Apresentadora: Olá, pessoal! Boas-vindas a você que nos escuta! Eu sou a
Jaqueline e
estou aqui com a Ida e a Cleo, que são monitoras de diversos cursos EaD.
Primeiramente, muito obrigada, Ida e Cleo, por aceitarem participar deste podcast!
Vamos começar contando para o pessoal quanto tempo cada uma de vocês tem de experiência com
monitoria de cursos.
Cleo: Olá, pessoal! Eu me chamo Cleo e é um prazer compartilhar um pouquinho
da minha experiência como monitora de cursos EAD. Eu tenho aproximadamente 6 anos de
experiência como monitora.
Ida: Olá, pessoal! Meu nome é Ida e eu atuo na monitoria há 1 ano e 10
meses.
Apresentadora: É tempo, hein? Vamos falar para a galera algumas boas
práticas de monitoria. Vai, Ida, você começa!
Ida: Como monitor, é muito importante estar sempre atento e disponível para
auxiliar o aluno em suas dificuldades no decorrer do curso. É necessário criar uma
proximidade, um vínculo com o aluno, para que ele possa confiar no nosso trabalho e se
desenvolver de forma satisfatória nos estudos.
Apresentadora:Que bacana! Agora é a sua vez, Cleo, conta uma boa prática
para nós.
Cleo: O trabalho da monitoria requer muita organização. É importante ter um
plano de ação para todas as turmas em que for atuar. É comum criarmos um histórico do curso,
com antes, durante e depois.
Acredito ser muito importante também a parceria com os tutores e as escolas parceiras, pois,
quando realizamos esse alinhamento, todos os envolvidos caminham juntos e têm o objetivo
muito bem definido, que é oferecer a melhor qualidade de ensino e aprendizagem ao aluno.
Apresentadora: Olha só, que legal...
E a parte difícil? Contem quais são os maiores desafios na monitoria do ponto de vista de
vocês.
Ida: Para mim, um grande desafio da monitoria é se manter próxima do aluno
em um ensino a distância. É preciso entender o público com quem trabalhamos e quais os meios
de comunicação mais eficazes no contato com cada público, para que possamos desenvolver um
trabalho eficiente, sempre pensando na qualidade do atendimento prestado ao aluno.
Entender também quais são as dificuldades que o aluno apresenta em compreender o conteúdo e
se ele tem os recursos necessários, como computador e acesso à internet para realização do
curso, também são pontos aos quais devemos nos atentar.
Apresentadora:É, tem hora que é complicado mesmo..., mas chega de falar da
parte difícil, vamos voltar para a parte boa. Contem, agora, o que é que vocês mais gostam
no trabalho de monitoria. Sinceridade aí, tá? [risos]
Cleo: O mais gratificante no trabalho da monitoria de cursos EaD é saber que
estamos, ainda que a distância, contribuindo com a formação de nossos alunos.
Muitos alunos buscam o ensino a distância por dificuldades de tempo, tanto para os estudos
quanto para a locomoção até a unidade escolar. Por esse motivo, procuramos fazer com que o
aluno se sinta confortável e motivado a estudar, mesmo com essa modalidade de estudos que
ainda é nova para muitos alunos.
Como monitores, pensamos em maneiras de amenizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos,
além de auxiliar que eles se adaptem ao formato, pois isso faz com que a experiência conosco
seja enriquecedora e valiosa para a vida pessoal e profissional deles.
Apresentadora: Bacana, gente! Para fechar nosso bate-papo: soltem uma dica
especial para a galera nova. Sabe, como é que vocês se planejam e se organizam para
trabalhar?
Cleo: É importante que o monitor se planeje, busque informações e
especificidades das turmas que vão ser monitoradas e entenda as dificuldades que elas
apresentam, pois só assim conseguimos nos preparar e ter condições de auxiliar os alunos da
melhor forma possível.
Apresentadora:Nossa, gente, o tempo voou! Obrigada de novo, Ida e Cleo, pela
presença neste nosso papo... Agora a gente vai voltar para correria do trabalho, e você
continue aí estudando direitinho, combinado? Assim você vai estar preparado para atuar na
monitoria.
Tchau e até a próxima!