brasília, pioneira no uso da EaD no ensino superior
no Brasil, começa a oferecer cursos veiculados por jornais e revistas.
Na década de 1990, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório
de Ensino a Distância (LED), passou a conceber, desenvolver e executar cursos de
pós-graduação pela internet e por videoconferência.
Em 1992, é criada a Universidade Aberta de Brasília, acontecimento bastante importante na
educação a distância no Brasil.
Em 1995, é criado o Programa TV Escola, pelo MEC, com o objetivo de capacitar professores das
escolas públicas de ensino fundamental e médio.
As aulas eram transmitidas em mais de um período e as escolas eram orientadas a gravarem as
aulas para que os professores pudessem ter a aula disponível na videoteca da escola.
Em 2000, é inaugurada a primeira Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma parceria entre o
MEC, estados e municípios para integrar cursos, pesquisas e programa de educação superior a
distância.
Em 2007, é lançado o sistema Rede e-Tec Brasil, que visa ampliar e democratizar a oferta de
educação profissional e tecnológica por meio da educação a distância, em regime de
colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Agora você já sabe a história da EaD!
Este podcast termina aqui!
Até a próxima!