O MONITOR


O Monitor

O monitor é responsável por facilitar a socialização e interação dos alunos com os tutores e demais alunos, além de humanizar o sistema, promovendo a adaptação dos alunos ao ambiente virtual de aprendizagem (França, 2000).

O papel do monitor de EaD surgiu com o desenvolvimento dos primeiros cursos colaborativos (em que há interação entre alunos e tutor), oferecidos pela internet, quando se percebeu que somente o tutor não teria condições de atender a todas as necessidades dos estudantes. 

Era necessário outro agente, denominado monitor, que seria o responsável por orientar aos alunos sobre questões que não estivessem diretamente relacionadas ao conteúdo e à metodologia de ensino.

Importante!

Qual é a diferença entre tutor e monitor nos cursos a distância?

O tutor é responsável por realizar a mediação pedagógica, esclarecendo dúvidas técnicas sobre o conteúdo, realizando avaliações de aprendizagem e fornecendo conceitos a respeito de todas as atividades propostas no decorrer do curso.

Já o monitor é responsável por esclarecer dúvidas administrativas e de uso da tecnologia, sobretudo do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), acompanhar se os alunos estão realizando as atividades, atingindo o desempenho satisfatório, bem como se o tutor está interagindo com eles de forma adequada.

Mas não é apenas isso!

Siga em frente e se aproprie mais das responsabilidades e funções do monitor.

Antes de conhecer o papel e as funções do monitor, é importante você conhecer o organograma proposto para a Central de Tutoria e Monitoria (CTM), área da qual você fará parte, acompanhe.


FASES DE TRABALHO

Conforme você notou no organograma, o monitor deverá realizar suas atividades de acordo com orientações da coordenação técnica e pedagógica da CTM, no decorrer de sua atuação, nas fases de planejamento, execução e pós-execução da oferta de cada turma.

 Clique nos cards e conheça cada uma delas.

Cada etapa prevê uma série de ações e responsabilidades específicas do monitor. 

Clique em play no vídeo a seguir e confira quais são essas responsabilidades.

Você percebeu a importância do monitor no apoio aos alunos que fazem curso a distância?

Clique no botão abaixo e conheça mais as responsabilidades do monitor.

A gora que você conhece as responsabilidades do monitor, siga em frente e conheça as ações e documentos específicos de cada fase de planejamento, execução e pós-execução.


PLANEJAMENTO

O planejamento das ações de monitoria é a fase na qual o monitor tem a possibilidade de conhecer os documentos norteadores do curso e desenvolver o plano de trabalho com as instruções para a condução de seu trabalho. Essa é a fase para se planejar e estruturar todas as ações que deverão ser realizadas antes, no decorrer e após o curso.

Ao ser designado para realizar a monitoria de um curso ou unidade curricular, é imprescindível traçar um plano de monitoria.

Trata-se de um documento que traz as ações e as datas em que elas deverão ser realizadas em cada turma.

Clique no card a seguir para conferir um exemplo.

O plano de monitoria é preparado em conjunto com o coordenador pedagógico e leva em consideração os itens descritos a seguir.

Os procedimentos específicos do departamento regional (DR) relacionados à atuação do monitor de EAD.

Os documentos de planejamento de cada curso ou unidade curricular em que o monitor atuará (plano de curso, cronograma de oferta e plano de ensino).

Plano de tutoria do mesmo curso ou unidade curricular em que o monitor atuará, para que os estudantes não recebam atendimento em excesso em um período nem fiquem um longo intervalo sem nenhum contato da equipe de execução.

O relatório de perfil da turma, quando disponível no DR correspondente.


EXECUÇÃO

Após elaborar o plano de monitoria, é hora de praticá-lo!

No decorrer dessa fase, é função do monitor acompanhar o rendimento, participação e envolvimento de cada estudante. Também tirar dúvidas acerca do acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, esclarecer sobre questões administrativas, motivar e manter o elo de comunicação constante com os estudantes, acompanhar se eles estão acessando o AVA e entregando as atividades, além de prestar apoio e ajuda ao tutor no cumprimento do plano de tutoria. 

Clique nos itens a seguir para conhecer algumas etapas comuns da fase de execução.

Nessa fase, o monitor deverá enviar uma mensagem de boas-vindas para os estudantes, garantir o recebimento da senha de acesso ao AVA e convidá-los a participarem da aula inaugural e da ambientação. ​

Na aula inaugural, os participantes conhecem o tutor e o monitor, de modo presencial ou a distância. Nesse momento, é explicada a estrutura proposta no AVA, a estratégia pedagógica do curso e as informações referentes à etapa a distância e presencial ou remota, se houver, e qual será o processo avaliativo. Após a realização da aula inaugural, o monitor deverá verificar se todos os estudantes estão acessando o AVA, se alguém está com problemas de senha ou outro impedimento para dar início ao curso.

