PARA COMEÇAR

Este material aborda conceitos relacionados ao planejamento para a implementação de codificação de sistemas web server-side (Back-End), considerando as necessidades do usuário.

No decorrer de seus estudos, esperamos que você desenvolva as seguintes capacidades:

  • Reconhecer as demandas do cliente;
  • Reconhecer as metodologias de desenvolvimento de software;
  • Aplicar a metodologia ágil no desenvolvimento de sistemas web;
  • Analisar criticamente as referências estabelecidas por normas, padrões de conduta, procedimentos e diretrizes tendo em vista a aplicação em processos e atividades de sua responsabilidade.

Para desenvolver tais capacidades, você deverá estudar os seguintes temas:

  • Levantamento de requisitos e ferramentas;
  • Metodologias clássicas e ágeis de desenvolvimento;
  • Ferramentas de melhoria contínua.
  • Esse estudo será necessário para que você resolva a situação-problema a seguir. Então, avance para conhecê-la.

SITUAÇÃO-PROBLEMA

A Celsius é uma consultoria que fornece serviços e recursos de desenvolvimento de sistemas web a outras empresas. Ela valoriza as boas práticas do mercado, aplicando novas metodologias para otimizar o desenvolvimento de suas soluções e sempre analisa seus resultados para garantir as melhores entregas, recursos e redução da margem de erro.

A Balti é uma empresa que atua na gestão de clínicas veterinárias e deseja divulgar seus serviços por meio de uma nova plataforma online, para aumentar sua visibilidade no mercado e, consequentemente, sua rentabilidade. A Balti não possui experiência na construção de sistemas e/ou plataformas e por isso contratou a Celsius para desenvolver essa nova solução.

Você, como programador que atua na Celsius, ficará responsável por esse projeto. Para iniciá-lo, você deverá responder a três desafios:

Desafio 1

Identificar quais as funcionalidades mínimas que o sistema deverá possuir.

Desafio 2

Aplicar uma metodologia ágil para gerenciamento do projeto, visando garantir a qualidade do processo.

Desafio 3

Identificar quais as funcionalidades mínimas que o sistema deverá possuir.

Desafio 1

Nesta etapa, você deverá resolver o desafio 1:

  • Identificar quais as funcionalidades mínimas que uma aplicação deverá possuir.

Para isso, você estudará os seguintes conteúdos:

  • Técnicas de levantamento de requisitos: briefing, brainstorm, questionário, entrevista, etnografia, workshop, prototipagem.
Ilustração de uma tela de notebook com zoom e uma lupa destacando a palavra desafio.

Codificação Back-End

Clique no player a seguir para acessar o vídeo sobre o primeiro tópico do conteúdo: Codificação Back-End.


Levantamento de requisitos

No contexto de desenvolvimento de sistemas, sites e aplicativos, um dos pontos-chave para compreender a demanda é a comunicação entre o contratante (cliente) e o contratado (empresa desenvolvedora). É importante ter clareza sobre a finalidade do sistema, ou seja, determinar os requisitos que o sistema deverá contemplar.

Os requisitos estão relacionados a uma necessidade ou exigência do cliente em seu produto/serviço, às ações que o sistema deverá executar ou a uma regra que deve ser estabelecida por uma condição.

Nesse momento, deve-se responder à seguinte pergunta:

Quais serão os requisitos tanto de Front quanto de Back-End?

Isto porque o Front-End desenvolverá a interface na qual o usuário irá interagir para trazer a apresentação de forma visual dos dados que foram coletados na base de dados pelo Back-End, conforme mostra o exemplo a seguir:

Imagem com fundo branco, com duas mãos segurando um smartphone; a mão do lado esquerdo está tocando a tela em um ícone de localização com a sinalização de interrogação logo acima; para o lado direito tem mais três ícones de localização com imagens de engrenagem, lâmpada e exclamação logo acima de cada um dos ícones respectivamente.

