Cor

O QUE É COR ?

A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem, através de informação pré-processada ao nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

Cores destaque segundo a empresa Pantone

Pantone fez uma seleção das dez melhores cores, que incluem amarelo brilhante e rosa brincalhão, juntamente com tons pastéis refrescantes, verde-limão intenso e marrom neutro.

Esta é uma paleta de cores que captura a predisposição e ao mesmo tempo inspira criatividade e expressão livre cheia de vida.


Qual a diferença entre as cores em RGB e CMYK?

RGB

A abreviatura RGB (Red, Green, Blue) representa o método de cores utilizadas em monitores e eletrônicos emissores, fazendo referência aos tons vermelho, verde e azul para compor imagens coloridas nas telas.

Essa escala tem como base a Teoria Tricromática em que a luz é o elemento chave para a formação de cores através do sistema aditivo – capaz de gerar mais de 16 milhões de tonalidades diferentes ao serem divididas nos 255 níveis.

CMYK

Já o padrão CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) emprega as cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto e é utilizado para produção de materiais impressos. Sua proposta é reproduzir, da maneira mais fiel possível, a maioria das cores do espectro visível e é por isso que é o esquema oficial do universo gráfico.

Ilustração

Ilustração é uma imagem utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. A ilustração também serve para comunicarmos uma mensagem ou sentimento sem usar palavras.

É importante sempre alinhar se o PIV possui ou não o sistema de blackmode/Whitemode, para que nossas ilustrações sejam ajustadas para melhor visualização.


Ilustração Caricatura

É um desenho que tem como base a representação de uma pessoa, mais distorcida e exagerada deixando o desenho mais comico.


Ilustração Cartoon

É uma ilustração mais humorística, muito usada em jornais, revistas e desenhos animados, que procura passar de maneira engraçada situações do cotidiano. Tem como principal característica o desenho finalizado por contornos pretos.


Ilustração flat

O FLAT DESIGN, como é conhecido, tem característica principal o minimalismo e, assim, chamar a atenção de forma mais limpa e simplificada. É muito usado no universo de arquitetura de informação, UX e UI.

Se caracteriza por formas simples e geométricas, podendo usar proporções reais ou estilizadas, sendo trabalhado com paleta de cores reduzidas com mínimos efeitos de perspectiva.


Ilustração técnica

São muito usadas para representar ou descrever estruturas mecânicas, sistemas e objetos de diversos tipos, muitas vezes demonstrando funcionalidades e detalhes dos mesmos.


Bitmap x Vetor

Bitmap

Armazena o conteúdo (cor) de cada pixel que forma a imagem. É basicamente usado em fotografias, sendo que, quanto maior o arquivo, aumenta a quantidade de pixel na imagem, tornando, com isso, maior a resolução. Como consequência, consome muita memória. Se diminuirmos a imagem, reduz a quantidade de pixel, consequentemente, o arquivo fica com baixa resolução e menor qualidade.

Vetor

Eles são tipo ilustrações que armazenam fórmulas matemáticas que basicamente calculam altura, largura, cor de preenchimento e cor de contorno para construir a imagem toda vez que vai sendo apresentada na tela. Por se tratar de um cálculo, ela não perde resolução ao aumentar ou diminuir a imagem.

Proporção

A proporção é utilizada para poder identificar uma simulação da idade dos personagem, pois usamos a medida da cabeça como referência de altura e largura, assim, sabemos se é pequeno, grande, gordo, magro ou etc.

De acordo com o estilo do traço isso não muda pois, pode ser feito em tamanhos diferentes para representar as faixas de idades seguindo o mesmo conceito para criar a família de personagem no universo representado.

Motion e animação

MOTION DESIGN

É basicamente um tipo de animação mais focado em elementos abstratos ou geométricos usando cores e tipografia usadas para apresentar uma informação ou uma identidade visual. Temos também animação de personagens de com base em cut-out.

Podemos ver esses trabalhos em vídeos explicativos, créditos em filmes, venda de produtos e etc.

ANIMAÇÃO

Nesse caso temos animações mais auto-suficientes sem nenhum link com outro trabalho e tem mais o objetivo mais de entretenimento com histórias fechadas produzida para programas de TVs, curta e longa metragens. Geralmente são desenhados quadro a quadro (frame-a-frame) e assim podemos ter maior controle na animação, além de riqueza de detalhe.

Ao lado podemos ver, a quantidade de objetos para elaborar uma pequena animação.

O processo de animação e feito relacionado apenas com o que vai ter animações, porém o conjunto de objetos estáticos também está presente nas camadas e nas layers no software de desenvolvimento de animação. Dessa forma é necessário ter muita atenção e aplicação do conteúdo digital.