Após a realização da aula inaugural, o monitor deverá acompanhar os estudantes no período de ambientação (de três a cinco dias) – que acontece na etapa a distância, antes do início propriamente dito do curso – a fim de auxiliar os estudantes e sanar todas as dúvidas relacionadas ao manuseio e operacionalização das ferramentas presentes no AVA.

Alguns cursos possuem uma carga horária dedicada a encontros síncronos (ao vivo) remotos e/ou presenciais. O objetivo e as estratégias  desses encontros podem ser diversificados, como uma exposição dialogada, atividade prática, trabalho ou dinâmica em grupo, visita técnica etc.  A aula inaugural é um momento de grande importância para o estudante. Presencialmente, acontece no departamento regional ofertante ou conforme procedimento interno da Central de Tutoria e Monitoria (CTM). Há um documento específico para esses encontros. É responsabilidade do monitor orientar e reforçar a data desses encontros, o docente ou tutor responsável, o local, horário, entre outras informações.

Um plantão de dúvidas no ensino a distância é uma oportunidade oferecida aos alunos para esclarecer perguntas e dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso ou disciplina que estão estudando online. Ele é um componente importante para melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos, pois permite que eles obtenham ajuda personalizada e suporte adicional quando necessário.

Pode ocorrer de forma remota ou presencial. O importante é o monitor sempre convidar os alunos antecipadamente e estimular a participação deles nesse momento, sobretudo os que estiverem com entregas de atividades pendentes. 

É preciso ter atenção ao plano de tutoria!

Importante!

O período de ambientação para muitos estudantes é decisivo, pois poderá determinar a continuidade ou não no curso.

Por esse motivo, o monitor deve agir ativamente de forma a acolher os estudantes, a fim de que criem laços com a instituição. 

DICA: o monitor deve comunicar-se diariamente com estudantes, verificando se precisam de algum suporte, enviando mensagens, convidando-os a conhecerem o AVA, esclarecendo dúvidas e testando as ferramentas!

RELATÓRIO​

Semanalmente, ou conforme procedimento da CTM, o monitor deve acompanhar e gerar o relatório com o rendimento dos estudantes no AVA, bem como reportar ao DR responsável.

A coordenação pedagógica, o tutor e o monitor devem se reunir sempre com intuito de observar a evolução, participação dos estudantes no AVA e, caso necessário, formatar ações para serem desenvolvidas antes da finalização do curso.

Clique em play a seguir para conferir o vídeo.

Saiba mais...

Clique aqui e conheça um exemplo de check-list para ações de monitoria.​

Clique aqui e conheça mais um exemplo de plano de monitoria, para ser aplicado antes, durante e após o curso.​


PÓS-EXECUÇÃO​

Essa fase consiste na avaliação dos resultados obtidos em comparação aos objetivos previamente determinados no planejamento e execução.

É a hora de consolidar relatórios, contabilizar participantes concluídos e evadidos e relatar as estratégias utilizadas para a comunicação efetiva com os estudantes, o acompanhamento, o auxilio ao tutor, o nível de resposta ao estudante, entre outros itens.

De posse desses resultados, o monitor, o tutor e o coordenador técnico e pedagógico da CTM devem apontar os pontos fortes e pontos de melhoria do curso ofertado. 


COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO MONITOR DE EAD

Para que o monitor cumpra seu papel de forma satisfatória, espera-se que ele apresente determinadas competências técnicas e socioemocionais.

Clique em play no podcast a seguir para conferir uma entrevista com duas monitoras do EaD do Senai!

Agora que você conhece as competências do monitor, siga em frente para estudar as estratégias de atendimento, mediação e comunicação.


Estratégias de atendimento, mediação e comunicação

A literatura especializada em educação a distância aborda algumas orientações que podem ser de grande utilidade para a atuação do monitor de EaD no acompanhamento e atendimento aos alunos, auxiliando na escolha das melhores estratégias para a monitoria.

Clique em play no vídeo a seguir.

Clique em play a seguir e acompanhe o podcast.

Agora que você conhece as competências do monitor, siga em frente para estudar as estratégias de atendimento, mediação e comunicação.


Acompanhamento e feedback​

De acordo com Floriano (2002), é importante que o acompanhamento ao estudante a distância seja: permanente, personalizado, sistemático e proativo.

Acompanhe a seguir como isso se traduz no dia a dia da monitoria.

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Acompanhamento permanente

O estudante pode contar com o apoio do monitor desde o momento em que efetiva sua matrícula até o a conclusão do curso.​

Acompanhamento personalizado​

Ao atender a uma turma, o monitor considera as necessidades, as características e o desempenho de cada estudante em particular. ​

Acompanhamento sistemático ​

O acompanhamento dos alunos acontece de forma planejada, contínua e integrada às demais ações da equipe de execução dos cursos. ​

Acompanhamento proativo ​

O monitor ─ sempre orientado pelo coordenador técnico e pelo coordenador pedagógico ─ precisa detectar, antecipadamente, potenciais problemas ou dificuldades dos alunos e tomar providências para evitar que os estudantes passem por quaisquer dificuldades previstas. ​​

Lembre-se de que, para realizar um bom atendimento aos alunos, o monitor deve conhecer a metodologia e a proposta do curso que está monitorando.