Exemplo

Imagine que um aluno acesse o site do SENAI-SP para pesquisar sobre os cursos a distância gratuitos oferecidos. Ao realizar essa solicitação, a resposta apresentada pelo sistema deve ser a listagem dos cursos disponíveis.

Nesse caso, o programador front-end é responsável pela organização dos elementos em tela e pelo desenvolvimento da interface, por meio da qual o usuário fará a interação – clicando no menu, por exemplo. Já o programador back-end é responsável pela regra de negócio do sistema, mostrada na segunda imagem. Ele deve saber quais cursos serão exibidos, de acordo com as informações salvas no banco de dados.

Imagem 1: Solicitação

Fonte: https://online.sp.senai.br/

Infográfico com o print da homepage do site do Senai; destaque no menu lateral esquerdo no item cursos e cursos gratuitos; seta azul indicando a página dos cursos gratuitos do Senai e um lupa destacando a lista dos cursos oferecidos.

Imagem 2: Resposta do sistema

Fonte: https://online.sp.senai.br/


Classificação dos requisitos

Na literatura, é comum você encontrar a classificação dos requisitos do Back-End em dois tipos: Requisitos Funcionais (RF) e Requisitos Não Funcionais (RNF).

Clique nas abas para revelar o conteúdo.

Quando o usuário entra em um site de uma loja virtual ou deseja realizar a compra de um curso a distância do SENAI, ele pode realizar alguns passos dentro daquele contexto. Os RFs referem-se ao que o sistema deve fazer, quais são as ações.

Nesse contexto, por exemplo, uma definição seria:

  • [RF001] O sistema deve listar todos os cursos a distância.

Quando o usuário solicitar a lista de todos os cursos a distância, alguns problemas podem ocorrer no caminho: a lista demorar a ser retornada e apresentada ao usuário ou o sistema ficar fora do ar. Os RNFs referem-se à qualidade, performance e usabilidade do sistema.

Nesse contexto, por exemplo, uma definição seria:

  • [RNF001] O tempo de resposta sobre a consulta dos cursos a distância não devem levar mais do que 5 segundos.

Técnicas de levantamento de requisitos

Existem técnicas para o levantamento de requisitos que ajudam a determinar quais serão as condições que o produto final deverá contemplar.

Clique nas abas a seguir e conheça algumas delas.

  1. Coleta de dados ou informações iniciais, realizada com o cliente, que será a base para o desenvolvimento inicial do projeto. Essa coleta ocorre em uma reunião com o cliente, chamada reunião de briefing.
  2. Técnica utilizada para levantar sugestões e ideias, a fim de solucionar problemas no desenvolvimento de produtos e serviços.
  3. Lista de perguntas sobre os requisitos do projeto. Diferentemente do briefing, que coleta dados sobre o produto ou serviço a ser desenvolvido, o design, a empresa etc., o questionário contém perguntas sobre a implementação do produto ou serviço no mercado.
  4. Técnica utilizada para analisar requisitos sociais e culturais das tarefas desempenhadas numa organização.
  5. Reunião feita com a equipe de analistas da empresa contratada para o desenvolvimento do produto ou serviço e com representantes do cliente, a fim de especificar as necessidades do projeto.
  6. Reunião feita com a equipe de analistas da empresa contratada para o desenvolvimento do produto ou serviço e com representantes do cliente, a fim de especificar as necessidades do projeto.
  7. Modelo preliminar ou inicial do produto que apresenta algumas funcionalidades que ele terá.

Briefing

O briefing é um instrumento fundamental para o planejamento do trabalho a ser realizado, tanto em relação ao Front-End quanto ao Back-End, em que ocorre a coleta de dados, para compreensão do problema ou necessidade do cliente.

Foto de uma mesa retangular com seis pessoas sentadas em seu entorno, tirada de cima. Sobre a mesa, há vários aparelhos tecnológicos, como: smartphones, tablets e notebooks. Há também cadernos, canetas e duas xicaras de café. Uma das pessoas sentadas, um homem branco, vestindo camisa branca, aperta a mão de uma mulher branca, vestida de camisa branca e xale bege. As demais pessoas são jovens: dois brancos e dois jovens negros.