Colagem

É uma técnica de composição que mistura fotos, ilustrações, formas geométricas, texturas e até vídeos recortados e sobrepostos.

Tem como principais características o visual, que costuma ser caótico pela mistura de estilos, dependendo da diversidade do uso das texturas, cores e ruídos adicionados à composição. Esta técnica transita entre o Motion 2D e o Mixed Media.

Vantagens

Mais liberdade para criação sem a preocupação com detalhes de hiper-realismo, podendo partir para abstração ou surrealismo.

Desvantagens:

Demanda tempo tanto para pesquisar imagens e vídeos que se encaixem na ideia proposta, quanto para recortar, editar e organizar todos os arquivos antes da montagem.

O arquivo fica pesado com texturas, efeitos e vídeos, o que impacta na fluidez da produção.

Mixed Media

É um tipo de motion baseado no princípio da colagem, porém com visual mais rico, porque pode misturar animações 2D com objetos 3D, vídeos live-action (filmagens de pessoas, cenários, etc) e rotoscopia (animação quadro a quadro desenhada por cima de uma filmagem).

Assim como na Colagem, pode vir a ter uma aparência caótica, podendo partir para abstração ou surrealismo. A mistura de várias técnicas, deixa a animação com uma linguagem experimental.

Vantagens

Total liberdade para criação ao permitir a mistura de vários estilos de mídia.

Desvantagens:

Demanda tempo para modelar objetos em 3D, procurar imagens e vídeos que se encaixem na ideia proposta, recortar, editar e organizar todos os arquivos antes da montagem;

O arquivo fica pesado e o processamento lento, devido aos objetos em 3D, vídeos, texturas e efeitos, o que impacta no tempo de produção, além de exigir mais hardware.

Animação de personagem

É movimentar as partes de um personagem, seja humano, animal ou objeto, transmitindo a sensação de que ele tem "vida". Pode ser feito em 2D ou 3D.

Técnicas de animação 2D:

Cut-out

Mais comumente usada com estilo Flat, tem um visual clean devido aos movimentos limitados. É muito usada atualmente, devido à praticidade.

Vantagens

Menor tempo de produção - com a ilustração de apenas uma pose já é possível criar movimentos com o deslocamento das partes que compõem o personagem, pois a intercalação entre posições principais é feita pelo software.

Desvantagens

Necessita de um trabalho de rigging (montar a estrutura/esqueleto do personagem)

Tem uma limitação visual por não permitir perspectiva,

Frame a frame

O personagem tem movimentos mais orgânicos, pois cada quadro é desenhado à mão. Apresenta maior apelo visual com o uso de perspectiva.

Vantagens:

O personagem não fica com um jeito robótico como acontece na técnica Cut-out, não tem a aparência de "recortes de papel" sendo movimentados, fica com movimentos mais fluidos.

Misto: Pode-se também mesclar a técnica cut-out com algumas partes frame a frame, quando for necessário mostrar a tridimensionalidade das formas por meio da perspectiva.

Desvantagens:

O processo de desenvolvimento e baseado totalmente, na ilustração sendo assim e preciso desenhar cada quadro para ter o efeito desejado de forma mais fluida e isso leva mais tempo consequentemente acaba dando mais trabalho.

ANIMAÇÃO DE PERSONAGEM

Consiste em dar movimento a uma pessoa, animal ou objeto que deva ganhar “vida” como personagem. Esse estilo de animação pode ser 2D ou 3D.

Em 2D pode ser animado com a técnica de cut out ("recortes" animados com a intercalação de quadros-chave feita pelo software) ou frame a frame (com cada quadro sendo desenhado pelo ilustrador), ou misto, cut-out com algumas partes em frame a frame

Vantagens

Pode substituir um apresentador humano, caso este tenha dificuldade com a câmera e não precisa de direito de uso de imagem, apenas do direito de uso de voz.

Desvantagens

É um trabalho demorado porque:

  • exige um bom rigging.
  • é trabalhoso sincronizar movimentos corporais e labiais (lip sync) ao áudio. Alterações no áudio após feita a animação pode comprometer a fluidez pela manipulação dos quadros-chave

Liquid Motion:

É um estilo que de maneira exagerada dar um aspecto de fluidez na animação com a utilização de shapes em formas orgânicas. Apesar de parecer simples sua produção é bastante trabalhosa, pois utiliza diversas técnicas e também o processo de frame a frame trazendo total controle sobre o que está sendo feito.

Tipografia cinética, animação de tipografia

É a animação de texto em movimento, usada para expressar ideias em vídeos animados. Geralmente o texto é apresentado sincronizado com as narrações, falas ou músicas cantadas, trazendo mais dinamismo para a animação.