Ele não precisa dominar os conteúdos técnicos, pois essa é uma função do tutor, mas deve saber o que acontecerá em cada unidade curricular, para que seja possível planejar suas ações e realizar suas atividades.

Há dois caminhos para conhecer bem o curso, acompanhe a seguir.

Acessar os mesmos recursos disponíveis aos alunos: os materiais online, os livros didáticos, os kits e os simuladores digitais.

Acessar também os documentos que norteiam a execução do curso, como o plano do curso, o plano de ensino de cada unidade curricular e as situações de aprendizagem planejadas.​

É imprescindível que, após a identificação da demanda, haja um esforço por parte do monitor para organizar as necessidades, para então priorizá-las e resolvê-las. Além disso, o feedback ao aluno é indispensável, mesmo quando o resultado da situação não for favorável ─ isso colabora para a criação e manutenção de uma relação de confiança entre monitor e aluno. O acompanhamento do aluno se dá principalmente por meio de relatórios, que são gerados no AVA.



Praticando

1. O papel do monitor de EAD surgiu com o desenvolvimento dos primeiros cursos oferecidos pela internet, quando se percebeu que somente o tutor não teria condições de atender a todas as necessidades dos estudantes. Nesse sentido, a atividade do monitor consiste em:

Parabéns! Resposta correta.

Isso mesmo! O monitor de EaD deve auxiliar os alunos em dúvidas de natureza administrativa.

Resposta incorreta.

Você não selecionou a alternativa correta. Tente outra vez.

Resposta incorreta.

A alternativa correta é a a. O Monitor de EaD deve auxiliar os alunos em dúvidas de natureza administrativa.

2. Sobre as competências e responsabilidades do monitor, classifique cada afirmação a seguir como verdadeira ou falsa.

a. Conhecer a estrutura do curso para orientar o aluno com segurança.

b. Estabelecer elos de comunicação entre alunos, professores, colegas e coordenação.

c. Assessorar o aluno por meio de ferramentas síncronas e assíncronas.

d. Responder dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso.

e. Sanar dúvidas e questionamentos relacionados a questões administrativas ou de acesso ao AVA por meio das diversas ferramentas de comunicação.

f. Auxiliar a tutoria no acompanhamento aos alunos que não estiverem participando das atividades no AVA.

Atenção!

Selecione todas as alternativas do exercício.

Parabéns! Resposta correta.

Isso mesmo! Você classificou as afirmativas corretamente.

Resposta incorreta.

Você não classificou as afirmações corretamente. Tente outra vez.

Resposta incorreta.

Não faz parte das responsabilidades do monitor responder dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso.

3. De acordo com Floriano (2002), é importante que o acompanhamento ao estudante a distância seja: permanente, personalizado, sistemático e proativo. Relacione cada atividade do monitor com o respectivo tipo de acompanhamento.

a. O estudante pode contar com o apoio do monitor desde o momento que efetiva sua matrícula até a conclusão do curso.

b. Ao atender uma turma, o monitor considera as necessidades, as características e o desempenho de cada estudante em particular.

c. O acompanhamento aos alunos acontece de forma planejada, contínua e integrada às demais ações da equipe de execução dos cursos.

d. Orientado pelo coordenador técnico e pelo coordenador pedagógico, detecta, antecipadamente, potenciais problemas ou dificuldades dos alunos e toma providências para evitar que eles passem por quaisquer dificuldades previstas.

e. Toma a iniciativa de interagir com o aluno ─ complementa outro tipo de ação que é fundamental para o êxito da monitoria: o atendimento reativo.
Atenção!
Selecione todas as alternativas do exercício.

Parabéns! Resposta correta.

Você associou corretamente os tipos de acompanhamento.

Resposta incorreta.

Você não fez as correspondências corretamente. Tente outra vez.

Resposta incorreta.

A correspondência é:
a. Acompanhamento permanente;
b. Acompanhamento personalizado;
c. Acompanhamento sistemático;
d. Acompanhamento proativo;
e. Acompanhamento proativo.


FECHAMENTO DO CURSO​

Esperamos que você tenha aproveitado o curso de formação de monitores. Você deve ter visto que o papel do monitor de EaD envolve competências diversificadas e de grande importância para a execução da Metodologia SENAI de Educação Profissional.

Agora, ao final desta formação, você está habilitado a elaborar seu plano de monitoria e planejar todas essas atividades, observando os procedimentos adotados no seu Departamento Regional.

Bom trabalho!

Clique em play e acompanhe o vídeo a seguir.

Saiba mais...

Clique aqui e conheça alguns modelos de texto que você pode utilizar para se apresentar em um fórum, enviar um convite de boas-vindas ou de aula inaugural etc.