Fonte: Pexels

O documento resultante da reunião de briefing deve conter contém informações sobre a empresa, o tipo de produto ou serviço a ser oferecido, o prazo, o orçamento, o público-alvo etc.

O levantamento das informações normalmente ocorre em uma reunião, na qual o responsável pelo projeto coleta dados importantes sobre o cliente e a necessidade apresentada. Esse levantamento precisa ser breve, detalhado e objetivo.

Importante!

Não existe um modelo específico. Cada empresa pode desenvolver o seu próprio briefing. O importante é que ele contenha informações relevantes para os interessados no projeto.

As informações são coletadas com o cliente e norteiam o trabalho da equipe para um direcionamento mais assertivo quanto ao objetivo final.

Abaixo temos exemplos de perguntas que podem ser realizadas e de possíveis respostas do cliente para compreensão dos requisitos que o projeto deverá apresentar. Essas perguntas são exemplos do que pode ser feito para ajudar a compreender a demanda de seu cliente.

Ouça, no podcast a seguir, a entrevista de briefing feita pelo programador Back-End e o cliente, no caso, a Balti, que é uma empresa que atua na gestão de clínicas veterinárias e deseja oferecer seus serviços através de uma nova plataforma online, para expandir a visibilidade de sua empresa e aumentar a rentabilidade através da divulgação digital.

Foto de duas pessoas utilizando computadores em um ambiente como escritório. Em primeiro plano, aparece a imagem de um homem segurando o mouse e olhando para tela do computador; em segundo plano, há uma mulher também olhando para a tela do computador.

Fonte: Pexels

Lembrando que a Balti não possui experiência na construção de sistemas e/ou plataformas e por isso contratou a Celsius, para desenvolver esta nova solução.

Clique no player para ouvir o podcast e na seta para baixar o PDF com a transcrição do áudio. Salve esse arquivo em uma pasta de fácil acesso, pois ele é o roteiro de perguntas a serem feitas aos seus clientes.

Podcast

No exemplo dado, notamos que o cliente foi objetivo e demonstrou conhecer o seu público-alvo.

Saiba mais...

Clique aqui e veja como a segmentação do público-alvo pode ser constituída por várias informações.

Importante!

Clique aqui e descubra algumas boas práticas do briefing.

Após preencher o briefing e identificar a necessidade ou o problema do cliente, agora é hora de buscar caminhos para solucioná-lo.


Brainstorming ou brainstorm

O brainstorming ou brainstorm (as duas grafias estão corretas), cuja tradução do inglês significa tempestade de ideias, é uma técnica utilizada para explorar a capacidade criativa das pessoas, estimulando-as, com o objetivo de gerar ideias para solucionar um problema.

Duas cabeças pensam melhor do que uma, certo?

Fique atento ao fato de, nesse momento do projeto, as ideias não poderem ser criticadas e/ou julgadas, para não interferir no processo criativo dos participantes.

Clique nas setas de navegação para conhecer algumas dicas para realizar um brainstorming.

  • Ilustração de um ambiente interno neutro e com um pictograma representando uma pessoa.
  • Ilustração de uma folha de papel kraft presa com dois pedaço de a adesiva em suas extremidades.

    Anote as soluções em um local visível.

  • Selecione as ideias e escolha a principal; esta será desenvolvida pela equipe.

O infográfico a seguir traz um resumo dos principais conceitos relacionados ao brainstorm.

Clique para ampliá-lo.

Infográfico vertical elencando cinco conceitos. Na primeira divisória, um background na cor magenta. Há o número um e o
                                                                        seguinte texto: “Brainstorm, uma ferramenta utilizada por profissionais para trabalhar a criatividade.”. Ao lado do
                                                                        número, uma ilustração de uma caixa de papelão na cor verde. Dentro dela, há um lápis de cor vermelho, duas paletas de
                                                                        cores, um pincel e uma lâmpada amarela. Acima desses itens, há um balão de diálogo azul com o sinal de reticências. Na
                                                                        segunda divisória, o background é azul-escuro; há o número dois e o seguinte texto: “Grupo de pessoas apresenta diversos
                                                                        pontos de vista, trocam ideias e resolvem problemas que foram especificados inicialmente.”. Ao lado do texto, há uma
                                                                        ilustração de três pessoas; a que ocupa a posição central está com uma lâmpada acesa acima da cabeça, as outras duas
                                                                        estão com um balão de diálogo que contém o sinal de reticências. Na terceira divisória, o background é cinza; há o
                                                                        número três e o seguinte texto: “Coleta das sugestões feita pelo responsável pela reunião Brainstorm.”. Ao lado do
                                                                        número, há uma ilustração de uma sala de reunião com lousa amarela, uma pessoa está de pé apresentado e três estão
                                                                        sentadas assistindo. Na quarta divisória, o background é amarelo; há o número quatro e o seguinte texto: “Aplicação para
                                                                        o desenvolvimento do projeto e serviço, atendendo melhor às necessidades do cliente na entrega solicitada.”. Ao lado do
                                                                        texto, há uma ilustração de uma flor cujas pétalas têm o formato de um livro, representando a aplicação. Na quinta
                                                                        divisória, o background é azul-marinho; há o número cinco e o seguinte texto: “Impacto em outros departamentos dentre
                                                                        eles: marketing, publicidade, design.”. Ao lado do número, há uma ilustração de uma engrenagem central, que tem um ponto
                                                                        de exclamação em seu centro vazado, e setas que a ligam a ícones de cifra, relógio, pessoa e gráfico.
Infográfico vertical elencando cinco conceitos. Na primeira divisória, um background na cor magenta. Há o número um e o
                                                                                                seguinte texto: “Brainstorm, uma ferramenta utilizada por profissionais para trabalhar a criatividade.”. Ao lado do
                                                                                                número, uma ilustração de uma caixa de papelão na cor verde. Dentro dela, há um lápis de cor vermelho, duas paletas de
                                                                                                cores, um pincel e uma lâmpada amarela. Acima desses itens, há um balão de diálogo azul com o sinal de reticências. Na
                                                                                                segunda divisória, o background é azul-escuro; há o número dois e o seguinte texto: “Grupo de pessoas apresenta diversos
                                                                                                pontos de vista, trocam ideias e resolvem problemas que foram especificados inicialmente.”. Ao lado do texto, há uma
                                                                                                ilustração de três pessoas; a que ocupa a posição central está com uma lâmpada acesa acima da cabeça, as outras duas
                                                                                                estão com um balão de diálogo que contém o sinal de reticências. Na terceira divisória, o background é cinza; há o
                                                                                                número três e o seguinte texto: “Coleta das sugestões feita pelo responsável pela reunião Brainstorm.”. Ao lado do
                                                                                                número, há uma ilustração de uma sala de reunião com lousa amarela, uma pessoa está de pé apresentado e três estão
                                                                                                sentadas assistindo. Na quarta divisória, o background é amarelo; há o número quatro e o seguinte texto: “Aplicação para
                                                                                                o desenvolvimento do projeto e serviço, atendendo melhor às necessidades do cliente na entrega solicitada.”. Ao lado do
                                                                                                texto, há uma ilustração de uma flor cujas pétalas têm o formato de um livro, representando a aplicação. Na quinta
                                                                                                divisória, o background é azul-marinho; há o número cinco e o seguinte texto: “Impacto em outros departamentos dentre
                                                                                                eles: marketing, publicidade, design.”. Ao lado do número, há uma ilustração de uma engrenagem central, que tem um ponto
                                                                                                de exclamação em seu centro vazado, e setas que a ligam a ícones de cifra, relógio, pessoa e gráfico.
Infográfico vertical elencando cinco conceitos. Na primeira divisória, um background na cor magenta. Há o número um e o
                                                                                                seguinte texto: “Brainstorm, uma ferramenta utilizada por profissionais para trabalhar a criatividade.”. Ao lado do
                                                                                                número, uma ilustração de uma caixa de papelão na cor verde. Dentro dela, há um lápis de cor vermelho, duas paletas de
                                                                                                cores, um pincel e uma lâmpada amarela. Acima desses itens, há um balão de diálogo azul com o sinal de reticências. Na
                                                                                                segunda divisória, o background é azul-escuro; há o número dois e o seguinte texto: “Grupo de pessoas apresenta diversos
                                                                                                pontos de vista, trocam ideias e resolvem problemas que foram especificados inicialmente.”. Ao lado do texto, há uma
                                                                                                ilustração de três pessoas; a que ocupa a posição central está com uma lâmpada acesa acima da cabeça, as outras duas
                                                                                                estão com um balão de diálogo que contém o sinal de reticências. Na terceira divisória, o background é cinza; há o
                                                                                                número três e o seguinte texto: “Coleta das sugestões feita pelo responsável pela reunião Brainstorm.”. Ao lado do
                                                                                                número, há uma ilustração de uma sala de reunião com lousa amarela, uma pessoa está de pé apresentado e três estão
                                                                                                sentadas assistindo. Na quarta divisória, o background é amarelo; há o número quatro e o seguinte texto: “Aplicação para
                                                                                                o desenvolvimento do projeto e serviço, atendendo melhor às necessidades do cliente na entrega solicitada.”. Ao lado do
                                                                                                texto, há uma ilustração de uma flor cujas pétalas têm o formato de um livro, representando a aplicação. Na quinta
                                                                                                divisória, o background é azul-marinho; há o número cinco e o seguinte texto: “Impacto em outros departamentos dentre
                                                                                                eles: marketing, publicidade, design.”. Ao lado do número, há uma ilustração de uma engrenagem central, que tem um ponto
                                                                                                de exclamação em seu centro vazado, e setas que a ligam a ícones de cifra, relógio, pessoa e gráfico.
Infográfico vertical elencando cinco conceitos. Na primeira divisória, um background na cor magenta. Há o número um e o
                                                                                                                        seguinte texto: “Brainstorm, uma ferramenta utilizada por profissionais para trabalhar a criatividade.”. Ao lado do
                                                                                                                        número, uma ilustração de uma caixa de papelão na cor verde. Dentro dela, há um lápis de cor vermelho, duas paletas de
                                                                                                                        cores, um pincel e uma lâmpada amarela. Acima desses itens, há um balão de diálogo azul com o sinal de reticências. Na
                                                                                                                        segunda divisória, o background é azul-escuro; há o número dois e o seguinte texto: “Grupo de pessoas apresenta diversos
                                                                                                                        pontos de vista, trocam ideias e resolvem problemas que foram especificados inicialmente.”. Ao lado do texto, há uma
                                                                                                                        ilustração de três pessoas; a que ocupa a posição central está com uma lâmpada acesa acima da cabeça, as outras duas
                                                                                                                        estão com um balão de diálogo que contém o sinal de reticências. Na terceira divisória, o background é cinza; há o
                                                                                                                        número três e o seguinte texto: “Coleta das sugestões feita pelo responsável pela reunião Brainstorm.”. Ao lado do
                                                                                                                        número, há uma ilustração de uma sala de reunião com lousa amarela, uma pessoa está de pé apresentado e três estão
                                                                                                                        sentadas assistindo. Na quarta divisória, o background é amarelo; há o número quatro e o seguinte texto: “Aplicação para
                                                                                                                        o desenvolvimento do projeto e serviço, atendendo melhor às necessidades do cliente na entrega solicitada.”. Ao lado do
                                                                                                                        texto, há uma ilustração de uma flor cujas pétalas têm o formato de um livro, representando a aplicação. Na quinta
                                                                                                                        divisória, o background é azul-marinho; há o número cinco e o seguinte texto: “Impacto em outros departamentos dentre
                                                                                                                        eles: marketing, publicidade, design.”. Ao lado do número, há uma ilustração de uma engrenagem central, que tem um ponto
                                                                                                                        de exclamação em seu centro vazado, e setas que a ligam a ícones de cifra, relógio, pessoa e gráfico.
Infográfico vertical elencando cinco conceitos. Na primeira divisória, um background na cor magenta. Há o número um e o
                                                                                                                                                seguinte texto: “Brainstorm, uma ferramenta utilizada por profissionais para trabalhar a criatividade.”. Ao lado do
                                                                                                                                                número, uma ilustração de uma caixa de papelão na cor verde. Dentro dela, há um lápis de cor vermelho, duas paletas de
                                                                                                                                                cores, um pincel e uma lâmpada amarela. Acima desses itens, há um balão de diálogo azul com o sinal de reticências. Na
                                                                                                                                                segunda divisória, o background é azul-escuro; há o número dois e o seguinte texto: “Grupo de pessoas apresenta diversos
                                                                                                                                                pontos de vista, trocam ideias e resolvem problemas que foram especificados inicialmente.”. Ao lado do texto, há uma
                                                                                                                                                ilustração de três pessoas; a que ocupa a posição central está com uma lâmpada acesa acima da cabeça, as outras duas
                                                                                                                                                estão com um balão de diálogo que contém o sinal de reticências. Na terceira divisória, o background é cinza; há o
                                                                                                                                                número três e o seguinte texto: “Coleta das sugestões feita pelo responsável pela reunião Brainstorm.”. Ao lado do
                                                                                                                                                número, há uma ilustração de uma sala de reunião com lousa amarela, uma pessoa está de pé apresentado e três estão
                                                                                                                                                sentadas assistindo. Na quarta divisória, o background é amarelo; há o número quatro e o seguinte texto: “Aplicação para
                                                                                                                                                o desenvolvimento do projeto e serviço, atendendo melhor às necessidades do cliente na entrega solicitada.”. Ao lado do
                                                                                                                                                texto, há uma ilustração de uma flor cujas pétalas têm o formato de um livro, representando a aplicação. Na quinta
                                                                                                                                                divisória, o background é azul-marinho; há o número cinco e o seguinte texto: “Impacto em outros departamentos dentre
                                                                                                                                                eles: marketing, publicidade, design.”. Ao lado do número, há uma ilustração de uma engrenagem central, que tem um ponto
                                                                                                                                                de exclamação em seu centro vazado, e setas que a ligam a ícones de cifra, relógio, pessoa e gráfico.

Questionário e entrevista

Questionário

É uma lista de perguntas direcionadas aos requisitos de um produto ou serviço. Esses requisitos são as necessidades, capacidades ou condições que devem ser supridas, garantindo um acerto maior nas expectativas lançadas.

Habitualmente é utilizado para obter informações das pessoas que serão impactadas pelo sistema.

Clique aqui e conheça algumas especificidades de um questionário de requisitos.

Ilustração de uma prancheta azul; presa a ela está uma folha de papel branca com questionário respondido, dois itens corretos assinalados em verde e dois itens incorretos marcados com xises em vermelho; ao lado direito uma caneta vermelha.

Entrevista

A entrevista é uma forma de diálogo com os usuários dos produtos ou serviços, a fim de buscar respostas.

Diferentemente do briefing e do brainstorm, etapas em que o projeto está iniciando, a entrevista ocorre depois que o produto, serviço ou sistema já foi criado ou desenvolvido.

O entrevistado é nossa fonte de informação. Essa técnica pode ser guiada por um roteiro de perguntas, permitindo coletar informações detalhadas de usuários ou grupos e, entender o que o entrevistado deseja, seus pontos de vista e quais são as suas ideias.

Esses dados irão auxiliar no levantamento de requisitos que o produto ou serviço deverá apresentar e, consequentemente, na sua melhoria.

Foto de um escritório; à direita, uma mulher negra, cabelos trançados e presos, vestindo uma blusa de botões cinza e jeans. Sentada em uma cadeira, ela segura uma prancheta com a mão direita e uma caneta com a mão esquerda; ela entrevista um homem negro, de cabelos longos trançados, vestido com uma camisa de manga longa bege e calça escura. Entre eles há uma mesa redonda branca; sobre ela, duas xicaras brancas e um caderno de anotações.

Clique aqui e conheça um exemplo de roteiro para entrevista direcionado a um serviço ou sistema.

É importante registrar que tanto o questionário quanto a entrevista são mais utilizados dentro do contexto de Front-End. No entanto, as informações coletadas determinarão certas características sistêmicas que terão consequências no contexto de Back-End.

Por exemplo, além de entender o contexto de um usuário em específico, é importante entender a demanda por um serviço.

Imagine que o SENAI pretende realizar uma promoção de cursos gratuitos e muitas pessoas receberão acesso ao mesmo tempo ou, durante, os meses de dezembro e janeiro, a busca por cursos é ampliada e o número de acessos aumenta consideravelmente.

No caso exemplificado acima, como deverá ser o comportamento do sistema? Como ele deverá responder a essas alterações?

Clique no botão para revelar o conteúdo…


Prototipagem

O protótipo representa visualmente um modelo do que se deseja construir, antes de se iniciar o desenvolvimento do projeto final.

Trata-se de um esboço ou versão inicial do que é esperado no final do projeto. O protótipo permite testar e validar ideias sem todo o esforço empenhado em um projeto terminado, mas que contempla o contexto real do que será atingido e desenvolvido. Assim, o risco de haver erros futuros no sistema é diminuído.

No entanto, a prototipagem é mais aplicada no desenvolvimento do Front-End para representar visualmente como o site deverá ser construído.

Os protótipos auxiliam no Back-End para fornecer informações e entender quais dados precisarão ser dispostos para o time de Front-End realizar a sua apresentação ao usuário.

Foto de um homem branco, cabelos grisalhos, vestindo camisa branca e relógio de pulso. Ele está sentado e utiliza uma caneta para fazer o protótipo de um site em uma folha de papel, apoiada numa mesa.

Veja a seguir exemplos de protótipos para mobile. As imagens mostram o processo de evolução do protótipo de baixa fidelidade para o de alta fidelidade.

Imagem composta por três imagens sequenciais, representando os tipos de protótipos. A primeira imagem, representa um protótipo de baixa fidelidade, escrito em papel à lápis, representando um rascunho de tela mobile, sem conteúdo. Na parte superior da tela, há o desenho de um box com um x que marca onde será inserida a imagem. Abaixo dele, há o desenho de 3 círculos vazados, que representam onde serão inseridos ícones e, ao lado dos círculos, há linhas, que representam onde serão inseridos textos. Na parte inferior, há o desenho um triangulo, um círculo e um retângulo vazados, que representam itens do rodapé da página. A segunda imagem representa um protótipo de média complexidade. Na parte superior da tela, o box está com fundo preenchido na cor cinza claro, com o x que marca onde será inserida a imagem. Abaixo dele, há 5 círculos preenchidos na cor cinza escuro, que representam onde serão inseridos ícones e, ao lado dos círculos, há o texto loremipsum. A linha do primeiro e do quinto círculo estão com o fundo preenchido na cor cinza escuto. Na parte inferior, o box para rodapé está preenchido na cor preta. A terceira imagem representa um protótipo de alta complexidade. Na parte superior da tela, há a imagem do Taj Mahal. Abaixo da imagem há um box preenchido na cor verde claro, com um ícone maior que os demais com o símbolo de + do lado direito. O centro da tela está dividido em três linhas com os seguintes ícones: ônibus, cama e máquina fotográfica, e, ao lado dos ícones, há o texto loremipsum. Abaixo dos ícones, há outro box preenchido na cor verde claro, com uma lupa de aumento do lado direito.

Vamos Praticar

1. Relacione quais técnicas podem ser aplicadas para determinar os requisitos que deverão ser contemplados, antes de iniciar o desenvolvimento de um produto ou serviço:
a. Lista de perguntas sobre os requisitos do projeto e sua implementação no mercado.



b. Modelo preliminar ou inicial do produto que apresenta algumas funcionalidades que ele terá.



c. Técnica utilizada para levantar sugestões e ideias, a fim de solucionar problemas no desenvolvimento de produtos e serviços.



d. Coleta de dados ou informações iniciais, realizada com o cliente e que será a base para o desenvolvimento inicial do projeto.



e. A técnica para coleta de dados de usuários de um produto, serviço ou sistema para identificação de problemas, a partir de observações apresentadas pelos usuários.
Atenção!
Selecione todas as alternativas do exercício.

Parabéns! Resposta correta.

Você fez a correspondência correta das técnicas que são aplicadas para facilitar e determinar quais serão as condições que o produto final deverá contemplar.

Ops! Tente novamente.

Retorne ao conteúdo e estude com atenção as 7 técnicas de levantamento de requisitos que podem ser aplicadas para determinar as características de um produto ou serviço.

Resposta incorreta.

As respostas corretas são:
a. Questionário
b. Prototipagem
c. Brainstorm
d. Briefing
e. Entrevista
Examine a correspondência correta das técnicas que são aplicadas para facilitar e determinar quais serão as condições que o produto final deverá contemplar.

2. A empresa Ragnar está criando um novo serviço online de venda de camisetas personalizadas com personagens de séries e deseja realizar a divulgação em seu canal online.
Identifique qual das técnicas a seguir é mais indicada para entendimento inicial da demanda.
Parabéns! Resposta correta.

Strings são os tipos mais comuns de dados que se processam no dia a dia, seja nome de pessoas ou de lugares, sejam descrições de produtos ou códigos de produtos; enfim, trata-se de um processo que lidamos no dia a dia.

Ops! Tente novamente.

Lembre-se de que as strings de texto são muito populares. Tente outra vez!

Resposta incorreta.

A resposta correta é a A. Strings são os tipos mais comuns de dados que se processam no dia a dia, seja nome de pessoas ou de lugares, sejam descrições de produtos, códigos de produtos; enfim, trata-se de um processo que lidamos no dia a dia. Revise o tópico Biblioteca RE.

3. Conforme já estudamos, brainstorming é uma técnica utilizada para explorar a capacidade criativa das pessoas, estimulando-as, com o objetivo de gerar ideias para a solução de um problema. Considere as etapas abaixo:
I. Apresentar o problema ao grupo antes do brainstorming.
II. Anotar as soluções em um local visível.
III. Selecionar as ideias.
IV. Escolher a ideia principal para ser desenvolvida pela equipe.
Identifique a alternativa correta:
Parabéns! Resposta correta.

O índex é um atributo chave-valor que a Pandas herda dos dicionários.

Ops! Tente novamente.

Procure se recordar das características dos atributos relacionados à biblioteca Pandas e tente outra vez.

Resposta incorreta.

Resposta incorreta. A resposta correta é a b. É um atributo chave-valor que a Pandas herda dos dicionários. Revise o tópico Introdução à biblioteca Pandas.


Neste desafio...

Codificação Back-End | Desafio 1

Ilustração de uma personagem sem gênero nem raça definidos de pele azul subindo uma escada. A escada possui grafismos de com engrenagens e fios conectores, e elementos remetendo a elementos de rede de Internet, nas cores branco as, azuis azul e amarelo. A personagem tem pele azul, cabelos pretos, veste camiseta branca, calça azul escuro e sapatos magenta. No topo da escada há um letreiro com a palavra está escrito “sucesso”.

Neste desafio, você conheceu técnicas de levantamento de requisitos para compreender a demanda do cliente, explorar e coletar as informações necessárias para o desenvolvimento de sistemas online.

No próximo desafio...

Você conhecerá metodologias ágeis que auxiliam no desenvolvimento de projetos de sistemas online.